Inclusão: uma história de exclusão no processo ensino-aprendizagem
Resumo
Desde o início da civilização, algumas pessoas foram submetidas à exclusão social, seja por deficiências cognitivas, físicas, religiosas, econômicas, de pensamento, entre ou- tras. Isso negou-lhes um desenvolvimento integral, criando lacunas que dividem a socieda- de em duas, incluídas e excluídas. Este artigo informa sobre uma experiência de investiga - ção que buscou analisar os resultados do projeto de Inclusão Educacional implementado na Instituição Comercial Educacional Educacional de Jenesano (Boyacá), desde 2011. Para atender aos resultados, foram utilizadas pesquisas, observação direta e Outras ferramentas de investigação. . Os resultados elevam grandes conquistas relacionadas à assimilação de crianças com necessidades educacionais especiais na sala de aula tradicional. Além disso, várias deficiências relacionadas aos alunos que não pertenciam ao grupo de inclusão e que, após a experiência, sentiram-se excluídasPalavras-chave
inclusão, exclusão, educação, deficiência, habilidade
Referências
- Alverez, J. (2001). La integralidad de la educación. (Tesis inédita). Universidad de Granada, Granada, España.
- Báez, A. (1989). Del estudio del caso al análisis de la situación: Evolución Histórica del diagnóstico psicoeducativo. Infancia y Aprendizaje, (46), 71-81. Recuperado de http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02103702.1989.10822236 DOI: https://doi.org/10.1080/02103702.1989.10822236
- Bardilla, A. (2002). La genética en la población. Recuperado de http://bioinformatica.uab.es/divulgacio/genpob.html
- Blaso, P., & Giner, M. (2011). Psicopedagogia. Valencia, España: Nau Llibres.
- Bisquerra, R. (2009). Metodología de la investigación Cualitativa. Madrid: La Muralla.
- Cedeño, F. (2008). Colombia, hacia la educación inclusiva de calidad. Recuperado de http://www.colombiahumanitaria.gov.co/Prensa/Paginas/120920a.aspx.
- Decroly, O., & Monchamp, E. (1983). El juego educativo. Iniciación a la actividad intelectual y motriz. Madrid: Morata.
- Donner, O. (productor) Donner, O. (director) (1988). Robado al cielo [Cinta cinematográfica]. Yugoslavia-Reino Unido.
- García León, D. (2014). Minorías lingüísticas en Colombia. Acercamiento desde las políticas públicas y los derechos humanos. Cuadernos de Lingüística Hispánica, (24), 163-182. doi: https://doi.org/10.19053/0121053X.2765 DOI: https://doi.org/10.19053/0121053X.2765
- Gobierno Británico. (1978). Informe Warnock. Londres: Inglaterra.
- Guilford, P. (2009). Revisión de tools of the mind con base en las investigaciones de Vygotski. New York Times, p.15.
- Gutierrez, I. (1997). Introduccion a la historia de la logopedia. Madrid: Narcea, S.A. De ediciones.
- Marchesi, A. (1987). El desarrollo cognitivo y lingüístico de los niños sordos. Madrid: Alizanza.
- Melero, R. (1990). Así Vivian en la Grecia Antigua. Madrid: Algros.
- Ministerio de Educación Republica de Colombia. (1998). Revolucion Educativa, Colombia aprende, Ortiz. Recuperado de http//www.mineducacion.gov.co/
- Ministerio de Educación Republica de Colombia. (2006). COLOMBIA, Hacia la Educación Inclusiva de Calidad. Recuperado de http//www.mineducacion.gov.co/
- ONU. (2008). Conferencia Internacional de Educación, “la educación inclusiva: el camino hacia el futuro”. Ginebra, Suiza.
- Pabón Patiño, M. (2001). La educación activa como antecedente de la educación ambiental. Revista de ciencias humanas, 27. UPT.
- Pinzón Castañeda, R. (2014). English teaching through project based learning method, in rural area. Cuadernos de Lingüística Hispánica, (23), 151-170. doi: https://doi.org/10.19053/0121053X.2344 DOI: https://doi.org/10.19053/0121053X.2344
- Puigdellívol. (1999). La educación especial en la escuela integrada. Una perspectiva desde la diversidad. Barcelona: Grao.
- Ramirez Espejo, P. (2009). Una maestra especial: María Montessori. Innovaciones y Experiencias Educativas, (14), 3-4. Malaga: Nerja.
- Santos, B. D. (2010). Para descolonizar occidente. Montevideo: Trilce.
- Schopenhauer, A. (1960). El mundo como voluntad y presentación. Buenos Aires: Aguilar.
- Seguin, E. (1846). Tratamiento moral, higiene y educación de idiotas y otros niños.
- Secretaria de Salud de Boyacá. (2010). Análisis situacional discapacidad en Boyacá. Recuperado de https://www.minsalud.gov.co/plandecenal/mapa/analisis-de-situacion-salud-boyaca-2011.pdf
- Sousa, B. (2010). Descolonizar el saber reinventar el poder. Montevideo: Trilce.
- Schwartzman, S. (1996) Las Universidades en América Latina. Washington: Organización de los Estados Americanos, INTERAMER.
- UNESCO. (1994). Una revisión de las actividades de la UNESCO a la luz de la Declaración de Salamanca. Conferencia Mundial sobre necesidades educativas especiales: acceso y calidad. UNESCO, Salamanca, España.
- Unión de Trabajadores de Madrid. (2011). Manual Informativo de prevención de riesgos profesionales. Recuperado de http://es.scribd.com/doc/136923432/Manual-Informativo-de-Prevencion-de-Riesgos-Laborales-ENFERMEDADES-PROFESIONALES-UGT#scribd.
- Vargaz, Paredes, y Chacón. (2012). Historia de la Educación Especial. San Cristóbal, Venezuela: Univesidad Pedagogica experimetal Libertador.
Downloads
Não há dados estatísticos.