Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Colonialidade do saber na educação ambiental: a necessidade de diálogos de saberes

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a educação ambiental nas universidades, entendida como a aquisição de critérios ambientais para tomar decisões responsáveis com e face à vida. Este texto investiga as raízes da forma como o Ocidente moderno entendeu o conceito de ambiente e as diferentes perspectivas políticas, económicas e sociais que cruzam seu entendimento, para posteriormente propor a necessidade de diversificar estes pontos de vista, de modo que as formas de compreensão dos problemas ambientais sejam também alargadas. Se analisarmos a forma como o conceito de ambiente é entendido, a maneira de entender os problemas ambientais muda. Através de um escrutínio documental crítico, este artigo apresenta o contexto e a concepção de ambiente. Em seguida, apresenta-se a noção de modernidade/colonialidade e a importância da colonialidade do saber para demonstrar como ela influencia a ideia de natureza. Por último, apresenta-se um diálogo de saberes e propõe-se a perspectiva da hermenêutica diatópica, que ajuda a dissolver possíveis mal-entendidos, por exemplo, em torno da proposta da “natureza como sujeito de direito”.

Palavras-chave

colonialidade do saber, educação ambiental, diálogo, hermenêutica diatópica

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

Alimonda, H. (Ed.). (2011). La naturaleza colonizada, Ecología política y minería en América Latina (1a ed.). Ediciones CICCUS, CLACSOO. http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/grupos/alimonda.pdf7

Arias, Y. (2013). Declarar a la naturaleza como sujeto de derecho en el marco de la alternativa al desarrollo “buen vivir”: tensiones, oposiciones e implicaciones, desde una perspectiva epistemológica. Universidad Pontificia Bolivariana.

Baquero, S., Caicedo, J., & Rico, J. (2015). Colonialidad del saber y ciencias sociales: una metodología para aprehender los imaginarios colonizados. Análisis Político, 85, 76-92. https://revistas.unal.edu.co/index.php/anpol/article/view/56248

Castro, S. (2017). Una pedagogía bonsái al servicio de la colonialidad del ser y saber musical. Un estudio en perspectiva autoetnográfica. Revista Internacional de Educación Musical, 5, 139-147. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6255049

Castro-Gómez, S., & Grosfoguel, R. (2007). El Giro Decolonial, Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar. http://www.unsa.edu.ar/histocat/hamoderna/grosfoguelcastrogomez.pdf

Castro-Gómez, S., & Restrepo, E. (2008). Colombianidad, población y diferencia. En S.

Castro-Gómez, & E. Restrepo (Eds.), Geneaologías de la colombianidad: formaciones discursivas y tecnológicas (1ª ed., pp. 10-40). Editorial Pontificia Universidad Javeriana. https://www.researchgate.net/publication/331235101_Genealogias_de_la_colombianidad_formaciones_discursivas_y_tecnologicas

Estermann, J. (2008). Si el sur fuera el norte, chakanas interculturales en Andes y Occidente. Abya Yala.

Estermann, J. (2017). Hermenéutica diatópica y filosofía andina, esbozo de una metodología del filosofar intercultural. Revista FAIA, 6(27), 1-7. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5845469

Farah, I. (2014). Colonialidad del Saber, Pluralismo epistemológico y Modernidad. En P. Martins, M. Araújo, B. Freire, & É. Lira (Eds.), Guía sobre post-desarrollo y nuevos horizontes utópicos (pp. 44-50). Estudios Sociológicos Editora. http://estudiosociologicos.org/portal/guia-sobre-post-desarrollo-y-nuevos-horizontes-utopicos/

Freire, P. (2001). Política y educación (5a ed.). Siglo XXI.

Gómez, C. (2015). La hermenéutica intercultural de Raimon Panikkar. Franciscanum, LVII, 19-43. http://www.scielo.org.co/pdf/frcn/v57n164/v57n164a02.pdf

Koczanowicz, L. (2011). Beyond dialogue and antagonism: a Bakhtinian perspective on the controversy in political theory. Theory and Society, 40(5), 553-566. https://doi.org/10.1007/s11186-011-9151-7

Lander, E., & Coronil, F. (2000). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. CLACSO.

Leff, E. (1994). Ecología y capital, racionalidad ambiental, democracia participativa y desarrollo sustentable (2ª ed.). Siglo XXI.

Leff, E. (1998). Saber ambiental, sustentabilidad, racionalidad, complejidad, poder (1ª ed.). Siglo XXI.

Leff, E. (2004). Más allá de la interdisciplinariedad. Racionalidad ambiental y diálogo de saberes. Seminario internacional. Diálogo sobre la interdisciplina. ITESO. Guadalajara, 27-28 de septiembre. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000206&pid=S1794-2489200800020001300057&lng=en

Leff, E. (2006). Aventuras de la Epistemología Ambiental: de la articulación de ciencias al diálogo de saberes (1a ed.). Siglo XXI.

Leff, E. (2008). Discursos sustentables (1ª ed.). Siglo XXI.

Maldonado-Torres, N. (2007). Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. En S. Castro-Gómez, & R. Grosfoguel (Eds.), El giro decolonial, reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global (pp. 127-168). Siglo del Hombre Editores. http://www.unsa.edu.ar/histocat/hamoderna/grosfoguelcastrogomez.pdf

Mejía, M. (2005). Hacia una filosofía andina, doce ensayos sobre el componente andino de nuestro pensamiento. http://lengamer.org/admin/language_folders/quechuadecusco/user_uploaded_files/links/File/Qhapaqkuna/Filosofia_Andina.pdf

Mota, L. (2016). La colonialidad del saber en la enseñanza de políticas públicas en instituciones de educación superior en México. Estudios Políticos, (49), 239-259. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17533/udea.espo.n49a13

Pachón, D. (2008). Nueva perspectiva filosófica en América Latina: el grupo Modernidad/Colonialidad. Ciencia Política, 5, 8-35. https://revistas.unal.edu.co/index.php/cienciapol/article/view/17029

Panikkar, R. (1990). Sobre el diálogo intercultural (1ª ed.). Editorial San Esteban.

Quijano, A. (1992). Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú Indígena, 13(29), 11-20. https://www.lavaca.org/wp-content/uploads/2016/04/quijano.pdf

Quijano, A. (2000). Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of World-Systems Research, 2(2), 342-386. http://cisoupr.net/documents/jwsr-v6n2-quijano.pdf

Ronde de, C. (2014). Colonialidad del saber/poder en la educación y el conocimiento científico-tecnológico en América Latina. El caso de la mecánica cuántica en la investigación y la formación universitaria. Revista de Enseñanza de La Física, 26(1), 355-363. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5192252

Sobrevilla, D. (2008). La filosofía andina del P. Josef Estermann Quito: Abya-Yala, 1998. Solar, 4, 231-247. http://www.saavedrafajardo.org/archivos/solar/04/solar-004-10.pdf

Untoja, F., & Mamani, A. (2013). Pacha el pensamiento simultáneo (1ª ed.). Creativa.

Walsh, C. (2017). ¿Interculturalidad y (de)colonialidad? Gritos, grietas y siembras desde Abya-Yala. Em A. Garcia (Ed.), Poéticas e políticas da linguagem em vias de descoloniazaçâo (1ª ed., pp. 1-29). Pedro & Joâo Editores. https://redivep.com/sitio/wp-content/uploads/2018/04/CATHERIN-WALSH.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.