Papel dos marcadores discursivos na compreensão de leitura
Resumo
Este artigo é resultado de um estudo cujo objetivo foi determinar se a ausência de marcadores discursivos —estruturadores e conectores da informação— afeta o nível de compreensão da leitura. Para isso, implementou-se um experimento com alunos do primeiro semestre de vários programas acadêmicos de uma universidade pública colombiana usando uma abordagem quantitativo-descritiva com um desenho quase experimental, por meio de um teste de compreensão de leitura com um grupo de controle e um experimental. O grupo experimental recebeu o texto sem os marcadores. Os dados foram analisados à luz de um teste estatístico da hipótese de pesquisa. Os resultados mostraram que a presença -ou ausência- desta classe de marcadores não afeta o processamento de informações literais ou inferenciais no texto, sim é feito com respeito ao processamento metalinguístico do texto, o que supõe um nível de abstração maior por parte do leitor.
Palavras-chave
compreensão leitora, conectores, estruturadores da informação, habilidades metalinguísticas, marcadores discursivos
Referências
- Al-Qahtani, A. A. (2015). The Effect of Explicit Instruction of Textual Discourse Markers on Saudi EFL Learners’ Reading Comprehension. English Language Teaching, 8(4), 57-66. http://dx.doi.org/10.5539/elt.v8n4p57
- Al-Surmi, M. (2011). Discourse Markers and Reading Comprehension: Is there an effect? Theory & Practice in Language Studies, 1(12), 1673-1678. https://doi.org/10.4304/tpls.1.12.1673-1678
- Archila, P. A., Luna-Calderón, P. & Mesa-Piñeros, M. (2017). El empleo espontáneo de conectores y vocabulario relacionado con las ciencias: implicaciones en la argumentación escrita. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 14(1), 3-23. https://rodin.uca.es/handle/10498/18843
- Asassfeh, S. M. (2014). Linguistic Intelligence and Logical Intelligence: Which Is Determinant for Logical Connector (LC) Comprehension by EFL Readers? Southern African Linguistics and Applied Language Studies,32(3), 357-363. https://doi.org/10.2989/16073614.2014.997066
- Bisbe, L. L. (2018). ‘No obstante, no es parte de esta discusión…’. Aportes para el estudio de una estrategia interpersonal de guía al lector en la comprensión de textos académicos. Lengua y Habla, 23, 470-477. https://www.redalyc.org/journal/5119/511966657027/511966657027.pdf
- Cabrera, M. & Caruman, S. (2018). Relación entre tipo de texto y comprensión lectora en una prueba estandarizada chilena. Perfiles Educativos, 40(161), 107-127. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982018000300107
- Caracas, B. & Ornelas, M. (2019). La evaluación de la comprensión lectora en México. El caso de las pruebas EXCALE, PLANEA y PISA. Perfiles Educativos, 41(64), 8-27. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.164.59087
- Cortés, J. A., Daza, J. & Castañeda, J. G. (2019). Relación del entorno socioeconómico con el desempeño de la comprensión lectora en universitarios. Revista de Ciencias Sociales, 25(4), 119-133. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7202003
- De-La-Peña, C. & Ballell, D. (2019). Comprensión lectora: contribución de la memoria de trabajo verbal en Educación Primaria diferenciada. Ocnos Revista de Estudios sobre Lectura, 18(1), 31-40. https://doi.org/10.18239/ocnos_2019.18.1.1898
- Figueroa, S. & Gallego, J. L. (2018). Vocabulario y comprensión lectora en escolares chilenos de primer ciclo básico. Ocnos Revista de Estudios sobre Lectura, 17(1), 32-42. https://doi.org/10.18239/ocnos_2018.17.1.1521
- García, J. & García, D. (2012). Políticas lingüísticas en Colombia: tensiones entre políticas para lenguas mayoritarias y lenguas minoritarias. Boletín de Filología, 47(2), 47-70. https://boletinfilologia.uchile.cl/index.php/BDF/article/view/26550
- Gómez, J. D. (2017). A Model for the Strategic Use of Metacognitive Reading Comprehension Strategies. Profile, Issues in Teachers Professional Development, 19(2), 187-201. https://doi.org/10.15446/profile.v19n2.58826
- Hernández, J. & Sanabria, K. M. (2018). Estrategias metacognitivas: engranaje de la comprensión lectora. La Tercera Orilla, (21), 51-64. https://doi. org/10.29375/21457190.3475
- Herrada-Valverde, G. & Herrada, R. I. (2017). Análisis del proceso de comprensión lectora de los estudiantes desde el modelo construcción-integración. Perfiles Educativos, 39(157), 181-197. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S018526982017000300181&script=sci_abstract&tlng=pt
