Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Chaves para analisar dados no Twitter. Coleta e processamento de corpus

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta metodológica para a análise de dados do Twitter com uma abordagem mista. Especificamente, o procedimento de coleta e tratamento da informação caracteriza-se pela utilização de recursos qualitativos e quantitativos, bem como pela construção de um corpus gerenciável para posterior análise qualitativa. O procedimento de abordagem dos discursos digitais do Twitter consiste em: 1) registro da etnografia virtual; 2) coleta de dados por meio da API do Twitter utilizando Python; 3) visualização e filtragem de dados com Open Refine; 4) construção do corpus 5) categorização e rotulagem dos enunciados verboicônicos com o Atlas.ti. O trabalho reconstrói o percurso metodológico realizado em uma pesquisa de doutorado em andamento com abordagem qualitativa, de onde são extraídos os exemplos, a fim de oferecer um percurso acessível que possa ser replicado em pesquisas com esse tipo de dado.

Palavras-chave

metodologia, discurso digital, Twitter, construção de corpus, análise de discurso, netnografia

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  • Alcántara-Plá, M. (2020). Metodología híbrida para el análisis del discurso digital. El ejemplo de «democracia» en Twitter. Cuadernos Aispi, 16, 25-44. https://doi.org/10.14672/2.2020.1696
  • Álvarez-Bornstein, B., & Montesi, M. (2016). La comunicación entre investigadores en Twitter. Una etnografía virtual en el ámbito de las ciencias de la documentación. Revista Española de Documentación Científica, 39(4), 1-15. https://doi.org/10.3989/redc.2016.4.1352
  • Arrieta, L. E. & Avendaño, G. (2018). El discurso del tuit: un análisis lingüístico, sociodiscursivo y sociopragmático. Cuadernos de Lingüística Hispánica, 32, 107-130. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/linguistica_hispanica/article/view/8123/6591
  • Authier-Revuz, J. (1984). Hétérogénéité(s) énonciative(s). Langages, 19(73), 98-111.
  • Badillo-Mendoza, M. & Marta-Lazo, C. (2019). Ciberciudadanía a través de Twitter: caso Gran Marcha Carnaval y consultas populares contra la minería en La Colosa. Cuadernos.info, 45, 145-162. https://doi.org/10.7764/cdi.45.1454
  • Beas, D. (2010). La reinvención de la política: Obama, internet y la nueva esfera pública. Península.
  • Birdsell, D. S., & Groarke, L. (2007). Outlines of a Theory of Visual Argument. Argumentation and Advocacy, 43(3-4), 103-113. https://doi.org/10.1080/00028533.2007.11821666
  • Bonilla-Neira, L. (2020). Tópicos y violencia verbal en la convocatoria a la marcha #NoMásDesgobierno en Colombia. Revista de Estudos da Linguagem, 28(4), 1747-1777. https://doi.org/10.17851/2237-2083.28.4.1747-1777
  • Bonilla-Neira, L. (2021). Construcción de la imagen colectiva de grupos a favor del Acuerdo de Paz de Colombia en Twitter. Revista de Estudos da Linguagem, 29(4), 2225-2257. https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.4.2225-2257
  • Bonilla-Neira, L. (2022). Polémica en Twitter por la “resistencia” al Acuerdo de Paz en Colombia. En C. Pineira-Tresmontant (ed.), Dire et ne pas dire la violence (pp. 113-130). L’Harmattan.
  • Calvo, E. (2015). Anatomía política de Twitter en Argentina. Capital Intelectual.
  • Castells, E. (2008, ene.-mar.). Los medios y la política. Revista TELOS, Revista de Pensamiento, Sociedad y Tecnología, 1-15. https://telos.fundaciontelefonica.com/archivo/numero074/los-medios-y-la-politica/?output=pdf
