Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Origem e perspectivas das políticas de Educação Intercultural Bilíngue no Peru: utopia para um IBE de qualidade

Resumo

Objetivo: da pesquisa é contribuir para o estudo da origem e perspectivas das políticas de Educação Intercultural Bilíngue no Peru, que busca servir aos povos indígenas como medida pedagógica compensatória para a implantação em escolas de Castilianização, o que causou dificuldades no aprendizagem de filhos de povos indígenas. No Peru, país multiétnico, multicultural e multilíngue onde convivem diversos povos andinos, amazônicos e costeiros, o Ministério da Educação do Peru reconhece a existência de 43 línguas nativas na Amazônia e 4 nos Andes.

Originalidade/aporte: consiste em abordar e analisar o desenvolvimento e implementação de políticas de IBE no sistema educacional peruano.

Método; aplicada é histórica e apoiada na técnica de biblioteca e análise e interpretação de documentos históricos de fontes primárias e secundárias.

Estratégia/coleta de dados: baseou-se na análise de textos, artigos, arquivos e revistas.

Conclusões: as políticas de educação bilíngue dos séculos 20 e 21 foram mediadas pela globalização e por organizações transnacionais como o Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento - Washington, os povos indígenas não estão livres de sua influência. Devido à diversidade etnolinguística e multicultural da educação peruana no século XXI, as línguas são prioritárias como meio válido de aprendizagem por possuírem conhecimentos e saberes. Educação bilíngue de qualidade para povos indígenas continua sendo uma utopia.

Palavras-chave

aprendizagem, cultura, diversidade, educação intercultural, língua nativa

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

David Ruelas Vargas

Doctor en Educación, magíster en Didáctica de las Ciencias Sociales, docente de la Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional del Altiplano - Puno. divadrv@hotmail.com - ruelasvargasdavid@gmail.com 


Referências

Asamblea Constituyente, Perú 1979. Constitución Política del Perú 1979. Lima: ACP, 1979.

Barrantes, Roxana y Javier Iguiñiz. La investigación económica y social en el Perú. Balance 1999-2003 y prioridades para el futuro. Lima: Consorcio de Investigación Económica y Social, 2004.

Canaza-Choque, Franklin y Jesús Huanca-Arohuanca. "Perú 2018: hacia una Educación Intercultural Bilingüe sentipensante". Sciéndo. Ciencia para el desarrollo, 21, n.o 4 (2018): 515-522.
https://doi.org/10.17268/sciendo.2018.058


Castillo Guzmán, Elizabeth y Sandra Patricia Guido Guevara. "La interculturalidad: ¿principio o fin de la utopía?". Revista Colombiana de Educación, nº 69 (2015): 17-44.
https://doi.org/10.17227/01203916.69rce17.44


Ccahuana Córdova, Jorge Alberto. "Según la capacidad intelectual de cada uno: élites, Estado y educación indígena a inicios del siglo XX". Tesis de licenciatura en Historia, Pontificia Universidad Católica del Perú, 2013.

Chirinos, Andrés. Atlas lingüístico del Perú. Cusco: Ministerio de Educación - Centro Bartolomé de las Casas, 2001.

Díaz, Hugo y León Trahtemberg. "Plan de acción inmediata en Educación Escolar". En Perú, ¿en qué país queremos vivir?: la apuesta por la educación y la cultura, vol. III. Lima: CADE, IPAE, 2001.

Dulzaides, María Elinor y Ana María Molina. "Análisis documental y de información: dos componentes de un mismo proceso". Acimed 12, n.o 2 (2004): 8-12.

Enrique López, Luis y Wolfgang Küper. "La educación intercultural bilingüe en América Latina: balance y perspectivas". Revista Ibero Americana de Educación 20 (1999): 17-85.
https://doi.org/10.35362/rie2001041


Espinosa, Oscar. "Los planes de vida y la política indígena en la Amazonía peruana". Anthropologica 32, n.° 32 (2014): 87-114.

Fajardo Salinas, Delia María. "Educación intercultural bilingüe en Latinoamérica: un breve estado de la cuestión". LiminaR. Estudios sociales y humanísticos IX, n.o 2 (2011): 15-29.
https://doi.org/10.29043/liminar.v9i2.45


Fandiño Parra, Yamith José, Jenny Raquel Bermúdez Jiménez y Víctor Elías Lugo Vásquez. "Retos del Programa Nacional de Bilingüismo. Colombia Bilingüe". Revista Educación y Educadores 15, n.o 3 (2012): 363-381.
https://doi.org/10.5294/edu.2012.15.3.2


Ferrão Candau, Vera María. "Educación intercultural en América Latina: distintas concepciones y tensiones actuales". Estudios Pedagógicos 36, n.º 2 (2010): 333-342.
https://doi.org/10.4067/S0718-07052010000200019


García Segura, Sonia. "Identidad, lengua y educación: la realidad de la amazonía peruana". Revista de estudios y experiencias en educación 18, n.º 36 (2019): 193-207.
https://doi.org/10.21703/rexe.20191836garcia1


Godenzzi, Juan Carlos. "La educación bilingüe intercultural". Lexis XXV, n.os 1 y 2 (2001): 299-318.

Grimaldo Muchotrigo, Miriam. "Identidad y política cultural en el Perú". Liberabit, n.º 12 (2006): 41-48.

Huamán Cosi, Melchor. "Educación Bilingüe Intercultural (EBI) en el Perú, siglo XXI". Perú: Lanic, 2007. http://lanic.utexas.edu/project/etext/llilas/ilassa/2008/cosi.pdf. (30/3/2020).