- Hoek, J., Zufferey, S., Evers-Vermeul, J., & Sanders, T. J. M. (2017). Cognitive Complexity and the Linguistic Marking of Coherence Relations: A Parallel Corpus Study. Journal of Pragmatics, 121, 113-131. https://doi.org/10.1016/j.pragma.2017.10.010
- Jafarinejad, R., & Tavakoli, M. (2011). Investigating the Relationship Between Discourse Markers, Language Proficiency and Reading Comprehension: A Case of Some Iranian University Students. Procedia, Social and Behavioral Sciences, 15, 1526-1530. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.03.324
- Jiménez Cuellar, J. A. (2016). Consciencia metalingüística y comprensión lectora: un estudio con niños de primaria [Trabajo de grado] Universidad Autónoma de Querétaro, Facultad de Psicología. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.12513.86884
- Londoño, D. A. (2015). De la lectura y la escritura a la literacidad: una revisión del estado del arte. Anagramas: Rumbos y Sentidos de la Comunicación, 13(26), 197-220. https://repository.udem.edu.co/handle/11407/1484
- Medina, I. P. & González, C. (2021). La construcción de inferencias en la comprensión lectora: una investigación correlacional. Educatio Siglo XXI, 39(1), 167-188. https://doi.org/10.6018/educatio.451971
- Moncada, F. (2018). Interacción entre conectores y conocimiento previo en el procesamiento de la coherencia causal. Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación, 76, 179-196. https://doi.org/10.5209/CLAC.62504
- Ochoa, M. E., Del Río, N. E., Mellone, C. & Simonetti, C. E. (2019). Eficacia de un programa de mejora de la comprensión lectora en Educación Primaria. Revista de Psicología y Educación, 14(1), 63-73. https://doi.org/10.23923/rpye2019.01.172
- Pascual-Gómez, I. & Carril-Martínez, I. (2017). Relación entre la comprensión lectora, la ortografía y el rendimiento: un estudio en Educación Primaria. Ocnos Revista de Estudios sobre Lectura, 16(1), 7-17. https://doi.org/10.18239/ocnos_2017.16.1.1167
- Platas-García, A., Castro-Manzano, J. M., Reyes-Meza, V. & Gaona-Gordillo, I. (2018). Influencia de la longitud, la complejidad y la inferencia en la resolución de pruebas de comprensión lectora inferencial. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 11(1), 73-92. https://doi.org/10.15366/riee2018.11.1.006
- Portolés, J. (2001). Marcadores del discurso. Ariel. https://www.academia.edu/39560733/Los_marcadores_del_discurso_2016_
- Quispe-Morales, R. A. (2022). Desarrollo de la conciencia metalingüística para la comprensión lectora en castellano como segunda lengua. Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.11
- Romero-Contreras, S., Silva-Maceda, G. & Snow, C. E. (2021). Vocabulario académico y habilidades de lenguaje académico: predictores de la comprensión lectora de estudiantes de primaria y secundaria en México. Pensamiento Educativo, Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 58(2). https://dx.doi.org/10.7764/pel.58.2.2021.4
- Romero, M.A., Linares, R. & Rivera, Z. (2017). La lectura como práctica socio-cultural. Bibliotecas. Anales de Investigación, 13(2), 224-230. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/57733
- Schleicher, A., & Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos [OCDE]. (2019). PISA 2018 Insights and Interpretations. OCDE. https://www.oecd.org/pisa/PISA%202018%20Insights%20and%20Interpretations%20FINAL%20PDF.pdf
- Sepúlveda-Torres, L., Sanches, M., & Aluísio, S. M. (2019). Automatic Detection and Correction of Discourse Marker Errors Made by Spanish Native Speakers in Portuguese Academic Writing. Language Resources and Evaluation, 53(3), 525-558. https://doi.org/10.1007/s10579-019-09467-3
- Van Silfhout, G., Evers-Vermeul, J., & Sanders, T. (2015). Connectives as Processing Signals:
- How Students Benefit in Processing Narrative and Expository Texts. Discourse Processes, 52(1), 47-76. https://doi.org/10.1080/0163853X.2014.905237
- Vega, Y., Torres, A. M. & Del Campo, M. (2017). Habilidades metamorfológicas y su incidencia en la comprensión lectora. Revista Signos, 50(95), 453-471. http://doi.org/10.4067/S0718-09342017000300453
- Vyatkina, N. (2013). Specific Syntactic Complexity: Developmental Profiling of Individuals Based on an Annotated Learner Corpus. The Modern Language Journal, 97(S 1), 11-30. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2012.01421.x