Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

(Di)simulações discursivas na fala coloquial andina

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as origens sócio-históricas das discriminações que regem as interações em nossa cultura. Para isso, analisamos os apoios que têm promovido tanto as práticas discursivas explícitas de exclusão como as versões mais (disfarçadas) que, transpostas para um tratamento cortês, também distanciam quem é diferente. Isto é exemplificado por dois casos frequentes de fala coloquial andina. Os resultados permitem-nos constatar que a causa deste comportamento é alimentada pelas heranças que nos foram deixadas pelos fundadores e colonizadores judeus-convertidos, e conclui-se que um dos seus legados para as sociedades ibero-americanas é a perpetuação do complexo de Colombo relacionado à síndrome de Caim. No final, a divulgação desse património e dos seus efeitos sociais é proposta como uma saída para esta tendência histórica.

Palavras-chave

judeu convertido, complexo de Colombo, síndrome de Caim, dissimulação, sobreposição, polidez, antífrase

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  • Aguinis, M. (1992). La gesta del marrano. Planeta.
  • Arango, G. (2019, 29 de enero). La increíble y triste historia de Santa María de la Antigua del Darién, la primera ciudad fundada por los españoles en “Tierra Firme” de América. BBC. https://www.bbc.com/mundo/noticiasamerica-latina-46961742
  • Baer, Y. (1998). Historia de los judíos en la España cristiana (vol. 1). Riopiedras Ediciones.
  • Boyd-Bowman, P. (1968). Índice geobiográfico de cuarenta mil pobladores españoles de América en el siglo XVI. Instituto Caro y Cuervo.
  • Castro, A. (2001). España en su historia: cristianos, moros y judíos. Crítica.
  • Coiffman, F. (2012, 11 oct.). Cristóbal Colón sí era de origen judío: Fundación Samson Trust. El Tiempo. https://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-12299826#
  • Croitoru, I. (1967). De Sefarad al neosefardismo. Editorial Kelly.
  • Derrida, J. (1998). Políticas de la amistad seguido del oído de Heidegger. Trotta.
  • Drivet, L. (2019). Un mundo congelado. Acerca de la desmentida de la ambivalencia. Desde el Jardín de Freud, (19), 67-86. https://doi.org/10.15446/djf.n19.76696
  • Friede, J. (1979). El adelantado don Gonzalo Jiménez de Quesada (vol. 2). Carlos Valencia Editores.
  • García-Dussán, É. (2022). Una mirada decolonial al aula de lengua materna. Revista Arista-Crítica, (2), 38-51. https://doi.org/10.18041/2745-1453/rac.2.8692
  • Gutiérrez, C. (2008, 19 de marzo). ¡Valla polémica! El Espectador. https://www.elespectador.com/bogota/valla-polemica-article-7185/
  • Haddad, G. (2022). El complejo de Caín ¿Un punto ciego en la teoría freudiana? Pontevedra.
  • Israel, I. (1992). La judería europea en la era del mercantilismo,1550-1750. Cátedra.
  • Kamen, H. (2004). La inquisición española. Crítica.
  • Leech, G. (1997). Principios de pragmática. Ediciones Universidad de la Rioja.
  • Melman, Ch. (2002). El complejo de Colón y otros textos. Cuarto de Vuelta Ediciones.
  • Mesa Bernal, D. (1989). Los judíos en el descubrimiento de América. Editorial Kelly.
  • Montaner, G. (2020). Están con nosotros o con los terroristas. El efecto de Al Qaeda y la guerra de Irak en América Latina. Ariadna Ediciones.
  • Moreno-Goldschmidt, A. (2018). Conversos de origen judío en la Cartagena colonial. Vida social, cultural y económica durante el siglo XVII. Editorial PUJ.
  • Navarrete, M. C. (2002). Judeo-conversos en la audiencia del Nuevo Reino de Granada. Siglos XVI Y XVII. Historia Crítica, (23), 73-84. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-16172002000100005
  • Pinzón, A. (2015, 18 de septiembre). A Gonzalo Jiménez de Quesada, creador del “alma” colombiana. Radio Macondo. https://www.radiomacondo.fm/destacado/a-gonzalo-jimenez-de-quesada-creador-del-alma-colombiana/
  • Rábade, M. (2004). Cristianos nuevos. Medievalismo, (13-14), 275-292. https://revistas.um.es/medievalismo/article/view/51301
  • Rincón, C. A. (2019). La construcción del enemigo interno. Una política pública del odio. Desde el Jardín de Freud, (19), 249-262. https://doi.org/10.15446/djf.n19.76722
  • Rincón, N. (2002). Árabes y judíos en Colombia: un modelo de integración social. Memoria y Sociedad, 7(13), 97-115. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/7800
  • Roth, C. (1979). Historia de los marranos. Altalena.
  • Serrano, E. (2016). ¿Por qué fracasa Colombia? Planeta.
  • Serrano, E. (2018). Colombia, historia de un olvido. Planeta.
  • Souza, Th. (2019). No me diga “veci”: arqueología de un modo social. Desde el Jardín de Freud, (19), 239-248. https://doi.org/10.15446/djf.n19.76721
  • Ubric, P. (2011). ¿Cuándo llegaron los primeros judíos a España? Clío, Revista de Historia, (120), 26-33. https://www.ugr.es/~pubric/files/Clio-cuando_llegaron_judios_Espa%C3%B1a.pdf
  • Wachtel, N. (2007). 2007. La fe del recuerdo. Laberintos marranos. FCE.
  • Žižek, S. (2002, 23 de mayo). ¿Estamos en guerra? ¿Tenemos un enemigo? The London Review of Books, 24(10). https://www.nodo50.org/csca/agenda2002/nzizek_6-06-02.html

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.