Desenho e implementação de uma sequência didática para a instrução do conceito de elemento químico no ensino secundário
Resumo
Este estudo propõe a implementação de uma sequência didática baseada no modelo de aprendizagem como investigação orientada, para a instrução do conceito de elemento químico no ensino secundário. Seu desenho baseou-se nas ideias anteriores dos estudantes e na análise histórica deste conceito. A avaliação foi feita comparando grupos de estudantes que seguiram esta sequência didática com grupos de estudantes que mantiveram o ensino tradicional. Os resultados revelam que os estudantes dos grupos experimentais em relação aos grupos de controle: 1) apresentam um melhor manejo na definição processual de substância no nível macroscópico; 2) definem melhor o conceito de elemento químico no âmbito da teoria daltônica; 3) distinguem melhor os conceitos de substância simples e elemento químico; e 4) apresentam uma melhor distinção do conceito microscópico de mistura — de substâncias simples ou substâncias compostas — quando é utilizada uma sequência didática de orientação construtivista.
Palavras-chave
elemento químico, primeiro nível de ensino secundário, ensino de ciências, ensino de química
Referências
Caamaño, A., Mayós, C., Mestre, G. & Ventura, T. (1983). Consideraciones sobre algunos errores conceptuales en el aprendizaje de la química en el bachillerato. Enseñanza de las Ciencias, 1(3), 198-200. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/50673
Fernández, I., Gil, D., Carrascosa, J., Cachapuz, A., & Praia, J. (2002). Visiones deformadas de la ciencia transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, 20(3), 477-488.
Furió-Más, C. (1994). Tendencias actuales en la formación del profesorado. Enseñanza de las Ciencias, 25(2), 241-258.
Furió-Más, C., & Domínguez-Sales, C. (2007). Problemas históricos y dificultades de los estudiantes en la conceptualización de sustancia y compuesto químico. Enseñanza de las Ciencias, 25(2), 241-258. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/87876
Furió-Más, C., & Furió-Gómez, C. (2009). ¿Cómo diseñar una secuencia de enseñanza de ciencias con una orientación socioconstructivista? Educación Química, (Junio), 246-251.
Furió-Más, C., Domínguez-Sales, C., & Guisasola, J. (2012). Diseño e implementación de una secuencia de enseñanza para introducir los conceptos de sustancia y compuesto químico. Enseñanza de las Ciencias, 30(1), 113-128. https://dx.doi.org/10.5565/rev/ec/v30n1.575
Guisasola, J., Furió-Más, C., & Ceberio, M. (2008). Science Education Based on Developing Guided Research. En M. Thomas (Ed.), Science Education in Focus (pp. 173-202). Nova Publishers, Inc.
Heumann, C. & Schomaker, M. (2016). Introduction to statistics and data analysis. Springer.
https://doi.org/10.1007/978-3-319-46162-5
Laugier, A., & Dumon, A. (2003). Obstacles épistémologiques et didactiques à la construction du concept d´elément chimique: quelles convergences? Didaskalia, (22), 69-97. https://doi.org/10.4267/2042/23921
López-Valentín, D. (2008). La enseñanza y el aprendizaje del concepto de elemento químico en la educación secundaria y el bachillerato. Análisis crítico y propuesta de mejora [Tesis doctoral inédita]. Universitat de València, España.
López-Valentín, D. (2013). Presencia de la visión ahistórica y aproblemática de la ciencia en la enseñanza del concepto de elemento químico. En C. Celestino & M. Brzenzinski (Orgs.). Aprendendo ciencia e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas (pp.451-460). Tipographia Editora Expressa.
López-Valentín, D., & Furió-Más, C. (2013). Diseño de una secuencia de enseñanza para introducir el concepto de elemento químico en la educación secundaria. Enseñanza de las Ciencias, (Extraordinario), 1997-2001. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307672
López-Valentín, D., & Furió-Más, C. (2020). Desarrollo histórico y epistemológico de los conceptos elemento químico, sustancia y sustancia simple (Primera parte). Educación Química, 31(4), 131-143. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2020.4.75258
López-Valentín, D., & Furió-Más, C. (2021). El concepto actual de elemento químico: ¿uno o dos significados? Implicaciones en su enseñanza. Segunda parte. Educación Química, 32(1).
McComas, W., Clough, M., & Almazroa, H. (1998). The role and character of the nature of science in science education. En W. McComas (Ed.), The nature of science in education, rationales and strategies (pp. 3-39). Kluwer Academic Publishers.
Méheut, M. (2004). Teaching-learning sequences: aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, 26(5), 515-535. https://doi.org/10.1080/09500690310001614762