Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Uma Escola Normal e um Método. A iniciativa do Frei Matías de Córdova em Chiapas (1828)

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla sobre as iniciativas de ensino que foram realizadas no Estado de Chiapas, México, durante o século XIX, e aborda a ideia que deu origem à Escola Normal de Educação Primária, fundada na Cidade Real pelo Frei Matías de Córdova em 1828. O principal objetivo da pesquisa é conhecer, descobrir, analizar e compreender as principais características desta instituição, bem como o método de “lectoescritura” criado por seu fundador e que foi aplicado com éxito. Outro objetivo é a contextualização desta escola quanto a outras, criadas no México na mesma época, como a de Oxaca ou Zacatecas. Por fim, pretende-se relacionar esta iniciativa com as tendências educativas da época, particularmente a Escola Lancasteriana, e analizar sua transcendencia. O método utilizado consistiu na revisão documental, bibliográfica y hemerográfica sobre o tema, tendo como marco teórico a historia institucional, a nova história das ideais pedagógicas a partir da concepção de Antonio Novoa, e um modelo hermenêutico que permitiu aprofundar nas características da primeira Normal de Chiapas. A partir da pesquisa, é possível concluir que, ainda que a Normal tenha funcionado por pouco tempo, o método de ensino de Matías de Córdova, que foi o seu fundamento, teve uma ampla trascendência, pois ele continuou sendo empregado no século XIX até princípios do XX, tanto no Estado de Chiapas como em outros lugares do México. Assim, a pesquisa aporta conhecimentos relevantes sobre a história da educação no Estado de Chiapas na primera metade do século XIX.

Palavras-chave

Revista Historia de la Educación Latinoamericana; História da educação; História cultural; História latino-americana; História do século XIX

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Morelos Torres Aguilar

Doctor en Historia por la Universidad Nacional Autónoma de México. Profesor en el Departamento de Estudios Culturales, Universidad de Guanajuato. Integrante del grupo de investigación Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana, adscrito a la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. 


