Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Mal-estar em relação a alguns aspectos da educação na Colômbia

Resumo

A pandemia de COVID-19 que vivemos nos últimos anos, e que agora foi declarada terminada, não só nos fez passar por momentos de profunda tristeza, grande incerteza e despedidas complexas, como também evidenciou e, em muitos casos, aumentou as disparidades entre as economias dos países, entre contextos rurais e urbanos, entre pessoas de diferentes classes sociais, entre comunidades, grupos e colectivos, bem como entre os recursos e as possibilidades de estudantes e professores, dependendo do local onde vivem, trabalham e de onde vêm. No entanto, também destacou a grande capacidade de adaptação dos indivíduos e das comunidades, o profundo empenhamento dos profissionais de saúde e dos professores, bem como a presença fundamental da criatividade e do potencial de resiliência, empatia e altruísmo.

Palavras-chave

pandemia, educação, peda

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  1. Agamben, G. (2011). Infancia e historia, destrucción de la experiencia y el origen de la historia (5a ed. Argentina). Edición Adriana Hidalgo.
  2. Buitrago, R. E. (2018). Cotidianidad y retos para el profesorado [Editorial]. Praxis & Saber, 9(19), 9-18. http://dx.doi.org/10.19053/22160159.v9.n19.2019.7919 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n19.2018.7919
  3. Buitrago-Bonilla, R. E., & Cárdenas-Soler, R. N. (2017). Emociones e Identidad Profesional Docente: Relaciones e Incidencia. Praxis & Saber, 8(17), 225-247. https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n17.2018.7208 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n17.2018.7208
  4. Buitrago, R. E., & Molina, G. (2021). Profesorado, emociones y escuela. Reflexiones en tiempo de pandemia -covid-19-. Revista Habitus: Semilleros de Investigación, 1(1), Artículo e12551. https://doi.org/10.19053/22158391.12551 DOI: https://doi.org/10.19053/22158391.12551
  5. Buitrago, R. E., & Sáenz, N. Y. (2021). Autoimagen, Autoconcepto y Autoestima, Perspectivas Emocionales para el Contexto Escolar. Educación y Ciencia, (25), Artículo e12759. https://doi.org/10.19053/0120-7105.eyc.2021.25.e12759 DOI: https://doi.org/10.19053/0120-7105.eyc.2021.25.e12759
  6. Deleuze, G., & Guattari, F. (1997). Mil Mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Pre-Textos.
  7. Garrido, A. M., Olivares, M. G., & Rodríguez, J. M. (2016). Otros canales. En F. Gordillo, & M. Grau (Coords.), Comportamiento no verbal:
  8. más allá de la comunicación y el lenguaje (pp. 115-130). Pirámide.
  9. Kennedy, D., & Kohan, W. O. (2014). School and the Future of Scholé: A Preliminary Dialogue. Childhood & Philosophy, 10(19), 199-216.
  10. Kohan, W. (2016). Palabras infantiles… En O. Pulido, & M. T. Suárez, (Orgs.), Filosofando con el universo, voces de la infancia (pp. 4-5). NEFI edições.
  11. Larrosa, J. (2009). Experiencia (y alteridad) en educación. En C. Skliar & J. Larrosa (Comp.), Experiencia y alteridad en educación. Flacso Argentina & HomoSapiens Ediciones.
  12. Maturana, H. (1991). El sentido de lo humano. Paidós.
  13. Masschelein, J. (2019). La escuela como práctica y tecnología de la pertenencia al mundo (Trad. B. A. Morantes, & J. G. Díaz). Praxis & Saber, 10(24), 387-399. https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n24.2019.10034 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n24.2019.10034
  14. Masschelein, J., & Simons, M. (2014). Defensa de la Escuela, una cuestión pública. Miño y Dávila Editores.
  15. Miller, A. (1998). Por tu propio bien. Tusquets Editores.
  16. ONU. (1989). Convención sobre los derechos del niño. Organización de Naciones Unidas (ONU).
  17. Pulido, O., & Suárez, M. T. (Orgs.). (2016). Filosofando con el universo, voces de la infancia. NEFI edições.
  18. Skliar, C. (2019). Como un tren sobre el abismo o contra toda esta prisa. Vaso Roto Ediciones.
  19. Stengers, I. (2013). Au temps des catastrophes. Résister à la barbarie qui vient. La Découverte.
  20. Tome, A., & Tonucci, F. (2013). Con ojos de niña. Graó.
  21. Tonucci, F. (1996). La città dei bambini. Laterza.
  22. Tonucci, F. (2007). Frato 40 años con ojos de niño. Graó.
  23. Tonucci, F. (2019). La ciudad de los niños ¿Por qué necesitamos de los niños para salvar las ciudades? Secretaria de relaciones exteriores y Agencia mexicana de cooperación internacional para el desarrollo.
  24. UNICEF. (2006). Convención sobre los derechos del niño. Nuevo Siglo.
  25. Villafuerte, J., Bello, J., Pantaleón, Y., & Bermello, J. (2020). Rol de los docentes ante la crisis del covid-19. Revista Electrónica Formación y
  26. Calidad Educativa, 8(1), 134-150.

Downloads

Não há dados estatísticos.