A Vox do populismo no Instagram: Santiago Abascal
![](https://revistas.uptc.edu.co/public/journals/4/cover_issue_864_es_ES.jpg)
Resumo
Este artigo analisa um corpus extraído das postagens de Santiago Abascal,secretário do Vox, publicadas no Instagram durante um ano. Do ponto de vista
metodológico, trabalhamos de forma transversal, utilizando a linguística pragmática, a teoria da argumentação e sua gramática, bem como estudos sobre o discurso político e instrumentos de análise crítica do discurso. Após uma breve introdução aos elementos típicos do discurso populista, mostra como o locutor adota um amplo leque de estratégias persuasivas que forjam um discurso em que sobressaem a autoexaltação do líder carismático e a denúncia da origem do mal, em para além do recurso a falácias e a uma linguagem emotiva (vocabulário avaliativo, metáforas, etc.) que adquire tons altamente indelicados ou a chamada “Retórica Política Degradante”.
Palavras-chave
Instagram, Vox, Abascal, discurso populista, estratégias persuasivas
Referências
- Abascal, S. (s.f.). Instagram. https://www.instagram.com/santi_abascal/ ABC (2022, 13 de julio). El Gobierno plantea la reapertura de As Pontes, la mayor térmica española. ABC. https://www.abc.es/espana/galicia/gobierno-planteareapertura-pontes-mayor-termica-espanola-20220713202446-nt.html
- Alcaide Lara, E. R. (2019). Discursos populistas en la política española actual: el caso de Podemos y Ciudadanos. En F. Sullet-Nylander, M. Bernal, C. Premat & M.Roitman (eds.), Political Discourses at the Extremes: Expressions of Populism in Romance-Speaking Countries (pp. 83-104). Stockholm University Press.
- Anscombre, J.-C. & Ducrot, O. (1994). La argumentación en la lengua. Gredos.
- Burgos, J. M. & Leyra-Curiá, S. (2023). El populismo en España. Claves de identificación y presencia en los partidos políticos. Dykinson. http://hdl.handle.net/10016/36338
- Campus, D. (2010). El lenguaje populista en el poder. Revista de Sociología, 24, 151-164.
- Centro Virtual Cervantes. (s.f.). Foros. CVC. https://cvc.cervantes.es/foros/
- Charaudeau, P. (2009). Reflexiones para el análisis del discurso populista. Discurso & Sociedad, 3(2), 253-279. http://www.dissoc.org/ediciones/v03n02/DS3(2)Charaudeau.html
- Charaudeau, P. (2011). Las emociones como efectos de discurso. Revista Versión, (26), 97-118. http://www.patrickcharaudeau.com/Las-emociones-comoefectos-de.html
- Cortés, L. (2022a). El discurso político I: comentario y ejercicios. Arco Libros.
- Cortés, L. (2022b). El discurso político II: comentario y ejercicios. Arco Libros.
- Culpeper, J. (2011). Impoliteness. Using Language to Cause Offence. Cambridge University Press.
- Ducrot, O. (2001). El decir y lo dicho. Edicial.
- Feldman, O. (Ed.) (2023). Debasing Political Rhetoric Dissing Opponents, Journalists, and Minorities in Populist Leadership Communication. Springer.
- Fernández Riquelme, P. (2020). La retórica del discurso populista. Refracción: Revista sobre Lingüística Materialista, (1), 14-34.
- Freidenberg, F. (2007). La tentación populista. Síntesis.
- Fuentes Rodríguez, C. (2020b). Contextos discursivos de la argumentación emotiva. En C. Santibáñez (ed.), Emociones, argumentación y argumentos (pp. 153-180). Palestra.
- Fuentes Rodríguez, C. (Coord.) (2013a). Imagen social y medios de comunicación. Arco Libros.
- Fuentes Rodríguez, C. (2013b). La gramática discursiva: niveles, unidades y planos de análisis. Nuevas tendencias en el análisis del discurso, Cuadernos AISPI, (2), 15-36. http://www.aispi.it/magazine/issues/2-slash-2013-nuevastendencias-en-la-linguistica-del-discurso.
