Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Formação de agricultores e diálogo entre culturas: um estudo de caso sobre a ecologia e a tecnologia da azeitona

Resumo

Objetivo: desenvolver um modelo de profissionalização de agricultores com ênfase no cultivo, cuidado e ecologia das oliveiras e do azeite, a partir de uma abordagem que reúne as culturas de Bailén (mediterrânica) e Villa de Leyva (tropical).

Originalidade/suporte: a inovação única e a investigação formativa, que harmoniza a profissionalização dos agricultores numa nova ecologia e economia sustentáveis, com o apoio da tecnologia drone.

Método: o método utilizado é o método misto, uma vez que o processo de investigação a partir da complementaridade, mas com singular aprofundamento no estudo de caso e narrativas autobiográficas de agricultores inovadores.

Estratégias de recolha de dados: desenhámos instrumentos e centrámo-nos no estudo de caso dos agricultores de Bailén e da região, complementado com diálogos e encontros culturais nas explorações e análise da visão olivícola de Villa de Leyva e da região.

Conclusão: foi gerado um modelo teórico-prático de profissionalização dos agricultores baseado no conhecimento da cultura da oliveira, na aplicação da tecnologia drone, no desenvolvimento de organizações cooperativas e no compromisso com uma nova ecologia e ética para o desenvolvimento e valorização da história e dos sítios olivícolas, que teve impacto numa nova salutogénese.

Palavras-chave

Formação de agricultores, ecologia, ética


Biografia do Autor

Antonio Medina Rivilla

Doctor en Educación, UNED, ComProFeSu,

María C. Medina Domínguez

Doctora en Educación, UNED, ComProFeSu, tatinamedina@invi.uned.es

Concepción J. Medina Domínguez

Doctora en Economía, UNED, ComProFeSu, conchitamedinadominguez@gmail.com


Referências

  1. Álvarez Arregui, Emilio. Universidad, investigación y conocimiento: el valor de la I+D+i para evolucionar hacia una sociedad sostenible y responsable. Oviedo: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Oviedo, 2020.
  2. Álvarez Arregui, Emilio. “The Evolution of the University in the Learning and Teaching Society. The Value of Skills in Professional and Personal Development”. Aula Abierta 48, n.º 4 (2019): 349-373.
  3. Baldacci, Massimo. A Socio-Ethical Education Curriculum: Proposals for Democratic School. Roma: Carocci, 2022.
  4. Baldacci, Massimo. La Scola e l’educazione ètico-sociale. Revista Derechos Humanos y Educación, 1, n.º 8 (2023): 25-27.
  5. De la Torre, Saturnino. “La formación del profesorado. Un reto para educación superior”. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales 14, n.º 2 (2018): 95-96.
  6. Domínguez Garrido, María Concepción, Ernesto López-Gómez y María Luz Cacheiro-González. Investigación e internacionalización en la formación basada en competencias Madrid: Dykinson, 2021.
  7. Domínguez Garrido, María Concepción, Adiela Ruiz-Cabezas y Antonio Medina Rivilla. “Experiencias docentes y su proyección en la identidad profesional: el caso de las maestras de Santa Marta y su entorno”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana 19 n.º 29 (2017): 111-134.
  8. Latour, Bruno. “Moderniser ou écologiser. A la recherche de la Septième Cité”. Écologie & Politique: Sciences, Culture, Société 13 (1995): 5-27.
  9. Medina Rivilla, Antonio y Agustín De la Herrán Gascón. Futuro de la didáctica general. Madrid: Ediciones Octaedro, 2023.
  10. Medina Rivilla, Antonio y Günter L. Huber, eds. Identidades migrantes y formación del profesorado: Investigación educativa para el encuentro entre culturas fronterizas, Madrid: Editorial Universitas, 2023.
  11. Medina Rivilla, Antonio y Medina Domínguez María Concepción, eds. Formación en competencias. Modelos y métodos didácticos innovadores. Madrid: Editorial Universitas, 2023.
  12. Medina Rivilla Antonio, María C. Medina Domínguez y Adiela Ruiz-Cabezas. “Parte I: didáctica para superar desafíos futuros”. En Futuro de la didáctica general, editado por Antonio Medina Rivilla y Agustín de la Herrán Gascón, 13-85. Madrid: Ediciones Octaedro, 2023.
  13. Medina Rivilla, Antonio, Joaquín Gairín Sallán, María José Albert, Ramón Pérez Pérez, María Luz Cacheiro González y Eufrasio Pérez Navío. Innovación de la educación y de la docencia. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2015.
  14. Medina Rivilla Antonio, María Concepción Domínguez Garrido, Eduardo Ramos Méndez, Genoveva Levi Orta, Cristina Sánchez Romero. Formación del profesorado: actividades innovadoras para el dominio de las competencias docentes. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2013.
  15. Ruiz-Cabezas, Adiela, María C. Medina Domínguez y Antonio Medina Rivilla. “Curriculum ético-sociocultural: planificación de la enseñanza para el desarrollo de la axiología social”. Revista Derechos Humanos y Educación 1, n.º 8 (2023): 143-165.
  16. Torre, Saturnino. “La formación del profesorado. Un reto para educación superior”, Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales 14, n.° 2 (2018): 95-96.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.