Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A ideologia da paz nas manchetes de imprensa da revista semana

Resumo

O artigo analisa as manchetes da revista Semana, a fim de desvendar a ideologia por ela promovida a respeito do processo de paz nos primeiros quatro meses do mandato de Iván Duque. Para isso, identificou-se a forma como os diferentes atores do pós-conflito foram apresentados e nomeados, foram analisadas as estratégias discursivas utilizadas na revista, além da linguagem retórica e suas implicações discursivas. O paradigma que norteia o estudo é o sociocrítico com abordagem qualitativa. O tipo de pesquisa é a análise crítica do discurso. O método de análise e interpretação considera três etapas: exploratória de corpus, exploratória descritiva e exploratória analítica. Um subcorpus de 23 manchetes foi feito. Conclui-se que em seu discurso jornalístico a revista cria uma estrutura ideológica sobre as crenças, atitudes e valores de diferentes atores, estabelecendo grupos de opinião a favor do processo de paz e contra as posições e decisões do presidente que prejudicam o processo.

Palavras-chave

análise do discurso, processo de paz, ideologia e poder, discurso jornalístico, imprensa escrita

XML (Español) PDF (Español)

Referências

  1. Aguillón, P. & Molero, L. (2011). Estrategias ideológicas en la construcción de los titulares de sucesos en la prensa regional venezolana. Boletín de Lingüística, (23), 35-36. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34723240002
  2. Álvarez, L. & Suárez, L. (2016). Análisis crítico del discurso en la apertura de los diálogos de paz en Colombia (2012). Cuadernos de Lingüística Hispánica, (28), 69-89.
  3. Cairo, H. & Ríos, J. (2019). Las élites políticas y la paz territorial en Colombia: un análisis de discurso en torno al Acuerdo de Paz. Revista Española de Ciencia Política, (50), 91-113. https://doi.org/10.21308/recp.50.04
  4. Chaoudri, I. (2016). Análisis discursivo de los titulares de prensa sobre la inmigración marroquí (2007-2013). (Tesis doctoral). Universidad de Alicante, España.
  5. Charaudeau, P. (2002). ¿Para qué sirve analizar el discurso político? Designis, (2), 109-124. http://www.designisfels.net/publicaciones/revistas/2.pdf
  6. Londoño, O. (2013). Entrevista a Teun A. van Dijk. Universidad de Ibagué.
  7. Monedero, J. C. (2016). Lenguaje, ideología y poder (2.a ed.) Ediciones Castilla.
  8. Ortiz, A. (2015). Enfoques y métodos de investigación en las ciencias sociales yhumanas. Ediciones de la U.
  9. Palacios, J. (2019). ¿A favor de quién? Análisis crítico de titulares y fotografías de prensa sudamericana, en el caso “Operación Libertad” -Venezuela. En 1er. Congreso Internacional de Ciencias Humanas. Humanidades entre pasado y futuro, Escuela de Humanidades, Universidad Nacional de San Martín, Gral. San Martín. https://www.aacademica.org/1.congreso.internacional.de.ciencias.humanas/1525
  10. Pardo, N. (2013a). Análisis crítico del discurso: conceptualización y desarrollo. Cuadernos de Lingüística Hispánica, (19), 41-62. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/linguistica_hispanica/article/view/447
  11. Pardo, N. (2013b). Cómo hacer análisis crítico del discurso. Una perspectiva latinoamericana. Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/20012/C%c3%b3mo%20hacer%20ACD.pdf
  12. Pizarro, T. (2018). Lenguaje, ideología y poder: posicionamientos desde la pragmática y el análisis crítico del discurso. Question, 1(58), e057. https://doi.org/10.24215/16696581e057
  13. Sánchez, J. P. (2006). El culturalismo: atrofia o devastación. Revista Perfiles Latinoamericanos, 27, 193-225. https://perfilesla.flacso.edu.mx/index.php/perfilesla/article/view/231/185
  14. Van Dijk, T. A. (1994). Discurso, poder y cognición social. En Conferencias en la Universidad del Valle, dictadas en octubre de 1994, Maestría en Lingüística. http://www.discursos.org/oldarticles/Discurso,%20poder%20y%20cognici%F3n%20social.pdf
  15. Van Dijk, T. A. (1996). La noticia como discurso, comprensión, estructura y producción de la información. Paidós Ibérica.
  16. Van Dijk, T. A. (1999). Ideología. Editorial Gedisa.
  17. Van Dijk, T. A. (2003). Ideología y discurso. Ariel Lingüística.
  18. Van Dijk, T. A. (2004). From Text Grammar to Critical Discourse Analysis. In T. A. vanDijk, From Text Grammar to Critical Discourse Analysis (p. 46). UniversitatPompeu Fabra. http://www.discourses.org/OldArticles/From%20text%20grammar%20to%20critical%20discourse%20analysis.pdf
  19. Van Dijk, T. A. (2009). Discurso y poder. Contribuciones a los estudios críticos del discurso. Editorial Gedisa. Van Dijk, T. A. & Rodrigo, I. (1999). Análisis del discurso social y político. Editorial Abya-Yala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.