Instituto Nacional de Estadística e Informática. Censos Nacionales 2017: XII de Población, VII de Vivienda y III de Comunidades Indígenas. Lima: INEI, 2018.

Instituto Nacional de Desarrollo de Pueblos Andinos, Amazónicos y Afroperuanos (INDEPA). "Mapa Etnolingüístico del Perú". Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública vol. 27, n.º 2 (2010): 288-291.
https://doi.org/10.1590/S1726-46342010000200019


Instituto Nacional de Estadística e Informática. "Evolución de la pobreza monetaria 2009-2014. Informe Técnico". Lima, 2015.

Knobel, Michele y Colin Lankshear. Maneras de saber: tres enfoques para la investigación educativa. Morelia, México: Universidad Pedagógica Nacional, 2003.

López, Luis Enrique. "La cuestión de la interculturalidad y la educación latinoamericana". Documento de apoyo. Séptima reunión del Comité Regional Intergubernamental del Proyecto Principal de Educación en América Latina y el Caribe Cochabamba, 5 al 7 de marzo de 2001.

Martínez Alpaca, Ynty Koyllor. "El enfoque del Estado en las políticas educativas interculturales bilingües: Los planes educativos en el Perú, 2005-2008". Tesis de maestría en Política Social, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2012.

Ministerio de Educación. Política Nacional de Educación Bilingüe. Lima: MINEDU, 1972.

Ministerio de Educación. Documento nacional de Lenguas originarias del Perú. Lima: MINEDU, 2013.

Ministerio de Educación. Hacia una Educación Intercultural Bilingüe de Calidad. Lima: MINEDU, 2013.

Ministerio de Educación. Lenguas originarias del Perú. Lima: MINEDU, 2013.

Ministerio de Educación. Política sectorial de Educación Intercultural y Educación Intercultural Bilingüe. Lima: MINEDU, 2018.

Mondaca Rojas, Carlos y Yeliza Gajardo Carvajal. "La Educación Intercultural Bilingüe en la región de Arica y Parinacota, 1980-2010, 1980-2010". Diálogo Andino n.º 42 (2013): 69-87.
https://doi.org/10.4067/S0719-26812013000200007


Paredes, David E., Diego Vera, Karlos La Serna y Wilfredo Barrionuevo. "Diagnóstico de la Educación Intercultural Bilingüe (EIB) en el Perú". Informe de la Universidad de San Martín de Porres, 17 de marzo de 2017. https://usmp.edu.pe/idp/wp-content/uploads/2016/05/diagnstico_de_eib_en_el_per.pdf. (30/3/2020)

Pulido, Yeny Alexandra. "La etnoeducación bilingüe: logro político y desafío para las etnias". Lenguaje 40, n.o 1 (2012): 231-254.
https://doi.org/10.25100/lenguaje.v40i1.4950


Ruelas Vargas, David. "Los movimientos indígenas y la educación del siglo XX en el sur andino puneño peruano". Revista Historia de la Educación Latinoamericana 21, n.o 33 (2019): 61-85. https://doi.org/10.19053/01227238.9354.
https://doi.org/10.19053/01227238.9354


Santiváñez Limas, Vicente. "La educación bilingüe intercultural y la identidad nacional". Revista Cultura, n.º 23 (2009): 101-114.

Schmelkes, Sylvia. "Educación para un México intercultural". Sinéctica, n.o 40 (2013): 1-12.

Singer Sochet, Martha. "¿Exclusión o inclusión indígena?". Estudios Políticos, n.o 31, (2011): 87-106.
https://doi.org/10.1016/S0185-1616(14)70572-4


Tamayo y Tamayo, Mario. Módulo 2. La investigación. Serie Aprender a investigar. Santa Fe de Bogotá: ICFES, 1998.

Trapnell, Lucy y Eloy Neira. "Situación de la Educación Intercultural Bilingüe en el Perú". Lima: Banco Mundial y PROEIB-Andes, 2004. https://centroderecursos.cultura.pe/sites/default/files/rb/pdf/Situacion%20de%20la%20EBI%20en%20el%20Peru.pdf.

Valiente-Catter, Teresa. "La educación intercultural bilingüe en la encrucijada global. Currículo intercultural y aprendizaje multicultural". Alteridad. Revista de Educación 3, n.o 2 (2008): 24-43.
https://doi.org/10.17163/alt.v3n2.2008.02


Vásquez Huamán, Enrique, Annie Chumpitaz y César Jara. Niñez indígena y Educación Intercultural Bilingüe en el Perú: Estadísticas recientes, preguntas (i) resueltas y tareas pendientes. Lima: Care Perú, 2009.

Walsh, Catherine. "Interculturalidad crítica y educación intercultural". En Construyendo Interculturalidad Crítica, editado por J. Viaña, L. Tapia y C. Walsh. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2010.

Williamson, Guillermo y Susana Navarrete. "Cooperación internacional y Educación Intercultural Bilingüe en Chile". Revista Mexicana de Investigación Educativa 19, n.o 60 (2014): 19-43.

Zavala, Virginia y Gavina Córdova. "Volver al desafío: Hacia una definición crítica de la educación bilingüe intercultural en el Perú". Lima: Proeduca, GTZ, 2003.

Zúñiga Castillo, Madeleine. La Educación Intercultural Bilingüe: el caso peruano. Buenos Aires: Foro Latinoamericano de Políticas Públicas - FLAPE, 2008.

Zúñiga Castillo, Madeleine y Juan Ansión Mallet. Interculturalidad y educación en el Perú. Lima: Foro Educativo, 1997. https://red.pucp.edu.pe/ridei/wp-content/uploads/biblioteca/inter59.PDF

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.