Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A Educação Intercultural na Guatemala do século XXI: uma crítica a partir da História

Resumo

O objetivo central deste artigo é fornecer uma explicação para a orientação da educação intercultural na Guatemala. A relevância disto reside no fato de que constitui um questionamento às práticas e políticas educativas que foram normalizadas sem participação nem intervenção de historiadores. O método utilizado é a análise crítica, sendo a metodologia uma crítica que se orienta para estabelecer um balanço entre as aspirações globalizantes e a substituição da educação tradicional por uma que incorpora o ensino em línguas indígenas. As estratégias contempladas foram próprias de uma análise crítica, compilando evidências e testemunhos de práticas educativas. Finalmente, chegou-se à conclusão de que a compreensão da educação intercultural obedece a uma visão institucional que a relaciona com a solução dos problemas educacionais da população indígena a partir do uso das línguas nativas e do resgate das características culturais dos povos originários.

Palavras-chave

análise crítica, educação intercultural, Guatemala, século XXI

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Néstor Felícito Véliz Catalán

Alumno de la carrera Licenciatura para la Enseñanza de la Historia.  Profesorado en Enseñanza Media en Historia y Ciencias Sociales en 2006, Escuela de Historia, Universidad de San Carlos de Guatemala. Investigador independiente en Historia de la Educación e Historia Política de Guatemala. 


Referências

FUENTES

Entrevista a Linares, Antonio Guatemala, 7 de febrero de 2017.

Entrevista Sicajau Boch, Efraín, Guatemala, 6 y 24 de septiembre de 2019.

REFERENCIAS

Aldana Mendoza, Carlos. El aprendizaje de la Historia. Guatemala: Imprenta Mercurio, 2016.

Aldana Mendoza, Carlos. Pedagogía General Crítica. Guatemala: Serviprensa Centroamericana, 2001.

Aldana Mendoza, Carlos. Pedagogía de la ciudadanía. Teoría, método y organización para la formación ciudadana. Guatemala: Piedra Santa, 2011.

Cifuentes Navarro, Héctor Elihú. Educación bilingüe en Guatemala. Una ruta hacia la reivindicación de los niños de las comunidades indígenas monolingües. Guatemala: Ministerio de Educación, Programa Nacional de Educación Bilingüe, 1988.

Cooperación Austríaca para el Desarrollo (CARE). Manual de comunidades de Petén. Guatemala: Proyecto Tierra, 1999.

Granda Paz, Osvaldo. “Introducción de la enseñanza mutua en las escuelas de Cuba, Guatemala y México”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana 19, n.° 29 (2017).
https://doi.org/10.19053/01227238.7577

González Orellana, Carlos. Ensayos. Guatemala: PRONICE, 2010.

Le Bot, Yvon, La guerra en tierras mayas. Comunidad, violencia y modernidad en Guatemala 1970-1992. Guatemala: Fondo de Cultura Económica, 1995.

“Ley de Educación Nacional”, Decreto 12-91 (Guatemala, Ministerio de Educación, 2005).

“Ley General de Descentralización”, Congreso de la República de Guatemala (Guatemala: Librería Jurídica, 2006).

Modelo Educativo Bilingüe Intercultural (Guatemala: Ministerio de Educación, 2009) https://www.mineduc.gob.gt/DIGEBI/documents/modeloEBI.pdf

Organización de las Naciones Unidas, Anales 1996, http://www.lacult.unesco.org/docc/oralidad_08_70-79-anales.pdf (25 de septiembre, 2019)

Polo Sifontes, Francis. Historia de Guatemala. León, España: Editorial Everest, 1987.

Rave-Agudelo, Juan Gabriel. “Educación intercultural a propósito del siglo XXI: perfil y formación de maestros”. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología y Educación, Buenos Aires, 2014. https://www.oei.es/historico/congreso2014/memoriactei/1709.pdf (18 de septiembre, 2019).

Sam Colop, Lidia y Martha Celia Sandoval. “La educación bilingüe intercultural en Guatemala. Análisis de las propuestas curriculares y las prácticas en escuelas públicas”. Tesis de maestría en Educación, Universidad de Antioquia, 2012, 33.69.

Tischler Visquerra, Sergio. Guatemala 1944: Crisis y Revolución. Ocaso y quiebre de una forma estatal. Guatemala: Editorial Universitaria, 1997.

Torres Valenzuela, Artemis. El pensamiento positivista en la historia de Guatemala (1871-1900). Guatemala: Editorial Caudal, 2001.

Universidad Rafael Landívar, Instituto de Investigaciones Económicas y Sociales. Acuerdos entre el gobierno de Guatemala y la Unidad Revolucionaria Nacional Guatemalteca, Guatemala, Magna Terra, 1997.

Us González, Joel Nehemías. “Manual de Educación Bilingüe Intercultural para el Fortalecimiento del Proyecto Nuevo Amanecer de la Educación para la Niñez”. Tesis de licenciatura en Pedagogía, Universidad San Carlos de Guatemala, 2018. 46.57.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.