A universidade Latino-americana na encruzilhada:ameaças, desafios e soluções
Resumo
Neste trabalho se faz uma revisão da instituição universitária em geral para contrapor o seu universalismo fundador ao funcionalismo reducionista a que se vê limitada, constrangida e sem alento, na elaboração de um pensamento crítico, fundamental para o desenvolvimento das sociedades latino-americanas. A pesquisas fundamenta sua hipótese afirmando que o objetivo do neoliberalismo atual é subverter os valores universalistas de geração de um pensamento crítico por parte da universidade, para condicionálo às necessidades imediatas das grandes corporações multinacionais, onde a universidade teria o papel de mero fornecedor de “capital humano especializado”.
Metodologicamente este texto promove a revisão de inúmeras fontes bibliográficas em busca dos objetivos apresentados, contrastando os antigos modelos universitários com os novos paradigmas neoliberais. Para tanto, esta pesquisa se apoia nos estudos recentes de especialistas como Marvin Brown, Jean-Jacques Solomon, Mario Heler, Marta Harnecker, Francisco Lopez Segrera, Hugo Aboites, Carlos Bustos, Imanol Ordorika, Sheila Slaughter, Larry Leslie, Pablo Gentili e Franz Hinkelammert, entre outros, e também se analisam documentos, como o do Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe “Tendencias de la Educación Superior en América Latina y el Caribe” (Caracas, 2008) e também “Situación Educativa de América Latina y el Caribe: Hacia la educación de calidad para todos al 2015”, publicado em 2013 pela Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (Santiago de Chile, 2013).
Palavras-chave
Universidade; Reforma Universitária; Qualidade; ISSO; Índice de Impacto; Plagio; Mercantilização do Conhecimento; Lifelong Learning Programme; Função Social da Universidade
Biografia do Autor
Justo Cuño Bonito
Doctor en Historia de América por la Universidad Pablo de Olavide de Sevilla y licenciado en Filosofía y Letras por la Universidad de Alcalá de Henares, Madrid. Actual coordinador del Departamento de Formación Continua del Centro de Estudios de Postgrado de la Universidad Pablo de Olavide; integrante del grupo de investigación ILAC de la UPTC. Email: jcubon@gmail.com
Referências
- Aboites, Aguilar, Hugo, “Globalización y universidad”, El dilema. La universidad mexicana al comienzo del siglo. México: UAM/UCLAT, 2001, pp. 145-163.
- Acosta Ochoa, Abril, “Evaluación y acreditación de programas educativos en México: revisar los discursos, valorar los efectos”, Revista de la Educación Superior, Vol. XLIII (4); No.172, octubre-diciembre del 2014, 151-157. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resu.2015.03.014
- Acosta Silva, Adrián, “Ideas, políticas y decisiones en educación superior universitaria”, en Acosta Silva, Adrián (Coord.), Historias Paralelas II: 15 años después, Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México (en prensa).
- Amezcua, Manuel, “¿Para qué sirve el índice de impacto de una revista?”, Index Enferm
- v.19 n.2-3 Granada abr.-sep. 2010.
- Asociación Docente de la Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la UBA, Boletín Informativo de la Asociación Docente de la Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, 2011. https://goo.gl/SzQ4Ha
- Bermeo Ramírez, Carmen, “Los Estándares en la Evaluación de la Calidad Universitaria”, Boletín del Consejo de Kvaluación, Acreditación y Certificación de la Calidad de la Educación Superior Universitaria (CONEAU), 2014.
- Boada i Masoliver, Joan, “Universidad pública en demolición”, Diario El País, 2015 en
- http://ccaa.elpais.com/ccaa/2015/04/21/catalunya/1429643497_886072.html Brown, Marvin, “Free enterprise and the economics of slavery”, “Real-World Economics
- Review”, Nº 52, 2010. McCloskey, Deirdre N., The Bourgeois Virtues: Ethics for An Age of Commerce, University of Chicago Press, Chicago and London, 2006. Novak, Michael, The Spirit of Democratic Capitalism, Simon & Schuster Publication, New York, 1982.
- Buendía, Angélica (coord.), Evaluación y acreditación de programas académicos en
- México: revisar los discursos, valorar los efectos, ANUIES, México, 2014.
