Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Em busca do rural: O currículo de escolas em territórios rurais altoandinos

Resumo

A educação na Colômbia, na zona urbana e rural, vem se convertendo em uma prioridade para o Ministério da Educação Nacional (MEN). Contudo, para que isso seja efetivo é necessário se atentar para onde é realizada a construção do currículo adequado ao território. Este é o ponto de partida de nossa pesquisa: descrever as perspectivas implícitas e explicita na ruralidade nos currículos das instituições que ali estão localizadas. A metodologia utilizada baseia-se a partir da pesquisa qualitativa sustentada na técnica de análise do conteúdo descritivo. Os resultados revelam que os componentes curriculares são comuns para seis escolas rurais, pois nas malhas prevalece o interesse na aprendizagem par avaliar a qualidade de acordo com os desempenhos e os padrões básicos de aprendizagem, mas tudo que é relacionado ao estudo no meio rural é omitido. Conclui-se que é há um currículo oficial na ruralidade com interesses externos ao contexto dos estudantes, centrado na eficiência e no controle de aprendizagem acadêmico, onde o território é excluído

Palavras-chave

educação rural, currículo, território rural, currículo adequado

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  • Abós, P., Boíx, R., Domingo, L., Lorenzo, J., & Rubio, P. (2021). El reto de la escuela rural: hacer visible lo invisible. Grao.
  • Aigeneren, M. (2009). Análisis de contenido: Una introducción. Centro de Estudios de Opinión. https://revistas.udea.edu.co › article › download
  • Angulo, L. (2009). De la prescripción a la acción. De la teoría a la práctica. [Tesis de doctorado, Universidad de Córdoba Venezuela] https://core.ac.uk/download/pdf/60897804.pdf
  • Apple, M. (1979). La ideología y el currículo. Ediciones Akal.
  • Arias, J. (2014). Educación rural y saberes campesinos en Tierra dentro Cauca: Estudio del proceso organizativo de la Asociación Campesina de Inzá Tierra dentro (ACIT). [Tesis de maestría, Universidad Nacional de Colombia]. Repositorio UNAL. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/52109
  • Arias, J. (2017). Problemas y retos de la educación rural en Colombia. Revista Educación y Ciudad. 33, 53-62. https://10.36737/01230425.V0. N33.2017.1647 DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.v0.n33.2017.1647
  • Berlanga, S. (2003). Educación en el medio rural: análisis, perspectivas y propuestas. Mira Editores.
  • Berelson, B. (1952). Content Analysis in Communications Research. The Free Press.
  • Bobbit, F. (1956). Movimiento de Eficiencia Social, Contribución de Bobbit. StateUniversity.com. http:// education.stateuniversity.com/pages/1794/Bobbitt-Franklin-1876-1956.html.
  • Boíx, T. (1998). La educación primaria en el medio rural español. Revista Aula de Innovación Educativa, 1(77), 43-46.
  • Boíx, T. (2019). Curriculum y escuela rural en Cataluña. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 39–47, 2019. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41970. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41970
  • Borsotti, C. (1984). Sociedad rural, educación y escuela en América Latina. Kapelusz.
  • Bustos, A. (2007). Enseñar en la escuela rural aprendiendo a hacerlo. Evolución de la identidad profesional en las aulas multigrada. Revista de curriculum y formación del profesorado, 11(3). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56711311
  • Bustos, A. (2009a). Valoraciones del profesorado de escuela rural sobre el entorno presente. Revista Iberoamericana de Educación, 48. DOI: https://doi.org/10.35362/rie4862133
  • Bustos, A. (2009b). La escuela rural española ante un contexto en transformación. Revista de Educación, 350, 449-461.
  • Buriticá, D., & Saldarriaga, Ó. (2020). Voces infantiles y gestos pedagógicos en la escuela rural. Pedagogía y Saberes, 52, 23-35. https://doi.org/10.17227/pys.num52-10025 DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num52-10025