  • Castells, M. (2009). La comunicación en la era digital. En Comunicación y poder (pp. 87-189). Siglo XXI.
  • DataReportal. (2022). Twitter Stats and Trends. Essencial Twitter Stats for 2022. https://datareportal.com/essential-twitter-stats
  • Del Fresno, M. (2011). Netnografía. Investigación, análisis e intervención social online. Editorial UOC.
  • De Matteis, L. (2014). Ejes para un debate sobre el uso ético de datos interaccionales escritos y orales obtenidos en línea. En Las humanidades digitales desde Argentina. Tecnologías, culturas, saberes (pp. 235-247). Repositorio digital UNS. https://repositoriodigital.uns.edu.ar/bitstream/handle/123456789/2851/De-Matteis%2CL.Ejesparaundebate....pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • Freire, N. (2019). Por qué es Twitter el territorio político digital. Polis, 15(2), 39-74.
  • Gallardo-Paúls, B., Enguix-Oliver, S. & Oleaque-Moreno, J. (2018). Estilos de gestión de los perfiles políticos en Twitter: imagen y texto en las cuentas de los partidospolíticos en la campaña del 26J. Revista de Investigación Lingüística, 21, 15- 51. https://doi.org/https://doi.org/10.6018/ril.21.367371
  • Grossmann, F. (2019, 4 de feb.). Discours rapporté versus Discours partagé : convergences, différences, problèmes de frontières. En Conférence invitée dans le cadre du colloque Ci-dit, Université libre de Bruxelles. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02005379
  • Hernández-Sampieri, R. & Mendoza-Torres, C. P. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGrawHill Education.
  • Hine, C. (2004). Etnografía virtual. En Etnografía virtual. Editorial UOC. https://doi.org/10.1111/j.1468-5930.1987.tb00214.x
  • Honeycutt, C., & Herring, S. C. (2009). Beyond Microblogging : Conversation and Collaboration via Twitter. In Proceedings of the Forty-Second Hawai’i International Conference on System Sciences (HICSS-42) (pp. 1-11). https://doi.org/10.1109/HICSS.2009.89
  • Hürlimann, M., Davis, B., Cortis, K., Freitas, A., & Handschuh, S. (2016). A Twitter Sentiment Gold Standard for the Brexit Referendum. In Proceedings of the 12thInternational Conference on Semantic Systems (pp. 193-196). ACM.
  • Kozinets, R. V. (2015). Netnography: Doing Ethnographic Research Online (2nd ed.). Sage Publications.
  • Kreis, R. (2017). The “Tweet Politics” of President Trump. Journal of Language and Politics, 16(4), 607-618. https://doi.org/10.1075/jlp.17032.kre
  • Longhi, J. (2013). Essai de caractérisation du tweet politique. L’information Grammaticale, 136, 25-32.
  • Mancera Rueda, A. & Pano Alamán, A. (2020). La opinión pública en la red. Análisis pragmático de la voz de ciudadanos. Iberoamericana/Vervuert.
  • Marchal, N., Neudert, L. M., Kollanyi, B., & Howard, P. N. (2021). Investigating Visual Content Shared over Twitter During the 2019 EU Parliamentary Election Campaign. Media and Communication, 9(1), 158-170. https://doi.org/10.17645/mac.v9i1.3421
  • Mazzuchino, M. G. (2020). El tuit como micropanfleto: el caso de la asunción del nuevo presidente mexicano. Lexis, 44(2), 525-574. Open Refine. (2022). Open Refine. GitHub. https://github.com/OpenRefine/OpenRefine#contact-us
  • Ott, B. L. (2017). The Age of Twitter: Donald J. Trump and the Politics of Debasement. Critical Studies in Media Communication, 34(1), 59-68. https://doi.org/10.1080/15295036.2016.1266686
  • Page, R., Barton, D., Unger, J. W., & Zappavigna, M. (2014). Researching Language and Social Media. A Student Guide. Routledge.
