Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Nomeações de tutores rurais no Paraguai do pós-guerra (1880-1886)

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as nomeações de preceptores rurais no Paraguai na segunda década do período que se seguiu ao fim da Guerra contra a Tríplice Aliança, entre 1880 e 1886, com foco em uma determinada cidade do interior.

Originalidade/contribuição: O assunto é relevante para aprofundar a restauração do ensino público, entre 1880 e 1886, bem como a reorganização política no Paraguai.

Método: A abordagem qualitativa, descritiva e indutiva é adotada para estudar as nomeações de preceptores em uma cidade rural do Paraguai, Villa Florida, e formular conclusões gerais sobre reorganização política e educação pública.

Estratégias/coleta de datos: São revisadas as fontes manuscritas, como os decretos de nomeação nos Registros Públicos Oficiais e na Seção de Educação-Ministério da Justiça do Arquivo Nacional de Assunção. A partir das quais, se quantifica a criação de escolas fora de Assunção (capital), se estes são de 1a., 2a. ou 3a. lições. Então, configura-se uma relação de nomeações em coincidência com as de chefes políticos ou juízes de paz, entre 1880 e 1886.

Conclusão: A lista de nomeações de tutores e chefes políticos demonstra a formação de uma nova burocracia institucional –através de acomodações pessoais e familiares– que sustenta a preeminência da reorganização política sobre a reorganização educacional, o que aconteceu no pós-guerra.

Palavras-chave

Educação pública, professo, escola, classe, Paraguay

PDF (Español)

Biografia do Autor

Jorge García Riart

Doctor en Educación Superior por la Universidad de Palermo, Argentina. Actual presidente del Centro de Investigaciones de Historia Social del Paraguay (CIHSP) y miembro de la Sociedad de Estudios Históricos y del Patrimonio de la Educación Paraguaya  (SEHPEP). Sus temas de investigación histórica son las comunicaciones (postas, caminos, telegramas) y la educación (maestros/as, escuelas, universidades). Correo-e.: jordiriart@yahoo.com.


Referências

  • Archivo Nacional de Asunción (ANA), Asunción, Paraguay. Sección Educación-Ministerio de Justicia, vol. 3, ff. 4, 5, 6.
  • Archivo Nacional de Asunción (ANA), Asunción, Paraguay. Sección Educación-Ministerio de Justicia, vol. 9.2, ff. 1-12; 23-30; 76-79; 112, 113.
  • Archivo Nacional de Asunción (ANA), Asunción, Paraguay. Sección Educación-Ministerio de Justicia, vol. 11, f. 171v.
  • Registro Oficial del Paraguay, Asunción - Paraguay. Encuadernación 1869-1870; 1880; 1881; 1882; 1883-1; 1883-2; 1884-1; 1884-2; 1885-1; 1885-2; 1886-2.
  • Referencias bibliográficas
  • Barreto, Ana. Voces de mujer en la historia paraguaya. Asunción: Asociación Trinidad: Ciudadanía, Cultura y Desarrollo, 2012.
  • Bordón, Arturo. Historia Política del Paraguay. Era Constitucional 1869-1886, tomo I. Asunción: Edición del autor, 1976.
  • Bourgade la Dardye, Emmanuel de. El Paraguay (1889). Asunción: Arte Nuevo/Embajada de Francia, 2009.
  • Bray, Arturo. Hombres y épocas del Paraguay. Asunción: Nizza, 1957.
  • Caballero Aquino, Ricardo. La segunda república paraguaya, 1869-1906. Política-Economía-Sociedad. Asunción: Arte Nuevo Editores, 1985.
  • Cáceres, Josefina. San Juan Bautista, su historia, su gente, sus instituciones. Asunción: Servilibro, 2014.
  • Chamorro, Fabián y Humberto Trinidad. Memorias de la ocupación 1869-1876. Colección Episodios de la Guerra Grande, n.o 5. Asunción: El Lector, 2014.
  • Decoud, Héctor Francisco. Sobre los escombros de la guerra. Una década de vida nacional (1869-1880). Asunción: Servilibro, 2015.
  • Escalada, Asunción. “Al Sr. Presidente de la Junta municipal de esta Capital”, La Regeneración, Asunción, 3 de noviembre, 1869.
  • Florentín, Flavio. Historia de la Educación en el Paraguay de Posguerra 1870 a 1920. Asunción: El Lector, 2017.
  • Frutos, Julio César. Progresismo republicano y las ideas liberales. Asunción: Medusa, 2008.
  • García Riart, Jorge. Qué y quién pasó por el Paso Grande de Santa María (Paso de Tyvycuary). Biblioteca de Estudios Paraguayos, vol. 123. Asunción: CEADUC, 2021.
  • González, Erasmo. Bernardino Caballero. Colección Protagonistas de la Historia, n.o 5. Asunción: ABC color/El Lector, 2011.
  • L. T. P. “Datos para la Historia. Revolución del 18 de octubre de 1891”. Revista del Paraguay, año 1, n.o 1 (1891).
  • Makaran, Gaya. Paraguay: El nacionalismo y sus mitos. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2014. https://doi.org/10.22201/cialc.9786070261916p.2014 DOI: https://doi.org/10.22201/cialc.9786070261916p.2014
  • Monte de López Moreira, Mary. Adela y Celsa Speratti. Colección Protagonistas de la Historia, n.o 7. Asunción: ABC color/El Lector, 2011.
  • O’Leary, Juan E. El centauro de Ybycui: Vida heroica del general Bernardino Caballero en la guerra del Paraguay. París: Le Livre Libre, 1929.
  • Oficina General de Estadística. Anuario estadístico de la República del Paraguay, año 1886, libro primero del anuario. Asunción: Fischer & Quell, 1888.
  • Paglialunga, María Viviana. De la autonomía a la dependencia. La educación en el Paraguay antes y después de la Guerra del 70. Asunción: Servilibro, 2012.
  • Ramírez, Eduardo. Villa Florida, portal de las históricas tierras misioneras. Asunción: edición del autor, 2007.
  • Rivarola, Juan Bautista. Historia de la Instrucción Pública en el Paraguay. Asunción: Fondec, 2011.
  • Ruelas Vargas, David. Origen y perspectivas de las políticas de la Educación Intercultural Bilingüe en el Perú: utopía hacia una EIB de calidad. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 23(36) (2021). https://doi.org/10.19053/01227238.10831. DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.10831
  • Speratti, Juan. Historia de la Educación en el Paraguay 1812-1932. Biblioteca de Estudios Paraguayos, vol. 52. Asunción: CEADUC, 1996.
  • Stover, Richard D. Seis Rayos de Plata. La vida y obra de Agustín Barrios Mangoré. Paraguay: Centro de proyectos Barrios Mangoré, 2010.
  • Valenzuela, Diego y Mercedes Sanguineti. Sarmiento periodista. El caudillo de la pluma. Buenos Aires: Sudamericana, 2012.
  • Velázquez, David. Relaciones entre autoritarismo y educación en el Paraguay: 1869-2012. Un análisis histórico. Primer volumen 1869-1930. Asunción: Serpaj, 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.