  • Cadavid, A., Acosta, L., & Runge, A. (2019). La educación primaria rural. De posiciones y perspectivas. Teresina, 24(43), 384-415. DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9418
  • Chayanov, A. V. [1924] (1985). La organización de la unidad económica campesina. Nueva Visión.
  • Colbert, A., & Mogollón, J. (1985). Hacia la Escuela Nueva. Unidades de Capacitación para el maestro. Retina.
  • Corvalán, J. (2006). Educación para la población rural en siete países de América Latina. Revista Colombiana de Educación, 51, 40-79. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=413635245003 DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.7684
  • Díaz Barriga, Á. (2003). Currículum. Tensiones conceptuales y prácticas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 5(2).
  • Echavarría, C., Vanegas, J., González, H., & Bernal, J. (2019). La educación rural “no es un concepto urbano”. Revista de la Universidad de La Salle, (79), 15-40. DOI: https://doi.org/10.19052/ruls.vol1.iss79.2
  • Escobar, L., Hernández, I., & Uribe, H. (2020). Educación inclusiva: una tendencia que involucra a la escuela rural. Delectus, 3(2), 47-57. https://doi.org/10.36996/delectus.v3i2.46 DOI: https://doi.org/10.36996/delectus.v3i2.46
  • Elliot, J. (1990). La investigación-acción en educación. Morata.
  • Fals Borda, O. (2000). Acción y espacio. Autonomías en la nueva república. TM Editores-IEPRI.
  • Fernández, J., & Quingaísa, E. (2021). Trayectorias y aspiraciones de jóvenes rurales en territorios en transformación: el caso de zonas rurales de Cayambe, Ecuador. Revista de Estudios sobre Despoblación y Desarrollo Rural, (32), 157-188. https://doi.org/10.4422/ager.2021.11
  • Freire, P. (1993). Cartas a quién pretende enseñar. Siglo XXI.
  • Freire, P. (1997). Pedagogía de la autonomía. Siglo XXI.
  • Gallardo, G. (2003). Escuela rural y territorio: entre la desruralización y la cultura local. Revista Digital Rural, Educación, Cultura y Desarrollo Rural, 1.
  • García, F. (2015). Escuela, medio rural y diversidad cultural en un contexto global, Currículo, materiales didácticos y práctica docente de conocimiento del medio. [Tesis de doctorado, Universidad de Huelva España]. Repositorio Institucional. . https://doi.org/10.13140/RG.2.2.22327.21926
  • García, A. (2016). El pensamiento del profesor rural sobre la educación rural en Colombia. [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio Institucional. http://repository.pedagogica.edu.co › handle
  • Gimeno, S. (1986). La pedagogía por objetivos: obsesión por la ciencia. Morata.
  • Gimeno, S. (1995). El curriculum: una reflexión sobre la práctica. Morata.
  • Giroux, H. (2003). Pedagogía y política de la esperanza: teoría, cultura y enseñanza. Amorrortu Editores.
  • Grundy, S. (1987). Curriculum: Product or Praxis. The Falmer Press.
  • Grundy, S. (1998). Producto o praxis del curriculum. Morata S. L.
  • Gutiérrez, V. (1997). Familia y Cultura en Colombia. Tipologías. Funciones y Dinámica de la Familia. Universidad de Antioquia.
  • Habermas, J. (1982). Conocimiento e interés. Taurus.
  • Hoyos, G. (2012). Prólogo al libro: pedagogía, discurso, poder. En Ensayos para una teoría discursiva de la educación. Editorial Magisterio. Bogotá. 294 p.
  • Kemmis, S. (1993). El curriculum, más allá de la teoría de la reproducción. Morata.
  • Krippendorff, K. (1997). An introduction to its Methodology. CA. Sage Publications.
  • Ley 115 de 1994. https://www.mineducacion.gov.co › articles-8590
  • López, R. (2006). Ruralidad y educación rural. Referentes para un Programa de Educación Rural en la Universidad Pedagógica Nacional. Revista Colombiana de Educación, 51, 138-159. http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/7687
  • López-Aranguren E. (1996). El análisis de contenido. En: M, García Ferrando., J, Ibáñez., F, Alvira. (Ed.), El análisis de la realidad social. Métodos y técnicas de investigación. Alianza Universidad Textos.
  • Morera, W., Figueroa, A., & Martínez, L. (2016). Curriculum in the Learning of Children of Rural School: Guarantee the Right to Education. Universidad Santo Tomás. 51(2), 181-194.
