Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Trocas epistolares inéditas entre Deodoro Roca e Octavio Pinto

Resumo

Objetivo: Analisar cartas inéditas de Octavio Pinto a Deodoro Roca durante o ano de 1917.

Originalidade/contribuição: Dar a conhecer correspondência até então desconhecida de uma personalidade tão importante como Octavio Pinto a Deodoro Roca. Ambos, figuras-chave que contribuíram tanto no campo artístico como no político durante a primeira metade do século XX na Argentina.

Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa. O conteúdo das cartas foi analisado através da hermenêutica.

Estratégias/coleta de dados: as cartas foram uma fonte de informação para compreender as matrizes ideológicas sobre aspectos privados ou quotidianos de figuras importantes como Octavio Pinto e Deodoro Roca.

Conclusões: A principal conclusão do artigo é que as cartas analisadas confirmam a ligação de amizade entre Pinto e Roca e as suas preocupações comuns sobre arte e educação. Ambos marcaram um caminho diferente na forma como o nacionalismo da sociedade argentina estava a ser pensado.

Palavras-chave

Deodoro Roca, Octavio Pinto, cartas privadas, Reforma 1918

PDF (Español)

Biografia do Autor

Esmeralda Gaiteri

Egresada de la Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Nacional de Córdoba. Becaria Doctoral por la Secretaria de Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Córdoba, dirigida por la Dra. Cristina Vera de Flachs. Lugar de trabajo: Centro de Investigaciones Jurídicas y Sociales de la Universidad Nacional de Córdoba. Premio Joven Investigador Latinoamericano “Diana Elvira Soto Arango” instituido por la Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana, 2019, esme_g196@hotmail.com  


Referências

  • Fuentes
  • Entrevista a trabajadora del Museo Octavio Pinto en Villa Totoral (Córdoba-Argentina).
  • Folleto Deodoro Roca: “Un reformista en el museo (1916-1919)” editado por el Museo Emilio Caraffa.
  • Museo Octavio Pinto en Villa Totoral (Córdoba-Argentina).
  • Referencias Bibliográficas
  • Babino, María Elena, “Arte argentino en España. Octavio Pinto y su primer viaje a Europa. Un aporte a la estética del paisaje nacional”, en Revista de Instituciones, Ideas y Mercados, n.° 59 (2013): 11-36. https://riim.eseade.edu.ar/
  • Bajtín, Michail. Estética de la creación verbal. Buenos Aires: Siglo XXI, 1990.
  • Bouvet, Nora E. La escritura epistolar. Buenos Aires: Eudeba, 2006.
  • Deodoro Roca: “Un reformista en el museo (1916-1919)”. Folleto editado por el Museo Emilio Caraffa.
  • Doll Castillo, Darcie. “La carta privada como práctica discursiva: algunos rasgos característicos”, Revista Signos 35, n.° 51-52 (2002): 33-57. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-09342002005100003
  • Foucault, Michel. La escritura de sí. Buenos Aires: Nueva Visión, 1990.
  • Gálvez, Manuel. La novela de Córdoba. Buenos Aires: Taurus, 2002.
  • Hintze, Gloria y María Antonia Zandanel. “Algunas nociones sobre el género epistolar a propósito de las cartas de Francisco Romero”. Cuyo. Anuario de Filosofía Argentina y Americana, vol. 29, Mendoza: Instituto de Filosofía Argentina y Americana, 2012, 13-33. https://core.ac.uk/download/pdf/61888386.pdf
  • Kohan, Néstor. Deodoro Roca, el hereje. Buenos Aires: Biblios, 1999.
  • Pagés–Rangel, Roxana. Del dominio público: itinerario de la carta privada. Amsterdam-Atlanta: RODOPI, 1997. https://doi.org/10.1163/9789004656697
  • Pinto, Adelina. Ensayo biográfico de Octavio Pinto. Córdoba: Dirección General de Publicaciones de la UNC, 1973.
  • Ravina, Aurora. “Archivos revisitados: la correspondencia epistolar como fuente para la historia social”. En Memoria Académica. La Falda-Córdoba: FAHCE-Universidad Nacional de La Plata, 2009, 1-21. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.9682/ev.9682.pdf
  • Vera de Flachs, M. C. “El epistolario de Gregorio Bermann a Deodoro Roca”, Revista de Historia de la Educación Latinoamericana, n.° 20 (2018): 69-88. https://doi.org/10.19053/01227238.7908
  • Vera De Flachs, M. C., Gaiteri, J. y Gaiteri. E. "Gregorio Bermann y Lisandro de la Torre a Deodoro Roca", Revista de la Junta Provincial de Historia de Córdoba, n.° 29 (2017): 109-135.
  • Violi, Patricia. “La intimidad de la ausencia: formas de la estructura epistolar”. Revista de Occidente, (1987): 87-99.
  • Zablosky, Clementina. “Fragmentos para una historia del paisaje en Córdoba”, Revista Separata 11, n.º 16 (2011): 3-20. http://ciaal-unr.blogspot.com/2019/09/revista-separata.html
  • Zablosky, Clementina, Chretien, Bárbara, Guillermina Heredia, Silvia Berruezo y Rocío Juncos, "El Primer Salón de Arte de Córdoba. 1916", en Fragmentos para una historia de las artes en Córdoba, editado por Marcelo Nusenovich y Clementina Zablosky, Córdoba: Brujas, 2013, 53-108.

Downloads

Não há dados estatísticos.