Educação intercultural e formação de professores
Resumo
Este trabalho realiza uma reflexão, a partir da Filosofia da Educação, sobre a situação da educação intercultural na sociedade global, entendendo que nem a filosofia nem o filósofo estão isentos de interesses e de atender às viradas cognoscitiva e linguística. Expõe-se a situação atual desta forma de educação, e se enunciam e se examinam os princípios (diálogo crítico e sociedade da cooperação), finalidades (construção de identidade, construção de racionalidade, construção de personalidade), e ações (práticas sociais), essenciais para a formação docente nesta modalidade educativa, assim como a necessidade de incluir nela a formação investigativa.
Palavras-chave
ação social; estratégias educativas; ética; metodologias; valores
Biografia do Autor
Maria Isabel Lafuente Guantes
Catedrática de Filosofía (jubilada) y miembro de honor del Instituto de Estudios Humanísticos (Universidad de León (España)), al que porta sus investigaciones y publicaciones. Integrante del grupo de investigación HISULA de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Referências
- Abdallah-Pretceille, Martine. La educación intercultural. Barcelona, Idea-Books, 2001.
- Aguado, Mª Teresa “La educación intercultural: concepto, paradigmas, realizaciones”, en
- Carmen Jiménez Fernández. Lecturas de pedagogía diferencial, Madrid, Dykinson, 1991.
- Alba Pastor, Carmen (Coord.). Revista de Educación: Convergencia Europea y Universidad, No. 337. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia, 2005.
- Rojas Axel y Elizabeth Castillo, “Multiculturalismo y políticas educativas en Colombia ¿interculturalizar la educación? Revista de educación y pedagogía, Vol. XIX. No. 48 . Medellín: Universidad de Antioquia, 2009.
- Austin, John Langshaw. Cómo hacer cosas con palabras. Barcelona: Paidós, 1981.
- Bolívar, Antonio. “Globalización e identidades:(des) territorialización de la cultura». Revista de Educación, número extraordinario, 2001.
- Bueno Martínez, Gustavo. Ensayos Materialistas. Madrid: Taurus, 1972.
- Bueno Martínez, Gustavo. Estatuto Gnoseológico de las ciencias humanas. Oviedo, 1976.
- Bueno Martínez, Gustavo. El cierre categorial. Oviedo: Pentalfa, 1992.
- Bühler, Karl. Teoría del lenguaje. Madrid: Revista de Occidente, 1961.
- Delors, Jacques (coord.). Informe Unesco. La educación encierra un tesoro. Madrid, Santillana, 1996.
- Descartes, René. Correspondance. Descartes a Élisabeth. AT. IV. París: Vrin, 1976.
- Descartes, René. Discurso del Método. Madrid: Tecnos, 1987.
- Gimeno Sacristán, José. “El significado y la función de la educación en la sociedad y cultura globalizadas”. Revista de Educación, número extraordinario, 2001.
- Habermas, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa, Vol. II. Madrid: Taurus, 1981.
- Habermas, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa, Vol. I. Madrid: Taurus, 1987.
- Habermas, Jürgen. Pensamiento Postmetafísico. Madrid: Taurus, 1990. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.ef.339716
- Ibarz, Mercè. La palmera de blat. Barcelona: Quaderns Crema, 1995.
- Lafuente, Mª Isabel. Teoría y Metodología de la Historia de la Filosofía. León: Universidad de León, 1986.
- Macías, Norma y Diana Cardona. Comunicometodología. México: Universidad Intercontinental, 2007.
- Morris, Charles. Fundamentos de la teoría de los signos. Madrid: Paidós, 1971.
- Muñoz Sedano, Antonio. “La educación intercultural, hoy”, Didáctica, No.7. Madrid: Servicio de Publicaciones UCM, 1995.
- Piaget, Jean. “L'individualité en histoire: l'individu et la formation de la raison”, en: L'individualité: troisième semaine internationale de synthèse [organisée par le] Centre international de synthèse / Maurice Caullery... [et al.]. Paris: F. Alcan, 1933.
- Programa para la evaluación Internacional de los alumnos. Informe español. PISA 2012 Madrid: Ministerio de Educación, Ciencia y Deporte, 2013.
- Ricoeur, Paul. El conflicto de las interpretaciones. Madrid: F.C.E., 2015.
- Zemelman, Hugo. Voluntad de conocer: el sujeto y su pensamiento en el paradigma crítico. Barcelona: Anthropos, 2005.
- Weber, Max. Economía y Sociedad. México: F.C.E., 1964.
- Weber, Max. Ensayos sobre metodología sociológica. Buenos Aires: Amorrortu, 1978.
- Weil, Pascale. La comunicación global. Barcelona: Paidós, 1992.