Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O QUE É A CRISE DA EDUCAÇÃO?

Resumo

A crise da educação pode ser lida como a insatisfação, em diferentes momentos históricos, sobre as formas como ela é realizada. Por isso, a crise se transforma em crítica às práticas escolares, aos métodos de ensino ou à falta de relação entre as conquistas educacionais e os problemas econômicos. Assim entendidas, as crises são múltiplas e, por que não, permanentes. No entanto, o artigo propõe uma leitura diferente. O que está em crise é a educação como acontecimento histórico. Para isso, recorremos a uma revisão dos limites conceptuais da «crise», bem como à caracterização da educação como um conceito moderno, lendo algumas obras pertencentes ao cânone da pedagogia. Ao final, argumenta-se que a crise implica a transição para uma forma de educação que tem um significado antropológico diferente, relacionado a um declínio das finalidades educacionais aliada à noção de futuro, que foi substituída, no século XX, pela uma ideia de presente permanente.

Palavras-chave

crise, Educação, tempo, crítica

PDF (Español) EPUB (Español) HTML (Español) XML (Español)

Referências

  1. Banco Mundial (2022). “Educación”. Disponible en: https://www.bancomundial.org/es/topic/education/overview
  2. Cirlot, J. (1992). Diccionario de símbolos. Barcelona: Labor.
  3. Corominas, J. (1987). Breve diccionario etimológico de la lengua castellana. Madrid: Gredos.
  4. Coombs, P. (1968). La crisis mundial de la educación. Barcelona: Ediciones Península.
  5. Dewey, J. (1951 [1940]). La educación de hoy. Buenos Aires: Losada S.A.
  6. Ferrater, J. (1964). Diccionario de filosofía. Tomo I. Buenos Aires: Editorial Sudamericana.
  7. Gobierno de Colombia; Ministerio de Educación Nacional. (2017). Plan decenal de educación 2016 – 2026. Bogotá: MEN.
  8. Herbart, F. (s/f [1835]). Pedagogía general derivada del fin de la educación. Madrid: Ediciones La Lectura.
  9. Heredia, M. (2014). La educación en Colombia. Saberes técnicos y políticos 1978 – 1994. Bogotá: Editorial Javeriana.
  10. Hubert, R. (1952). Tratado general de Pedagogía. Buenos Aires: El Ateneo.
  11. Kafka, F. (2013 [1917]). Obras completas. Libro electrónico recuperado de: https://asgoped.files.wordpress.com/2013/07/franz-kafka-obras-completas-_pdf.pdf
  12. Kant, I. (1985 [1784]). Filosofía de la historia. México: FCE.
  13. Koselleck, R. (1993). Futuro pasado. Para una semántica de los tiempos históricos. Barcelona: Paidós.
  14. Koselleck, R. (2012). Historias de conceptos. Estudios sobre semántica y pragmática del lenguaje político y social. Madrid: Editorial Trotta.
  15. Martínez, A. (2004) De la escuela expansiva a la escuela competitiva. Dos modos de modernización en América Latina. Bogotá: Anthropos.
  16. Montessori, M. (1988 [1949]). La formación del hombre. México: Diana.
  17. Newton, I. (1987 [1687]). Principios matemáticos de la filosofía natural. Madrid: Alianza.
  18. Nietzsche, F. (2000). Sobre el porvenir de nuestras instituciones educativas. Barcelona: Tusquets.
  19. Nietzsche, F. (2017 [1883]). Así habló Zaratustra. Islas Baleares: Edu Robsy.
  20. Noguera, C. (2017). “La formación como ‘antropotécnica’. Aproximación al concepto de Peter Sloterdijk”. En: Pedagogía y Saberes, (47), 23-30.
  21. Noguera, C.; Rubio, D.; Parra, G. (2022). El ocaso de la educación. Bogotá: En prensa.
  22. Sáenz, 2004. “Introducción”. En: Dewey, J. (2004 [1938]). Experiencia y educación. Madrid: Biblioteca Nueva.
  23. Sáenz, J.; Saldarriaga, O.; Ospina, A. (1997). Mirar la infancia: pedagogía, moral y modernidad en Colombia 1903 – 1946. Bogotá: Foro por Colombia.
  24. Zubiría de, Julián (2022). “La escuela ha sido un espacio muy aburrido”. Entrevista. En: Pulzo. Disponible en: https://www.pulzo.com/nacion/la-escuela-ha-sido-espacio-muy-aburrido-julian-de-zubiria-PP1385518A
  25. Zweig, S. (2011). El mundo de ayer. Memorias de un europeo. Barcelona: Acantilado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)