Crianças e Exército. História dos meninos-cadetes do Colégio Militar Eloy Alfaro de Quito, Equador, 1969-1972
![](https://revistas.uptc.edu.co/public/journals/16/cover_issue_558_es_ES.jpg)
Resumo
Passadas cinco décadas, recupera-se a memória de cinquenta e cinco meninos que, ingressados ao Colégio Militar Eloy Alfaro, inauguraram, em 1969, a educação secundária que funcionava somente desde o quarto curso na Escola Militar, especificamente para a formação de oficiais do Exército equatoriano. Dado que a maior parte desse trabalho foi construída a partir de entrevistas, nos foi possível revelar as vivências de três anos de ilusões, sacrifícios, travessuras, maus tratos e novos conhecimentos daqueles meninos-cadetes que iniciaram o primeiro curso sob o manto de um sentimento de patriotismo e outras ciências cívicas que deviam ser forjadas neles. Um sentimento de patriotismo e outras crenças cívicas que deviam ser forjada neles. Esta pesquisa testemunhal foi realizada na cidade de Quito, tendo como amostra um grupo de seis oficiais do Exército equatoriano que protagonizaram esta história, cujo financiamento nunca constituiu um obstáculo pelo fato de a entrevista ser uma das fontes primárias.
Palavras-chave
Revista de História da Educação Latino-americana; Meninos-cadetes; cadetes; Colégio Militar; vivencias; testemunhos., rnal History of Latin American Education; Army Cadet Children; Military school; Life experiences; testimonies.
Biografia do Autor
Kléver Antonio Bravo
Máster y Ph.D en Historia de América Latina por la Universidad Pablo de Olavide, Sevilla-España; máster en Relaciones Internacionales por la Universidad San Francisco de Quito; diplomado superior en Comunicación Social por la Universidad Andina Simón Bolívar; docente titular principal en la Universidad de las Fuerzas Armadas; Miembro de número de la Academia Nacional de Historia del Ecuador; profesor de la Academia de Guerra del Ejército ecuatoriano; coordinador de investigaciones del Departamento de Seguridad y Defensa de la Universidad de las Fuerzas Armadas; autor de 15 libros y varios artículos científicos sobre Historia Militar ecuatoriana.
Carlos Leonidas Gutiérrez Álvarez
Master en Educación, docente de la Universidad de las Fuerzas Armadas-ESPE, Ecuador, línea de investigación, Historia de la Educación en el Ecuador
Referências
FUENTES
Archivo fotográfico del Colegio Militar, Quito – Ecuador
Archivo General de Indias, AGI, Sevilla, España, legajo 574, folio 554
Entrevistas
Tcrn. Jorge Romero, padre de familia, Quito, 21 de mayo de 2017
Crnl. Diego Romero, protagonista, Quito, 30 de mayo de 2017
Tcrn. Gino Rodríguez, protagonista, Quito, 10 de junio de 2017
Crnl. Jaime Rodríguez, protagonista, Quito, 20 de junio de 2017
Gral. Luis Burbano, brigadier de la Quinta Compañía, Quito, 25 de junio de 2017
Crnl. Carlos Teirón Prócel, protagonista, Quito, 30 de junio de 2017
REFERENCIAS
Antón, Jacinto. “La factoría de los cachorros nazis”. El País Semanal (30 de octubre de 2016) https://elpais.com/elpais/2016/10/30/eps/1477778806_147777.html.
Colección Historia Universal. Antigüedad III: Grecia y Roma, t. 4. Quito: Santillana Ecuador, 2007.
Fajardo, Sandra Milena. “La emergencia de la pedagogía militar en Colombia a mediados del siglo XX: apuntes para su comprensión”. Praxis & Saber, acceso el 5 de octubre de 2018. https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n17.2018.4713.
“Informe del capitán Citeli, comandante”. Archivo General de Indias, AGI, Quito, legajo 574, folio 554, diciembre de 1797.
Marchena, Juan. Ejército y milicias en el mundo colonial americano. Madrid: Fundación Mapfre, 1992.
Reina, Carlos Arturo. Jóvenes, reclutas y desertores: la juventud utilizada en Colombia: siglo XIX y XX (1819-1960). Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017.
Rey, Mayra Fernanda, (2007). “La educación militar en Colombia entre 1886 y 1907”, (2008), acceso el 5 de octubre de 2018. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/122805.
Vera de Flachs, María Cristina “Notas para la Historia de la Universidad en Argentina” en Revista Historia de la Educación Latinoamericana, n.° 8, (2006):65-112