Volume 17, n. 24.
Ofelia Uribe de Acosta
As teorias feministas desenvolveram as categorias de patriarcado e género, que fornecem elementos para interpretar e revelar alguns aspectos do que significa ser mulher e homem nas sociedades patriarcais. Permitem-nos examinar as relações de género que historicamente conferiram poder e hierarquia ao masculino e que se manifestam através da dominação dos homens sobre as mulheres em diferentes espaços e de diferentes formas. O género, entendido como uma construção social, ajuda a compreender como os homens e as mulheres foram socializados para assumir determinados papéis nas esferas pública e privada no seio de culturas patriarcais. Estas abordagens procuram diferenciar sexo de género, embora este último seja atualmente considerado mais do que uma mera conceção cultural. Assim, o conceito de género foi enriquecido pelos debates e contributos do feminismo e da diversidade das mulheres, pelo que hoje se aceita que existem várias teorias e significados de género, incorporando também intersecções como a nacionalidade, a classe social, a raça, a etnia, a idade, a orientação sexual, entre outras.
##plugins.themes.pragma.issue.table##
EDITORIAL
ARTICULOS
-
Ofelia Uribe de Acosta: Critica a la educación colombiana
17-34-
Resumo 1614
-
PDF (Español) 593
-
HTML (Español) 643
-
Resumo 1614
-
Formación en Género en la Universidad: ¿Materia de asignaturas específicas o de educación transversal?
35-54-
Resumo 1884
-
PDF (Español) 767
-
HTML (Español) 210
-
Resumo 1884
-
Género (s) y Educación: Aproximaciones al contexto de América Latina y el Caribe
55-72-
Resumo 1933
-
PDF (Español) 654
-
HTML (Español) 314
-
Resumo 1933
-
La narración oral: Alternativa para el desarrollo de una experiencia educativa con perspectivas de Género
73-92-
Resumo 2653
-
PDF (Español) 621
-
HTML (Español) 746
-
Resumo 2653
-
Mirada a las relaciones de género en la Universidad Tecnológica de Pereira, 1961-2010
93-124-
Resumo 1379
-
PDF (Español) 445
-
HTML (Español) 271
-
Resumo 1379
-
Universitarias en España: De los inicios a la actualidad
125-148-
Resumo 2632
-
PDF (Español) 532
-
HTML (Español) 211
-
Resumo 2632
-
Las Mujeres Mexicanas durante el Gobierno de Lázaro Cárdenas,1934-1940
149-166-
Resumo 2039
-
PDF (Español) 834
-
HTML (Español) 501
-
Resumo 2039
-
Gênero e docência: olhares sobre a formação de professoras rurais no Brasil e na Colômbia
167-190-
Resumo 1131
-
PDF (Español) 363
-
HTML (Español) 160
-
Resumo 1131
-
Intervención con mujeres víctimas de violencia de género: Educar e informar para prevenir
191-216-
Resumo 2084
-
PDF (Español) 964
-
HTML (Español) 972
-
Resumo 2084
-
La Educación de la Mujer Mexicana en la prensa femenina durante el Porfiriato
217-242-
Resumo 2185
-
PDF (Español) 892
-
HTML (Español) 690
-
Resumo 2185
-
La Educación de las mujeres en Colombia a finales del siglo XI: Santander y el Proyecto Educativo de la Regeneración
243-258-
Resumo 4289
-
PDF (Español) 869
-
HTML (Español) 1701
-
Resumo 4289
DOCUMENTOS
-
Ofelia Uribe:Insurgencia de la subjetividad y la ciudadanía de las mujeres
263-265-
Resumo 966
-
PDF (Español) 287
-
HTML (Español) 183
-
Resumo 966
-
Entrevista con Aline Helg: El oficio de Historiadora, para una Historia de los subalternos
266-288-
Resumo 1281
-
PDF (Español) 344
-
HTML (Español) 506
-
Resumo 1281