- Fuentes Rodríguez C. (Ed.) (2016a). Estrategias argumentativas y discurso político. Arco Libros.
- Fuentes Rodríguez, C. (2016b). Descortesía, imagen social e identidad como categorías sociopragmáticas en el discurso público. En D. Dumitrescu & M. Bernal (eds.), Roles situacionales, interculturalidad y multiculturalidad en encuentros en español (pp. 165-192). Dunken.
- Fuentes Rodríguez, C. (2017). Lingüística pragmática y análisis del discurso. ArcoLibros. (Obra original publicada en 2000).
- Fuentes Rodríguez, C. (2018). La construcción de la identidad discursiva a través del discurso parlamentario. En C. Fuentes Rodríguez (coord.), Mujer, discurso y parlamento (pp. 35-40). Ediciones ALFAR.
- Fuentes Rodríguez, C. (Ed.) (2020). Persuadir al votante. Estrategias de éxito. Arco Libros.
- Fuentes Rodríguez, C. (2022). Discurso populista y redes sociales: el caso de España. En M. Marques, S.G. Sousa, J. Teixeira, M.C. Varela, R. Ramos, I. Seara et al. (eds.), Populismo(s) e suas linguagens. Textos selecionados (pp. 13-42). Edições Húmus.
- Fuentes Rodríguez, C. & Alcaide Lara, E. (2002). Mecanismos lingüísticos de la persuasión. Arco Libros.
- Fuentes Rodríguez, C. & Alcaide Lara, E. R. (2008). (Des)cortesía. Agresividad y violencia verbal en la sociedad actual. Universidad Internacional de Andalucía.
- Gallardo, B. & Enguix, S. (2016). Pseudopolítica: el discurso político en las redes sociales. Universitat de València.
- García Jurado, R. (2012). Sobre el concepto de populismo. Estudios, 10(103), 7-31. http://blogs.elpais.com/files/robertogarciajuradosobreelconceptodepopulismo.pdf
- Goffman, E. (1967). Interaction Ritual. Essay on Face-to-Face Behaviour. Doubleday.
- González, M. (21/9/2022). La galaxia mediática de Vox. El País. https://elpais.com/espana/2022-09-21/la-galaxia-mediatica-de-vox.html
- Hernando Cuadrado, L.A. (2004). Tendencias actuales del español en el discurso político. En I. Sanz & A. Felices (eds.), Las nuevas tendencias de las lenguas de especialidad en un contexto internacional y multicultural (pp. 121- 129). Universidad de Granada.
- Laclau, E. (2012). La razón populista. Fondo de Cultura Económica.
- Lo Cascio, V. (1991). Grammatica dell’argomentare. Strategie e strutture. La Nuova Italia.
- Lo Cascio, V. (2009). Persuadere e convincere oggi. Nuovo manuale dell’argomentazione. Academia Universa Press.
- Plantin, C. (1998). La argumentación. Ariel.
- Rovira Kaltwasser, C., Taggart, P., Ochoa Espejo, P. & Ostiguy, P. (Eds.) (2017). The Oxford Handbook of Populism. Oxford Academic. http://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780198803560.001.0001/oxfordhb-9780198803560
- Sánchez García, F. J. (2010). Pragmática de los titulares políticos. Las estrategias implícitas de persuasión ideológica. Visor Libros.
- Santiago-Guervós, F. J. de (2016-17). Análisis del discurso populista en la España actual. AnMal, (39), 115-141.
- Van Dijk, T. A. (2006). Discurso y manipulación: discusión teórica y algunas aplicaciones. Revista Signos: Estudios de Lingüística, (60), 49-74. http://www.discursos.org/oldarticles/Discurso%20y%20Manipulacion.pdf
- Van Dijk, T. A. (2010). Discurso, conocimiento, poder y política. Hacia un análisis crítico epistémico del discurso. Revista de Investigación Lingüística, (13), 167-215. http://revistas.um.es/ril/article/view/114181/108121
- Van Eemeren, F. & Grootendorst, R. (2004). A Systematic Theory of Argumentation. The Pragma-Dialectical Approach. Cambridge University Press.