Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A Vox do populismo no Instagram: Santiago Abascal

Resumo

Este artigo analisa um corpus extraído das postagens de Santiago Abascal,secretário do Vox, publicadas no Instagram durante um ano. Do ponto de vista
metodológico, trabalhamos de forma transversal, utilizando a linguística pragmática, a teoria da argumentação e sua gramática, bem como estudos sobre o discurso político e instrumentos de análise crítica do discurso. Após uma breve introdução aos elementos típicos do discurso populista, mostra como o locutor adota um amplo leque de estratégias persuasivas que forjam um discurso em que sobressaem a autoexaltação do líder carismático e a denúncia da origem do mal, em para além do recurso a falácias e a uma linguagem emotiva (vocabulário avaliativo, metáforas, etc.) que adquire tons altamente indelicados ou a chamada “Retórica Política Degradante”.

Palavras-chave

Instagram, Vox, Abascal, discurso populista, estratégias persuasivas

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  • Abascal, S. (s.f.). Instagram. https://www.instagram.com/santi_abascal/ ABC (2022, 13 de julio). El Gobierno plantea la reapertura de As Pontes, la mayor térmica española. ABC. https://www.abc.es/espana/galicia/gobierno-planteareapertura-pontes-mayor-termica-espanola-20220713202446-nt.html
  • Alcaide Lara, E. R. (2019). Discursos populistas en la política española actual: el caso de Podemos y Ciudadanos. En F. Sullet-Nylander, M. Bernal, C. Premat & M.Roitman (eds.), Political Discourses at the Extremes: Expressions of Populism in Romance-Speaking Countries (pp. 83-104). Stockholm University Press.
  • Anscombre, J.-C. & Ducrot, O. (1994). La argumentación en la lengua. Gredos.
  • Burgos, J. M. & Leyra-Curiá, S. (2023). El populismo en España. Claves de identificación y presencia en los partidos políticos. Dykinson. http://hdl.handle.net/10016/36338
  • Campus, D. (2010). El lenguaje populista en el poder. Revista de Sociología, 24, 151-164.
  • Centro Virtual Cervantes. (s.f.). Foros. CVC. https://cvc.cervantes.es/foros/
  • Charaudeau, P. (2009). Reflexiones para el análisis del discurso populista. Discurso & Sociedad, 3(2), 253-279. http://www.dissoc.org/ediciones/v03n02/DS3(2)Charaudeau.html
  • Charaudeau, P. (2011). Las emociones como efectos de discurso. Revista Versión, (26), 97-118. http://www.patrickcharaudeau.com/Las-emociones-comoefectos-de.html
  • Cortés, L. (2022a). El discurso político I: comentario y ejercicios. Arco Libros.
  • Cortés, L. (2022b). El discurso político II: comentario y ejercicios. Arco Libros.
  • Culpeper, J. (2011). Impoliteness. Using Language to Cause Offence. Cambridge University Press.
  • Ducrot, O. (2001). El decir y lo dicho. Edicial.
  • Feldman, O. (Ed.) (2023). Debasing Political Rhetoric Dissing Opponents, Journalists, and Minorities in Populist Leadership Communication. Springer.
  • Fernández Riquelme, P. (2020). La retórica del discurso populista. Refracción: Revista sobre Lingüística Materialista, (1), 14-34.
  • Freidenberg, F. (2007). La tentación populista. Síntesis.
  • Fuentes Rodríguez, C. (2020b). Contextos discursivos de la argumentación emotiva. En C. Santibáñez (ed.), Emociones, argumentación y argumentos (pp. 153-180). Palestra.
  • Fuentes Rodríguez, C. (Coord.) (2013a). Imagen social y medios de comunicación. Arco Libros.
  • Fuentes Rodríguez, C. (2013b). La gramática discursiva: niveles, unidades y planos de análisis. Nuevas tendencias en el análisis del discurso, Cuadernos AISPI, (2), 15-36. http://www.aispi.it/magazine/issues/2-slash-2013-nuevastendencias-en-la-linguistica-del-discurso.
