Culturas do espaço e processos artísticos coletivos - participativos. casos recentes No México D.F., Bogotá D.C. E Medellín
Resumo
O presente artigo aborda distintos aspectos relacionados à espacialização de alguns casos de práticas artísticas coletivas e participativas em lugares específicos de três cidades latino-americanas: México D.F., Bogotá D.C. y Medellín. O texto problematiza a presença de distintos ideários e representações sociais do artístico nas suas dimensões local e global, que estabelecem significados do artístico, do político e o social, que lutam ao se associar a algumas práticas artísticas contemporâneas, os seus agentese instituições. Para isso, propõe uma entrada que se afasta um pouco da teoria e história da arte, tendo como produto um ir e vir constante entre os supostos das práticas artísticas e as ciências sociais.Palavras-chave
práticas artísticas, a cidade latino-americana, culturas populares, arte e transformação social, arte e política, práxis & saber.
Referências
- Alcaldía Mayor de Bogotá, Instituto Distrital de Cultura y Turismo (2005). Políticas culturales Distritales 2004-2016. Bogotá: Instituto Distrital de Cultura y Turismo.
- Bozzano, H. (2009). Territorios posibles. Procesos, lugares y actores. Buenos Aires: Lumiere.
- Ciccolella, P. (1999). ‘Globalización y duplicación en la región metropolitana de Buenos Aires. Grandes inversiones y reestructuración socioterritorial en los años noventa’. Eure. Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales, Vol. XXV, N°. 76, diciembre de 2009, (pp. 5-27). Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile.
- Clifford, J. (2001). Dilemas de la cultura. Antropología, literatura y arte en la perspectiva posmoderna. Barcelona: Gedisa.
- Da Representaçao, N. (2009). ‘Los Espacios Comunes como problema.
- Sociabilidad, gestión y territorio’. Catenazzi, A., Aída Quintar, Cravino,
- M. C., Da Representaçao, N. & Novick, A. El retorno de lo político
- a la cuestión urbana. Territorialidad y acción pública en el Área
- Metropolitana de Buenos Aires. Buenos Aires: Coedición Universidad
- Nacional de General Sarmiento - Prometeo libros.
- Expósito, M. (2008). ‘Introducción’ en Boris Buden (et ál.). Producción
- cultural y Prácticas instituyentes. Líneas de ruptura en la crítica
- institucional. Madrid: Traficantes de Sueños.
- Fals Borda, O. (2000). Acción y Espacio. Autonomías en la nueva República. Bogotá: Tercer Mundo Editores- Universidad Nacional (IEPRI).
- García-Canclini, N. (2002). Culturas populares en el capitalismo. México: Editorial Grijalbo.
- Janoschka, M. (2002). ‘El Nuevo modelo de la ciudad latinoamericana:
- fragmentación y privatización’, Eure. Revista Latinoamericana de
- Estudios Urbano Regionales, Vol. XXVIII, N° 85, diciembre de 2002,
- (pp. 11-29). Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile.
- Martín-Barbero, J. (2002). Oficio de cartógrafo. Travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Santiago de Chile: Fondo de Cultura Económica.
- Montiel, E. (2010). El poder de la cultura. Recurso estratégico del desarrollo durable y la gobernanza democrática. Lima: Fondo de Cultura Económica.
- Moxey, K. (2005). ‘Estética de la cultura visual en el momento de la
- globalización’. Brea, J. L. (ed.); Estudios Visuales. La epistemología de la visualidad en la era de la globalización. Madrid: Akal.
- Navia, P., & Zimmerman, M. (coords.) (2004). Las ciudades latinoamericanas en el nuevo (des)orden mundial. México: Siglo XXI.
- Nivón, E. (2006). La política cultural. Temas, problemas y oportunidades. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, Fondo Regional para la Cultura y las Artes de la Zona Centro.
- Ochoa, A. M. (2003a). Entre los deseos y los deberes. Un ensayo crítico sobre políticas culturales. Bogotá: ICANH.
Downloads
Não há dados estatísticos.