Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

As atitudes investigativas na formação escolar

Resumo

Este é um artigo de reflexão, resultado da pesquisa sob o nome “Atitudes investigativas de jovens num processo de formação em investigação na escola”. O campo de interes está centrado em fazer uma comparação teórica crítica na frente da formação investigativa, desde a proposta de diferentes atitudes investigativas nos processos formativos da escola. Quanto à metodologia se constrói desde a revisão teórica de autores, fazendo à sua vez uma exploração da problemática. Narram-se as dificuldades manifestadas em torno à formação investigativa e a relação desse tipo de educação na visão positivista tradicional. Faz-se a proposta de visualizar distintas atitudes na formação investigativa escolar (experiência da infância, conhecimento de sem mesmo e condição crítico-reflexiva), baseada na subjetividade da sala de aula, que colocam como objeto de reflexão e ação ao educando em um processo de pesquisador.

Palavras-chave

Atitude, investigação, formação, escola.

PDF (Español)

Referências

  • BESLEY, T. & MARSHALL, J. (2005). 'Foucault and Disciplining the Self'. Educational Philosophy and Theory [37, 3, 309-315].
  • https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2005.00121.x
  • Bourdieu, P. (2001). El oficio del Científico: Ciencia de la ciencia y reflexividad. Barcelona: Editorial Anagrama.
  • Bustamante, G. (1998). '¿Se puede formar en la investigación?' Revista Pedagogía y Saberes [11, 17-23]. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • CUBILLOS, S. & cols. (2001). Educar para pensar, La actitud filosófica: un concepto de formación. Cali: Univalle.
  • Deleuze, G. & Guattari, F. (1997). Mil Mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos.
  • Deleuze, G. & Parnet, C. (1987). Diálogos. Valencia: Pre-Textos.
  • Díaz, B. F. & Rigo, M. A. (2000). 'Formación docente y educación basada en competencias'. Valle, M. A. [coord.]. Formación en competencias y certificación profesional. Pensamiento Universitario. Tercera época. México: CESU/UNAM.
  • Flórez, R. (1998). Hacia una pedagogía del conocimiento. Bogotá: McGraw Hill.
  • Florence, M. "Foucault, M." (1984). Dictionaire des Philosophes [297-298]. Paris.
  • Foucault, M. (1981). Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Editorial Paidós.
  • Foucault, M.(1999). Estética, Ética y Hermenéutica. Obras esenciales. Vol. III. Barcelona: Paidós Ibérica.
  • FOUCAULT, M. (2005). Vigilar y Castigar. Espa-a: Siglo XXI Editores.
  • Freire, P. (1992). Pedagogía del Oprimido. México: Siglo XXI Editores.
  • Gil, M. (2001). 'Filosofía y Actitud Pedagógica'. Cubillos, S. Educar para pensar, La actitud filosófica: un concepto de formación [87-97]. Cali: Univalle.
  • Gimeno, J. & Pérez, A. (1992). Ense-anza para la comprensión. Comprender y transformar la ense-anza. Madrid: Morata.
  • Giraldo, R. (2011). 'Modernidad y parrhesía. Michel Foucault y la cuestión de la resistencia como éthos'. Revista Estudios de Filosofía [137-147]. Antioquia: Universidad de Antioquia.
  • Giroux, H. (2004). Teoría y resistencia en educación: Una pedagogía para la oposición. México:Siglo XXI Editores.
  • Guba, E. & Lincoln I. (2000). 'Paradigmas en competencia en la investigación cualitativa'. Denman, C. A & Haro, J. A. [ed.]. Por los rincones. Antología de métodos cualitativos en investigación social [113-145]. Sonora: El Colegio de Sonora.
  • Henao, L. (2001). 'Una nueva actitud para la educación del tercer milenio'. Cubillos, S. Educar para pensar, La actitud filosófica: un concepto de formación [39-65]. Cali: Univalle.
  • Kant, E. (1980). Réflexions sur l’education. Paris: Vrin.
  • KINCHELOE, L. (2005). 'On to the Next Level: Continuing the Conceptualization of the Bricolage'. Magazine Qualitative Inquiry [11, 3, 323-350]. Sage Publications.
  • https://doi.org/10.1177/1077800405275056
  • Kohan, W. (2009). Filosofía e Infancia. México D.F.: Progreso.
  • Larrosa, J. (1995). 'Tecnologías del yo y educación. Notas sobre la construcción y la mediación de la experiencia de sí'. Larrosa, J. [Ed.]. Escuela, poder y subjetivación [259-232]. Madrid: La Piqueta.
  • LARROSA, J. (2003). La experiencia y sus lenguajes. [Conferencia]. Recuperado en septiembre de 2011 de www.me.gov.co.ar/curriform/publica/oei_20031128/ponencia_larrosa.pdf
  • Liebel, M. (2007). 'Jóvenes investigadores'. Revista Encuentro [78, 6-18]. Argentina: Pontificia Universidad Católica de Argentina.
  • Lipman, M. (1998). Pensamiento Complejo y Educación. Madrid: Ediciones de la Torre.
  • Meirieu, P. (1998). Frankenstein Educador. Barcelona: Editorial Laertes S.A.
  • Melich, C. (2002). Filosofía de la Finitud. Barcelona: Editorial Herder.
  • MESSINA, G. (2011). 'Investigación y Experiencia'. Revista Praxis & Saber [4, 61-75]. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Maestría en Educación.
  • MORENO, M. (2005). 'Potenciar la educación. Un currículum transversal de formación para la investigación'. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (REICE) [3, 1]. Recuperado de http://redalyc.uaemex.mx/pdf/551/55130152.pdf
  • Pineda, D. (2004). Filosofía para jóvenes, el ABC. Bogotá. Editora Beta.
  • Pineda, D. (2008). La construcción del oficio investigador: Una perspectiva Sherlokiana. Bogotá: Meditaciones Sherlokianas.
  • Quiceno, C. (1988). Corrientes pedagógicas en el siglo XX en Colombia. Bogotá: Universidad del Valle.
  • Rancière, J. (2007). El maestro ignorante. Cinco lecciones para la emancipación intelectual. Buenos Aires: Libros del Zorzal.
  • RODRÍGUEz, A. (1976). Psicología social. México: Trillas.
  • Schmid, W. (2002). En busca de un nuevo arte de vivir. La pregunta por el fundamento y la nueva fundamentación de la ética en Foucault. Cano, G. [Trad.]. Barcelona: Pre-Textos.
  • Secord, P. & Backman, C. (1964). Social Psychology. New York: McGraw-Hill.
  • VALERA, G. (2001). 'Escuela, alteridad y experiencia de sí: La producción pedagógica del sujeto'. Revista Educere [5, 13, 25-29]. Mérida: Universidad de los Andes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)