  • Pallarés, S. & García, C. (2017). Análisis comparativo del discurso de Mariano Rajoy en Twitter durante las dos campañas electorales de 2015 : las autonómicas del 24M y las generales del 20D. Revista Dígitos, 3, 119-136.
  • Paveau, M.-A. (2017). L’analyse du discours numérique. Dictionnaire des formes et des pratiques. Hermann.
  • Peirano, M. (2019). El enemigo conoce el sistema. Manipulación de ideas, personas e influencias de la economía de la atención. Penguin Random House.
  • Robinson, L., & Schulz, J. (2014). New Avenues for Sociological Inquiry. August 2009. https://doi.org/10.1177/0038038509105415
  • Roque, G. (2016). Esquisse d’une rhétorique des interactions verbo-iconiques. Open Edition Journals. https://doi.org/10.4000/imagesrevues.3434.
  • Roque, G. (2017). Rhetoric, Argumentation, and Persuasion in a Multimodal Perspective. In A. Tseronis & C. Forceville (Eds.), Multimodal Argumentation and Rhetoric in Media Genres (p. 313). John Benajmins Publishing Company.
  • Rovira, G. (2019). Activismo en red y multitudes conectadas. Comunicación y acción en la era de internet. Icaria- UAM-X.
  • Scolari, C. (2008). Hipermediaciones. Elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Gedisa.
  • Seixas, R., & Nascimento, L. (2021). Impeachment or Death: The Rhetorical Configuration of a Polemic Event in the Digital Public Space. Revista de Estudos da Linguagem, 29(4), 2397-2428. https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.4.2397-2428
  • Slimovich, A. (2016). La digitalización de la política y la vuelta de lo televisivo. El caso de los candidatos argentinos en Facebook. Revista de Comunicación, 15, 111-127. http://udep.edu.pe/comunicacion/rcom/es/articulos/2016/6_Art111-127.html
  • Squires, L. (2016). Twitter. Desing, Discourse, and the Implications of Public Text. In A. Georgakopoulou & T. Spilioti (Eds.), The Routledge Handbook of Language and Digital Communication (pp. 239-255). Routledge.
  • Sveningsson Elm, M. (2009). How Do Various Notions of Provacy Influence Decisions In Qualitative Internet Research? In A. Markham & N. Baym (Eds.), Internet Inquiry: Dialogue Among Researchers (pp. 69-98). Sage.
  • Twitter. (2020). Global Impact Report. https://about.twitter.com/content/dam/abouttwitter/en/company/global-impact-2020.pdf
  • Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Una historia crítica de las redes sociales. Siglo XXI.
  • Vasilachis de Gialdino, I. (2009). La investigación cualitativa. En I. Vasilachis de Gialdino (ed.), Estrategias de investigación cualitativa (pp. 23-64). Gedisa.
  • Ventura, A. (2018). ¿Cómo analizar discursos de 140 caracteres? Propuesta metodológica para el estudio del discurso estratégico con una perspectiva multimodal y crítica. CHIMERA: Revista de Corpus de Lenguas Romances y Estudios Lingüísticos, 5(2), 275-287. https://doi.org/10.15366/chimera2018.5.2.006
  • Ventura, A. (2021). De presupuestos e implicaturas: las propuestas en la campaña presidencial argentina 2015 en Twitter. REDD Revista Estudios del Discurso Digital , 4, 1-48. https://doi.org/10.24197/redd.4.2021.1-48
  • Zappavigna, M. (2011). Ambient Affiliation: A Linguistic Perspective on Twitter. New Media and Society, 13(5). https://doi.org/10.1177/1461444810385097
  • Zappavigna, M. (2012). Discourse of Twitter and Social Media. Continuum. https://doi.org/10.11139/cj.31.3.412-414
  • Zappavigna, M. (2015). Searchable Talk : The Linguistic Functions of Hashtags. Social Semiotics, 25(3), 274-291. https://doi.org/10.1080/10350330.2014.996948

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.