- Camí, Jordi, “Impactolatría: diagnóstico y tratamiento”, Med Clin, 109(13), 1997, 515-524 Cárdenas Soler, Ruth Nayibe y Quiles, Oswaldo Lorenzo, “Evaluación de Programas de Enseñanza Musical Superior en Colombia”, Memorias Congreso Investigación y
- Pedagogía. Tunja, Número 02 – Octubre/ 2013.
- Chartier, Roger, El mundo como representación. Historia cultural: entre práctica y representación, Gedisa, Barcelona, 1992
- Chomsky, Noam, “¿universidades públicas o privadas? Noam Chomsky y las aristas del conflicto educativo”, 2011. Kn kttp://pijamasurI. com/2011/08/%C2%BFuniversidades-publicas-o-privadas-noam-chomsky-y- las-aristas-del-conflicto-educativo/
- Clark, Burton, “El problema de la complejidad en la educación superior moderna”, en Sheldon Rothblatt y Björn Wiittrock (comps.), La universidad europea y americana desde 1800. Las tres transformaciones de la universidad, Barcelona, Ediciones Pomares-Corredor, 1996, 129.
- Consejo Nacional de Acreditación, Sistema Nacional de Acreditación. SNA. Lineamientos para la Acreditación Institucional, CNA, Bogotá, 2014, 1 – 10.
- Cuño Bonito, Justo, “La Mercantilización del Conocimiento en Época de la Globalización Neoliberal”, en Cuño Bonito, Justo ed., Palabras para el Intendente. Un libro- homenaje al historiador Juan Andreo García, Editorial Renacimiento, 2014, 13-30. Cuninghame, Patrick, Ponencia completa para Tema 8, Sociología de la Educación, del Segundo Encuentro de Sociología en la universidad Autónoma Metropolitana
- “La Sociología Hoy…en México y en la UAM”, 20 de octubre de 2014, Club Alemán, México, D.F.
- Delgado López-Cózar, Emilio, Torres Salinas, Daniel y Roldán, López, Álvaro, “Fraude en
- la ciencia: reflexiones a partir del caso Hwang”, Kl proIesional de la inIormación,
- v.16, n. 2, marzo-abril 2007.
- De Mendoça Silva, Vera Lucia, “Universidad Brasileña: Expansión y Reforma de los Sistemas”, UDUAL - México, nº 57, julio - septiembre 2013, 51-58.
- Dias Sobrinho, José, “Evaluación y reformas de la educación superior en América
- Latina”, Perfiles Kducativos, vol. XXVII, núm. 108, abril-junio, 2005, 31-44.
- Díaz Barriga, Ángel, “Riesgos de los Sistemas de Evaluación y Acreditación de la Educación Superior”, Seminario Regional: Las nuevas tendencias de la evaluación y acreditación en América Latina y el Caribe, organizado por la Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria, (CONEAU) y el Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (IESALC- UNESCO). Buenos Aires, junio de 2005, 14.
- Fukuyama, Francis, El Fin de la Historia y el Último Hombre, Planeta-Agostini, 1995. Velasco, Criado, Demetrio, Pensamiento Político Contemporáneo, universidad de Deusto, 1997.
- Galli, Ricardo, “universidades, presupuestos, crisis y rankings”, 2012, en https://gallir. wordpress.com/2012/08/14/universidades-crisis-y-rankings/
- Garfield Kugene, “†ke evolution oI tke Science Citation Index”, Int Microbiol Mar;10(1),
- , 65-9.
- González y González, Enrique y Pérez, Puente, Leticia, Permanencia y cambio: universidades hispánicas 1551-2001, UNAM, 2005.
- Granados, Luis Fernando, Cómplices del Plagio, Observatorio de Historia, 2015, en http://elpresentedelpasado.com/2015/07/09/complices-del-plagio/
- Heintz, Joos, “Informe (no autorizado) de evaluación del funcionamiento de la Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria (CONEAU)”, en http:// goo.gl/a5jR48
- Henwood, Doug, “I’m borrowing my way through college…”, Left Business Observer, Nº 125, February 2010.
- Hinkelammert, Franz J., La universidad frente a la Globalización, “Globalizacion.org”, en http://www.globalizacion.org/biblioteca/HinkelammertGlbzuniversidad. htm
- Jiménez Ortiz, María del Carmen, “Discurso mundial de modernización educativa: evaluación de la calidad y reforma de las universidades latinoamericanas”, Espacio Abierto, vol. 20, núm. 2, abril-junio, 2011, 219-238.