Referências

  1. Arnaut Salgado, Alberto. Historia de una profesión. Los maestros de educación primaria en México 1887-1994. México: Centro de Investigación y Docencia Económicas, 1996 Albores, Eduardo J., “El normalismo en Chiapas”, ICACH. Instituto de Ciencias y Artes de
  2. Chiapas, Tercera época, No. 1 (1987): 109 – 139.
  3. Alejo Montes, F. Javier. “Aproximación histórica a la formación institucional de maestros en España”. Campo Abierto, Vol. 28 No. 1 (2009): 131 – 142.
  4. Ávila Fernández, Alejandro. “La formación de los maestros en España: una deuda histórica”. Historia de la educación. Revista interuniversitaria, No. 26 (2007): 327 – 340.
  5. Báez Osorio, Miryam. “Las escuelas normales colombianas y la formación de maestros en el siglo XIX”. hccoS. flevista Cientíßca. Vol. 7, No. 2 (2005): 427 – 450. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.448
  6. Castrejón Díez, Jaime. Ensayos sobre política educativa. México: Instituto Nacional de Administración Pública A. C., 1986.
  7. Curiel Méndez, Martha Eugenia, “La educación normal”. En Historia de la educación pública en México, coordinado por Fernando Solana, Raúl Cardiel Reyes y Raúl Bolaños Martínez. México: Fondo de Cultura Económica / SEP, 2011, 426 – 462.
  8. De Córdova, fray Matías. “El problema del indio (1797)”. Ateneo. Año I. No. 2 (1951): 13 – 30.
  9. De Córdova, Fray Matías. Nuevo método de enseñanza primaria. Tuxtla Gutiérrez: Talleres
  10. Gráficos del Congreso del Kstado (sin año).
  11. Ducoing, Patricia. “Origen de la Escuela Normal Superior en México”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana. Vol. 6. No: 6 (2004): 39 – 56.
  12. Escolano Benito, Agustín. “Las escuelas normales, siglo y medio de perspectiva histórica”. Revista de Educación. No. 269 (1982): 55 – 76.
  13. Galván Lafarga, Luz Elena. “Los inicios de la formación de profesores en México (1821- 1921)”. Revista Historia da Educacao. Vol. 16. No: 38 (2012): 43 – 62. DOI: https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200003
  14. García Ahumada, Enrique. “350 años del natalicio de San Juan Bautista de La Salle”.
  15. Anuario de Historia de la Iglesia. No: 11 (2002): 375 – 381.
  16. García Ruiz, Ramón. “Historia de la educación en Jalisco”. Historia Mexicana. Vol. VI. No. 24 (1957): 548 – 571.
  17. González Orellana, Carlos. Historia de la educación en Guatemala. Guatemala, José de Pineda, 2007.
  18. González Navarro, Moisés, “Sociedad y cultura”. Historia Mexicana. Vol. 1. No. 4 (1952):
  19. -654.
  20. Gutiérrez Hernández Norma; Gutiérrez Hernández Rosalinda; Gutiérrez Hernández, Juana María del Carmen, “Tna kistoria del magisterio en Zacatecas a finales del siglo XIX y principios del XX”. En Estudios interdisciplinarios y espacios históricos, coordinado por Marciano Netzahualcóyotl Méndez y Ricardo Olivares Talavera. Tlaxcala: Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2014, 98 – 116.
  21. Gutiérrez Zuloaga, Isabel. “Contexto histórico en el que se produce la creación de las Escuelas Normales en España”. Revista Interuniversitaria de formación del profesorado. No. 5 (1989): 45 – 60.
  22. Guillén, Flavio. Un fraile prócer y una fábula poema (estudio acerca de fray Matías de Córdova).
  23. Gobierno del Estado de Chiapas, 1981.
  24. Jiménez Landi, Antonio. La institución libre de enseñanza y su ambiente. Tomo III “Período escolar 1881-1907”. Madrid: Ministerio de Educación y Cultura / Universidad Complutense / Universidad de Barcelona / Universidad de Castilla-La Mancha, 1996.
  25. Larroyo, Francisco. Historia comparada de la educación en México. México: Editorial Porrúa, 1947.
  26. Losada Álvarez, Dolores. “La formación de los maestros”. Adaxe. Revista de estudos e experiencias educativas. No. 2 (1986): 45 – 60.
  27. López Sánchez, Hermilo. Apuntes históricos de San Cristóbal de las Casas. Chiapas, edición del autor, 1960.
  28. Meneses Morales, Ernesto. Tendencias educativas oßciales en México. 1821 – 1911. México: Centro de Estudios Educativos / Universidad Iberoamericana, 2001.
  29. Novoa, Antonio. “Carta a un joven historiador de la educación”. Historia y Memoria de la Educación. No. 1 (2015): 23 – 58. DOI: https://doi.org/10.5944/hme.1.2015.14111
  30. Orozco y Jiménez, Francisco. Documentos Inéditos de la Historia de la Iglesia de Chiapas. Tomo II. Tuxtla Gutiérrez: Gobierno del Estado de Chiapas / Consejo estatal para la Cultura y las Artes de Chiapas, 1999
  31. Pérez de los Reyes, Marco A. “Fray Matías de Córdova. Su vida y su obra”. En Memoria del IV Congreso de Historia del Derecho. T. II, coordinado por Beatriz Bernal, México: UNAM / Instituto de Investigaciones Jurídicas, 1988, 857 – 870 .
  32. Robles Ortiz, Elmer. “Las primeras Escuelas Normales en el Perú”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana. Vol. 6. No. 6 (2004): 57 – 86.
  33. Puiz Cervantes, Francisco José; †raYano, Daniela. “‘Porque solo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan. Indígenas y educación en Oaxaca (1823 – 1867)”. Revista de Historia. No. 154 (2006): 191 – 220 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220
  34. Tanck de Estrada, Dorothy. La educación ilustrada, 1786-1836. México: El Colegio de México, 1977.
  35. Tanck de Estrada, Dorothy. “Innovaciones en la enseñanza de la lectura en el México
  36. independiente, 1821-1840”. Nueva Revista de Filología Hispánica. T. XXXVIII, No. 1 (1990): 141 – 162.
  37. Torres Aguilar, Morelos. “La enseñanza de primeras letras en Chiapas en los albores de la independencia, en un contexto iberoamericano”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, Vol. 14 (2010): 139 – 168. DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.1553
  38. Villalpando Nava, José Manuel. Historia de la educación en México. México: Editorial Porrúa, 2005.
  39. Zuluaga, Olga Lucía; Ossenbach, Gabriela (Comps.) Génesis y desarrollo de los sistemas
  40. educativos iberoamericanos Siglo XIX. Tomo I. Bogotá, Editorial Magisterio, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.