  • Núñez, J. (2009). Pertinencia de la educación rural venezolana y latinoamericana. Revista iberoamericana de Educação, 52(7), 1-14. https://doi.org/10.35362/rie5271762 DOI: https://doi.org/10.35362/rie5271762
  • Núñez, J. (2010). La educación rural venezolana en los imaginarios de los docentes. [Tesis dedoctorado, Universidad de Venezuela] Repositorio Institucional. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=658/65828406005
  • Parra, S. (1996). Escuela y modernidad en Colombia, 4 v. Tercer Mundo.
  • Parra, A., Mateus, J., & Mora, Z. (2018). Educación rural en Colombia: el país olvidado, antecedentes y perspectivas en el marco del posconflicto. Nodos y Nudos, 6(45), 52-65. https://doi.org/10.17227/nyn.vol6.num45-8320 DOI: https://doi.org/10.17227/nyn.vol6.num45-8320
  • Perea, A. & Mora-Delgado, J. (2022). Rastreando la educación rural en Colombia. Ovalle., M. & Mora., J. En: Avances de Investigación en Educación y sociedad. (1.era ed., pp. 47-65).
  • Perfetti, M. (2004). La educación rural en Colombia. Estado del arte. Bogotá: Reduc–Crece–Universidad Pedagógica Nacional–fao.
  • Pérez, E. (2001). Colección sector rural; desarrollo rural; campesinado; crisis; América Latina; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales Editorial/Editor.
  • Perea, P. (2023). Los imaginarios sociales del docente rural frente al currículo y la ruralidad. Tesis doctoral. Universidad del Tolima. Ibagué (En preparación)
  • Pérez, E., & Farah, M. (2008). La Nueva Ruralidad en América Latina. Memorias del Seminario Internacional Maestría en Desarrollo Rural 20 años. Pontificia Universidad Javeriana.
  • Piñuel, J. (2002). Epistemología, metodología y técnicas del análisis de contenido. Estudios de Sociolingüística, 3(1), 1-42. DOI: https://doi.org/10.1558/sols.v3i1.1
  • Quinceno, H. (2013). Estrategias y propuestas de Educación y Pedagogía Rural: Nuevas opciones para la ruralidad. Valle del Cauca.
  • Rivera, Á., & Quitián, E. (2022). La Participación estudiantil en contextos de ruralidad. Praxis & Saber, 13(33), e12690. https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n33.2022.12690 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n33.2022.12690
  • Rodríguez, R. (2003). Naturaleza política de la evaluación curricular: Los fundamentos políticos del enfoque democrático de Barry MacDonald. Rev. Ped, 24(71).
  • Salkind, N. (1999). Métodos de investigación. México: Prentice Hall.
  • Sánchez, N., Hernández, A., & López, C. (2019). La escuela del río: una lectura del Plan Especial de Educación Rural. Revista de la Universidad de La Salle, (79), 111-130. https://doi.org/10.19052/ruls.vol1.iss79.6 DOI: https://doi.org/10.19052/ruls.vol1.iss79.6
  • Sauras, P. (1998). Trabajar en la escuela rural. Editorial Morata.
  • Sauras, P. (2000). Escuelas rurales. Revista de educación. (322), 29-44. . https://doi.org/10.4438/1988-592X-0034-8082-RE
  • Soler, J. (2016). Educación rural en Colombia: Formación de maestros en entornos rurales, su trayectoria y retos. International Journal of Humanities and Social Science, 6(11), 296-305. https://www.ijhssnet.com › journals › Vol_6
  • Stenhouse, L. (1984). Investigación y desarrollo del curriculum. Morata.
  • Tyler, R. (1973). Principios básicos del currículo. Editorial Troquel S.A.
  • Toro, S. (2017). Repositorio Institucional. https://revistapublicando.org › crv › article › view
  • Urbina, J., Díaz, J., & Urbina, D. (2022). Representaciones sociales de estudiantes del Catatumbo sobre escuela rural. Praxis & Saber, 13(33), e13132. https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n33.2022.13132 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n33.2022.13132
  • Williamson, G. (2004). Docentes rurales, infância y adolescência Machupe. Rural teacher, infancy and adolescence of the Machupe Ethnicity. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, vol. 11, No. 2(2012). DOI: https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol11-Issue2-fulltext-180
  • https://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol11-Issue2-fultext-180

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.