  • Fuentes Rodríguez C. (Ed.) (2016a). Estrategias argumentativas y discurso político. Arco Libros.
  • Fuentes Rodríguez, C. (2016b). Descortesía, imagen social e identidad como categorías sociopragmáticas en el discurso público. En D. Dumitrescu & M. Bernal (eds.), Roles situacionales, interculturalidad y multiculturalidad en encuentros en español (pp. 165-192). Dunken.
  • Fuentes Rodríguez, C. (2017). Lingüística pragmática y análisis del discurso. ArcoLibros. (Obra original publicada en 2000).
  • Fuentes Rodríguez, C. (2018). La construcción de la identidad discursiva a través del discurso parlamentario. En C. Fuentes Rodríguez (coord.), Mujer, discurso y parlamento (pp. 35-40). Ediciones ALFAR.
  • Fuentes Rodríguez, C. (Ed.) (2020). Persuadir al votante. Estrategias de éxito. Arco Libros.
  • Fuentes Rodríguez, C. (2022). Discurso populista y redes sociales: el caso de España. En M. Marques, S.G. Sousa, J. Teixeira, M.C. Varela, R. Ramos, I. Seara et al. (eds.), Populismo(s) e suas linguagens. Textos selecionados (pp. 13-42). Edições Húmus.
  • Fuentes Rodríguez, C. & Alcaide Lara, E. (2002). Mecanismos lingüísticos de la persuasión. Arco Libros.
  • Fuentes Rodríguez, C. & Alcaide Lara, E. R. (2008). (Des)cortesía. Agresividad y violencia verbal en la sociedad actual. Universidad Internacional de Andalucía.
  • Gallardo, B. & Enguix, S. (2016). Pseudopolítica: el discurso político en las redes sociales. Universitat de València.
  • García Jurado, R. (2012). Sobre el concepto de populismo. Estudios, 10(103), 7-31. http://blogs.elpais.com/files/robertogarciajuradosobreelconceptodepopulismo.pdf
  • Goffman, E. (1967). Interaction Ritual. Essay on Face-to-Face Behaviour. Doubleday.
  • González, M. (21/9/2022). La galaxia mediática de Vox. El País. https://elpais.com/espana/2022-09-21/la-galaxia-mediatica-de-vox.html
  • Hernando Cuadrado, L.A. (2004). Tendencias actuales del español en el discurso político. En I. Sanz & A. Felices (eds.), Las nuevas tendencias de las lenguas de especialidad en un contexto internacional y multicultural (pp. 121- 129). Universidad de Granada.
  • Laclau, E. (2012). La razón populista. Fondo de Cultura Económica.
  • Lo Cascio, V. (1991). Grammatica dell’argomentare. Strategie e strutture. La Nuova Italia.
  • Lo Cascio, V. (2009). Persuadere e convincere oggi. Nuovo manuale dell’argomentazione. Academia Universa Press.
  • Plantin, C. (1998). La argumentación. Ariel.
  • Rovira Kaltwasser, C., Taggart, P., Ochoa Espejo, P. & Ostiguy, P. (Eds.) (2017). The Oxford Handbook of Populism. Oxford Academic. http://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780198803560.001.0001/oxfordhb-9780198803560
  • Sánchez García, F. J. (2010). Pragmática de los titulares políticos. Las estrategias implícitas de persuasión ideológica. Visor Libros.
  • Santiago-Guervós, F. J. de (2016-17). Análisis del discurso populista en la España actual. AnMal, (39), 115-141.
  • Van Dijk, T. A. (2006). Discurso y manipulación: discusión teórica y algunas aplicaciones. Revista Signos: Estudios de Lingüística, (60), 49-74. http://www.discursos.org/oldarticles/Discurso%20y%20Manipulacion.pdf
  • Van Dijk, T. A. (2010). Discurso, conocimiento, poder y política. Hacia un análisis crítico epistémico del discurso. Revista de Investigación Lingüística, (13), 167-215. http://revistas.um.es/ril/article/view/114181/108121
  • Van Eemeren, F. & Grootendorst, R. (2004). A Systematic Theory of Argumentation. The Pragma-Dialectical Approach. Cambridge University Press.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.