Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Os processos de formação do professor de inglês no contexto globa

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre o processo de formação que o futuro professor de inglês deverá receber, à luz do fenômeno da globalização, com as demandas e desafios impostos por essa nova condição. Expõe um esboço sobre as implicações pedagógicas desse fenômeno e os referentes teóricos que sustentam a relação entre a globalização, a caracterização desse novo professor e as demandas que essa condição impõe ao seu processo de formação. O processo metodológico baseia-se na reflexão teórica dessas considerações. Como resultado, propõe algumas diretrizes a serem levadas em conta no processo de formação de um professor de inglês no contexto global.

Palavras-chave

processo, formação, professor, globalização

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Lucía Bustamante Vélez

Comunicadora Social-Periodista; Especialista en Didáctica Universitaria; Magíster en Educación, Universidad de Antioquia; Doctora en Lenguaje y Cultura, Uptc; integrante del grupo de investigación Corporación “Si Mañana Despierto” para la Creación e Investigación de la Literatura y las Artes; docente de la Escuela de Idiomas de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

Magnolia Ramírez Valencia

Magister en Comunicación, Educación y  Literatura. Licenciada en Ciencias de la Educación especialidad en Lingüística y Literatura con especialización en Pedagogía de la Lengua Escrita,. Universidad Distrital.

 


Referências

  • Biggs, J. (2006). Calidad de Aprendizaje Universitario. Madrid: Narcea.
  • Brunner, José (2001). Perspectivas desde el siglo XXI, Perspectivas (Universidad de Chile), vol. 4, No. 2, pp. 203–211.
  • Castro, P.; Méndez, M.; Sercu, L., (2003). La cultura en el aula de lenguas extranjeras: análisis de las percepciones de los profesores de secundaria respecto a los objetivos y las actividades de aprendizaje cultural. Disponible en http://sedll.org/es/admin/uploads/congresos/15/act/131/Castro_Prieto.pdf: Acceso el: 16 nov. 2012. [ Links ]
  • Cabero, Julio (2004). Nuevas tecnologías en la práctica educativa. Granada: Arial.
  • Fernández Pérez, l. A. (2003). El docente universitario. Retos y perspectivas en los inicios del siglo XXI. Congreso Internacional de Investigación Educativa IlMEC-INIE 25 años en Pro de la Educación. Disponible en: http://www.inie.ucr.ac.cr/congreso/memoria/archivos/ponencias/jorgefernandez2.pdf
  • Hallak, J. (2008) Globalización, Derechos Humanos y Educación. Instituto Internancional de Planeamiento de la Educación/ UNESCO, Paris. Estoolmo, Suecia.
  • Kumaravadivelu, B. (2006). Understanding Language Teaching – From Method to Postmethod. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410615725
  • Kumaravadivelu, B. (2003). Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University press.
  • León, G. (2004). La educación en el contexto de la globalización. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 6
  • Peña, J. (2003). Desarrollo profesional del docente universitario. Monografías Virtuales. Ciudadanía, Democracia y Valores en Sociedades Plurales, 3, octubre noviembre. Recuperado de http://www.oei.es/valores2/monografias/monografia03/reflexion03.htm.
  • Sánchez, J. (s. f.). El desarrollo profesional del docente universitario. Recuperado de http://www.udual.org/CIDU/Revista/22/DesarrolloProfesional.htm.
  • Vélez, L. (2011). La educación inclusiva en los programas de formación inicial de docentes. Proyecto de investigación doctoral. Doctorado Interinstitucional en Educación. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Zabalza, M. A. (2004). A Didáctica Universitaria. Un espazo disciplinar para o estudo e mellora da nosa docencia. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.