Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Formação de agricultores e diálogo entre culturas: um estudo de caso sobre a ecologia e a tecnologia da azeitona

Resumo

Objetivo: desenvolver um modelo de profissionalização de agricultores com ênfase no cultivo, cuidado e ecologia das oliveiras e do azeite, a partir de uma abordagem que reúne as culturas de Bailén (mediterrânica) e Villa de Leyva (tropical).

Originalidade/suporte: a inovação única e a investigação formativa, que harmoniza a profissionalização dos agricultores numa nova ecologia e economia sustentáveis, com o apoio da tecnologia drone.

Método: o método utilizado é o método misto, uma vez que o processo de investigação a partir da complementaridade, mas com singular aprofundamento no estudo de caso e narrativas autobiográficas de agricultores inovadores.

Estratégias de recolha de dados: desenhámos instrumentos e centrámo-nos no estudo de caso dos agricultores de Bailén e da região, complementado com diálogos e encontros culturais nas explorações e análise da visão olivícola de Villa de Leyva e da região.

Conclusão: foi gerado um modelo teórico-prático de profissionalização dos agricultores baseado no conhecimento da cultura da oliveira, na aplicação da tecnologia drone, no desenvolvimento de organizações cooperativas e no compromisso com uma nova ecologia e ética para o desenvolvimento e valorização da história e dos sítios olivícolas, que teve impacto numa nova salutogénese.

Palavras-chave

Formação de agricultores, ecologia, ética


Biografia do Autor

Antonio Medina Rivilla

Doctor en Educación, UNED, ComProFeSu,

María C. Medina Domínguez

Doctora en Educación, UNED, ComProFeSu, tatinamedina@invi.uned.es

Concepción J. Medina Domínguez

Doctora en Economía, UNED, ComProFeSu, conchitamedinadominguez@gmail.com


Referências

  • Álvarez Arregui, Emilio. Universidad, investigación y conocimiento: el valor de la I+D+i para evolucionar hacia una sociedad sostenible y responsable. Oviedo: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Oviedo, 2020.
  • Álvarez Arregui, Emilio. “The Evolution of the University in the Learning and Teaching Society. The Value of Skills in Professional and Personal Development”. Aula Abierta 48, n.º 4 (2019): 349-373.
  • Baldacci, Massimo. A Socio-Ethical Education Curriculum: Proposals for Democratic School. Roma: Carocci, 2022.
  • Baldacci, Massimo. La Scola e l’educazione ètico-sociale. Revista Derechos Humanos y Educación, 1, n.º 8 (2023): 25-27.
  • De la Torre, Saturnino. “La formación del profesorado. Un reto para educación superior”. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales 14, n.º 2 (2018): 95-96.
  • Domínguez Garrido, María Concepción, Ernesto López-Gómez y María Luz Cacheiro-González. Investigación e internacionalización en la formación basada en competencias Madrid: Dykinson, 2021.
  • Domínguez Garrido, María Concepción, Adiela Ruiz-Cabezas y Antonio Medina Rivilla. “Experiencias docentes y su proyección en la identidad profesional: el caso de las maestras de Santa Marta y su entorno”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana 19 n.º 29 (2017): 111-134.
  • Latour, Bruno. “Moderniser ou écologiser. A la recherche de la Septième Cité”. Écologie & Politique: Sciences, Culture, Société 13 (1995): 5-27.
  • Medina Rivilla, Antonio y Agustín De la Herrán Gascón. Futuro de la didáctica general. Madrid: Ediciones Octaedro, 2023.
  • Medina Rivilla, Antonio y Günter L. Huber, eds. Identidades migrantes y formación del profesorado: Investigación educativa para el encuentro entre culturas fronterizas, Madrid: Editorial Universitas, 2023.
  • Medina Rivilla, Antonio y Medina Domínguez María Concepción, eds. Formación en competencias. Modelos y métodos didácticos innovadores. Madrid: Editorial Universitas, 2023.
  • Medina Rivilla Antonio, María C. Medina Domínguez y Adiela Ruiz-Cabezas. “Parte I: didáctica para superar desafíos futuros”. En Futuro de la didáctica general, editado por Antonio Medina Rivilla y Agustín de la Herrán Gascón, 13-85. Madrid: Ediciones Octaedro, 2023.
  • Medina Rivilla, Antonio, Joaquín Gairín Sallán, María José Albert, Ramón Pérez Pérez, María Luz Cacheiro González y Eufrasio Pérez Navío. Innovación de la educación y de la docencia. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2015.
  • Medina Rivilla Antonio, María Concepción Domínguez Garrido, Eduardo Ramos Méndez, Genoveva Levi Orta, Cristina Sánchez Romero. Formación del profesorado: actividades innovadoras para el dominio de las competencias docentes. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2013.
  • Ruiz-Cabezas, Adiela, María C. Medina Domínguez y Antonio Medina Rivilla. “Curriculum ético-sociocultural: planificación de la enseñanza para el desarrollo de la axiología social”. Revista Derechos Humanos y Educación 1, n.º 8 (2023): 143-165.
  • Torre, Saturnino. “La formación del profesorado. Un reto para educación superior”, Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales 14, n.° 2 (2018): 95-96.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.