- Kalmanovitz, Salomón, “Las Finanzas de las universidades Públicas”, Centro de Investigaciones para el Desarrollo, http://www.cid.unal.edu.co/cidnews/index. pkp/ovillabonaecopetrol/2384-las-finanzas-de-las-universidades-publicas.ktml LaYorgue, Jorge (Kd.), La Coneau y el sistema universitario argentino: memoria 1996-
- , Buenos Aires, 2012.
- Levi_Faur, D., From “big government” to “big governance”?”, en Levi-Faur, D. (ed.), The Oxford Handbook of Gobernance, Oxford University Press, UK, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199560530.013.0001
- Lyotard, Jean-Françoise, La Condición Postmoderna, Cátedra, 1987. Vásquez, Rocca, Adolfo, “La Crisis de las Vanguardias Artísticas y el Debate Modernidad – Postmodernidad,” Nómadas. Revista Crítica de Ciencias Sociales y Jurídicas, 12, 2005:2.
- Marenco, André, “When Institutions Matter: CAPES and Political Science in Brazil”, Revista de Ciencia Política, Volumen 35, nº 1, 2015, 33-46. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-090X2015000100003
- Marquina, Mónica, “Tendencias recientes de los sistemas de evaluación de la educación superior en el actual escenario internacional. Un nuevo “round” del Estado evaluador”, Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación. Primer Congreso Nacional de Estudios Comparados en Educación, 2003.
- MERCOSUR, Acreditación Regional de Carreras Universitarias. MERCOSUR. Principios.
- En http://goo.gl/cuidQq
- Morales, Villalobos, Eduviges, Muñoz, Núñez Ingrid y Hernández, León, Mairely, “Reforma universitaria en Venezuela: ¿Pertinencia o vinculación social?”, CPU-e, Revista de Investigación Educativa, Nº 15, julio-diciembre, 2012. DOI: https://doi.org/10.25009/cpue.v0i15.24
- Neave, Guy, “On tke Cultivation oI Quality, KNciency and Knterprise: an overview
- of recent trends in higher education in Western Europe, 1986-1988”, European Journal of Education, Vol. 23, Nos 1/2, 1988, 8.
- OCDE / CEPAL, Perspectivas Económicas de América Latina 2012. Transformación del Estado para el Desarrollo, OECD Publishing, 2011.
- Oficina Pegional de Kducación para América Latina y el Caribe. Situación Kducativa de América Latina y el Caribe: Hacia la educación de calidad para todos al 2015, Santiago de Chile, 2013.
- Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2021 Metas Educativas. La Educación que queremos para la generación de los bicentenarios, Madrid, 2010.
- Papaleo, Paola, “Entrevista con Dr. José María Viaña: Una mirada sobre la Acreditación y Certificación de Calidad de la Kducación Superior en América Latina y el Caribe”, La Edu@ción. Revista Digital, Organización de los Estados Americanos, Enero 2010, Nº 142.
- Peset, Reig, Mariano, Menegus, Bornemann, Margarita, “Espacio y localización de
- las universidades hispánicas”, Cuadernos del Instituto Antonio de Nebrija de Estudios sobre la universidad. CIAN, Nº. 3, 2000.
- Peset, Reig, Mariano, La autonomía universitaria y la libertad de cátedra: una síntesis histórica a través de los siglos XVIII, XIX y XX, “Cuadernos constitucionales de la Cátedra Fadrique Furió Ceriol”, Nº 22-23, 1998.
- Peset, Reig, Mariano, Palao, Gil, Francisco Javier, “Un modelo colonial: la real universidad de México”, Cuadernos del Instituto Antonio de Nebrija de Estudios sobre la universidad, CIAN, Nº. 1, 1998.
- Poole, Brian, “Quality, semantics and the two cultures”, Quality Assurance in Education, 18(1), 2010, 6-18. DOI: https://doi.org/10.1108/09684881011015963
- Pozzi, Sandro, “universidades Multimillonarias”, Diario El País, 2006. En http://elpais. com/diario/2006/12/11/educacion/1165791602_850215.html
- Rama, Claudio, “Las tendencias de la educación superior en América Latina. universidad: Internacionalización y desnacionalización”. En http://calidadintegral.com/arti- rama-tendencia-05.php
- Revelo Revelo, José; Hernández Carlos Augusto, The National Accreditation System in Colombia: experiences from the National Council of Accreditation (CNA), International Institute for Educational Planning, UNESCO, Paris, 2003, 5-10.
