Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A Escola Normal Superior e os testes na Colômbia

Resumo

Baseado nos estudos e documentos e com o método da história social das instituições que afirma que na Colômbia, e que em geral na América Latina, a psicologia nasce dentro de um contexto da pedagogia, o Instituto de Psicologia Experimental iniciou a aplicação psicométrica de teste no ano 1937, dirigido pelo Leo Walther. O interesse fundamental dos estudos psicológicos aplicados à educação se relaciona de modo especial com o diagnóstico e a seleção dos alunos a partir de provas de medição e avaliação. Por causa disso se aplicam os primeiros testes de inteligência como o de Lewis Terman e Army, De outra parte, os testes de Dearborn proporcionam os marcos fundamentais para compreender e tratar as dificuldades de leitura, se aplicam também os testes auditivos de Ballard. Na época aparecem os primeiros manuais sobre a aplicação de testes pelo Alejandro Cano, entre outros, e a primeira tese sobre o tema, elaborada por alunos normalistas superiores.

Palavras-chave

escola normal superior, teste na Colômbia

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  1. Arboleda, B. (1938). La Escala de Terman aplicada en las escuelas del Huila. [Tesis para optar el título de Licenciado en Ciencias Pedagógicas]. Bogotá: Escuela Normal Superior.
  2. ARDILA, R. (1988). 'Mercedes Rodrigo (1891-1982). Revista Latinoamericana de Psicología [20, 3].
  3. ARDILA. Rubén. (1973). La psicología en Colombia, desarrollo histórico. México: Editorial Trillas.
  4. BARÓN, P. & BURITICA, Z. (1936). Observaciones sobre las pruebas mentales de Terman correspondientes a los 7, 8, 9 y 10 a-os y sobre la de Viktor Frankl y Christian Wolff para los 9 meses de edad. [Sección de pedagogía, curso psicología infantil, profesor José Francisco Socarrás, noviembre de 1936, Bogotá].
  5. Beltrán, J. & Lleras, J. (1995). Psicología de la educación. Barcelona: Boixeareu - Universidad de Barcelona.
  6. CANO, Alejandro. (1940). Problemas de la pedagogía experimental. Bogotá: La Vista.
  7. ESCUELA NORMAL SUPERIOR DE COLOMBIA (1940). 'Sección lingüística e idiomas'. Clasificación psicotécnica. [Libro 51, folio 277-278]. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Archivo Facultad de Educación.
  8. Escuela Normal Superior De COLOMBIA (1945). Archivo Facultad de Educación, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. [Datos obtenidos en las diversas pruebas, legajo 94].
  9. Germain, J., Rodrigo, M., Lafora, G. & Madariaga, C. (1930). Pruebas de inteligencia. Método de Terman y Tablas de cocientes intelectuales. Madrid: Instituto Médico Pedagógico, Ediciones de La Lectura.
  10. Giraldo, E. (1944). La capacidad mental de nuestros alumnos. El rendimiento de los test mentales según los grupos sociales y los tipos de inteligencia. [Trabajo presentado para obtener el título de Licenciado en Ciencias de la Educación de la Escuela Normal Superior]. Bogotá.
  11. GUIL, A. & VERA, S. (2011). 'Entre Europa y América Latina: Mercedes Rodrigo, psicopedagoga pionera'. Revista Historia de la Educación Latinoamericana [13, 17, 71-92]. Tunja: RUDECOLOMBIA.
  12. JIMENEZ L., M. (1929). La escuela y la vida. Bogotá: Banco de la República.
  13. LONDOÑO R., C. A. (2004). 'La educación en la democracia integral: El constructivismo práctico de John Dewey y el impacto pedagógico en la Escuela Nueva durante la República Liberal en Colombia'. Revista Cuestiones de Filosofía [6, 13-30]. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  14. MINISTERIO DE EDUCACIÓN (1941). 'Tests y manuales'. Revista de Educación [2, XV]. Lima. MÜLLER de C., I. (1992). La lucha por la cultura. La formación del maestro colombiano en una perspectiva internacional [Vol. 2]. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  15. Noguera, R. (1934). "Conciencia e introspección" Revista Educación. Órgano de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional [8,II]. Bogotá.
  16. ORGANISTA D., P. (2002). 'Rese-a sobre la institucionalización de la psicología en Colombia'. Boletín de la Facultad de Psicología de la Universidad del Bosque. Bogotá: Universidad del Bosque.
  17. Ortega, P. & López, M. (1940). Estudio de estandarización de la prueba colectiva de inteligencia general forma "A" de Lewis A. Terman. Secretaría de Educación Pública. Departamento de Psicología y medio escolar. Instituto Nacional de Psicopedagogía. México.
  18. PEÑA C., T. (1993). 'La psicología en Colombia: historia de una disciplina y una profesión'. Historia social de la ciencia en Colombia [Tomo IX]. Bogotá: Instituto colombiano para el desarrollo de la ciencia y la tecnología, Francisco José de Caldas, COLCIENCIAS.
  19. Pieron, H. (1934). 'Conferencia de psicología dictada en la Facultad de Ciencias de la Educación'. Revista de Educación. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia - Imprenta Nacional.
  20. REVISTA DE EDUCACIÓN (1940). 'Técnicas Norteamericanas'. República Dominicana: La Nación [XII, 58, 1940].
  21. Rodrigo, M. (1949). 'El Instituto de Psicología Aplicada, fundación y plan de estudios'. Revista colombiana de Psicología. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
  22. RODRÍGUEZ R., J. (1962). Sicopedagogía pruebas mentales y de conocimiento. Medellín: Bedout.
  23. Roncancio, J. (1956). 'El Instituto de Psicología en la Universidad Nacional'. Revista de Psicología [1].
  24. SÁENZ, J.; SALDARRIAGA, O. & OSPINA, H. (1998) Mirar la infancia: pedagogía moral y modernidad en Colombia, 1903 – 1946 [Vol. II]. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia – Colciencias – Universidad de los Andes – Ediciones Foro Nacional por Colombia.
  25. SÁENZ O., J. (1992). Saber pedagógico y educación pública en Colombia 1930-1957 [proyecto de investigación]. Bogotá: Foro Nacional Por Colombia. Universidad Pedagógica Nacional.
  26. Siebers, J. (1952). Psicología para maestros y escuelas normales. Tunja: Facultad de Educación. Universidad Pedagógica.
  27. Socarrás, J. F. (1943). Carta enviada a Paul Rivet. Tunja: Archivo Escuela Normal Superior, Facultad de Educación, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  28. TERMAN, L. M., (1916). "The Measurement of Intelligence". An explanation of and a Complete Guide for the Use of the Stanford Revision and Extensión of the Binet-Simon Intelligence Scale, Riverside Textbooks in Education. Recuperado de 07-05-2011] En http://www.gutenberg.org/catalog/world/readfile?fk_files=1521213&pageno=1 Producido por Autrey Longhurst, Laura Wisewell and the Online Distributed Proofreading.
  29. https://doi.org/10.1037/10014-000

Downloads

Não há dados estatísticos.