- Rodríguez, Jorge Armando, Apuntes sobre las Finanzas de la universidad Nacional, Documento preparado para la Audiencia Pública “La universidad Nacional: una asignatura pendiente del Gobierno”, llevada a cabo el 27 de febrero de 2014 en Bogotá.
- Rodríguez, Jiménez, Miguel, “La otra perspectiva de reforma universitaria en Venezuela”, Revista Ciencias de la Educación, Año 3, Vol. 2, Nº 22, universidad de Carabobo, Valencia, Venezuela, Julio - Diciembre 2003.
- Rodríguez-San Pedro, Bezares, Luis Enrique, Las universidades Hispánicas de la Monarquía de los Austrias al Centralismo Liberal, universidad de Salamanca/ Junta de Castilla y León, 2000.
- Romero, Arturo Luis, y Miranda, Sandor Luis. La calidad, su evolución histórica y algunos conceptos y términos asociados. http://www.gestiopolis.com/ evolucion-de-la-calidad-iso-9000-y-otros-conceptos-de-calidad/#ISO-9000, 10
- septiembre de 2007.
- Romero, Arturo Luis, Evolución de la calidad, ISO 9000 y otros conceptos de calidad, http://www.gestiopolis.com/evolucion-de-la-calidad-iso-9000-y-otros- conceptos-de-calidad/, 10 de agosto de 2007.
- Sample, Ian, “Nobel winner declares boycott of top science journals”, The Guardian, Monday, 9 December, 2013.
- Saxe-Fernández, John, “Globalización, Poder y Educación Pública, Neoliberalismo: Planteamientos Críticas y Alternativas, Seminario “El Mundo Actual” del Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades, UNAM, México, 2000.
- Segura Vicente, Sonia y Gil Kspert, Lluís, “La Certificación de Calidad como estrategia para facilitar la transferencia de tecnología entre universidad-Empresa”, en Castro, Ángel y Guillén-Riquelme, VII Foro sobre Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior: Libro de capítulos, Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2010, 63-67.
- Silas Casillas, Juan Carlos, “Calidad y Acreditación en la educación superior: realidades y retos para América Latina”, Páginas de Educación 11/2014; 7(2): 104-123.
- Silva Cirani, Claudia Brito; Campanario, Milton de Abreu; Marques da Silva, Heloisa Helena, “A evoluçao do ensino da pós-graduaçâo senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposiçôes para pesquisa”, Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 20, n. 1, mar. 2015, pp. 163-187.
- Villatoro, Francisco P., “Tna empresa vende ser coautor de un artículo científico ya aceptado”. En http://francis.naukas.com/2013/11/28/una-empresa-vende-ser- coautor-de-un-articulo-cientifico-ya-aceptado/
- Tolstoi, León, La Muerte de Iván Ilich, Editorial Norma, Barcelona, 2003, 52-53 Wells, H.G., La Máquina del Tiempo, Alianza Editorial, 2005.
- †udela, J., Aznar J., “Kl Iraude en la publicación científica: una polémica que no cesa”,
- pers.bioét, 18(2), 2014, 153-157. DOI: https://doi.org/10.5294/pebi.2014.18.2.5
- Tünnermann Bernheim, Carlos, “La calidad de la educación superior y su acreditación: la experiencia centroamericana”, Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 13, n. 2, jul. 2008, 313-336. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000200005
- UNESCO, “Declaración Mundial sobre la educación superior en el siglo XXI: Visión y acción”, Conferencia Mundial sobre la Educación Superior. La Educación Superior en el siglo XXI: Visión y acción, 9 de octubre de 1998.
- UNESCO, “Comunicado”, Conferencia Mundial sobre la Educación Superior - 2009: La
- nueva dinámica de la educación superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo, 8 de julio de 2009.
- Villatoro, Francisco P., “Tna empresa vende ser coautor de un artículo científico ya
- aceptado”. En http://goo.gl/YpRzoq
- Ziritt, Gertrudis, Ochoa Henríquez, Haydée, “La Reforma Universitaria en Venezuela: Promovida por el Consejo Nacional de universidades en los noventa”, Laurus, Vol. 14, Núm. 26, enero-abril, 2008.