Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Escrita criativa de um jornal escolar digital na escola rural

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender as características criativas e didáticas na promoção da escrita em alunos do ensino fundamental de uma escola rural do departamento de Antioquia, Colômbia, durante a construção de um jornal escolar digital. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, da qual participaram vinte e dois alunos do terceiro ano. Os instrumentos de coleta de dados foram a matriz de escrita criativa, o diário de campo e a entrevista do aluno. Os resultados demonstram um nível básico de desempenho nas características criativas de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração; e a partir das características didáticas, reconhece-se a importância da usabilidade, interatividade e conexão para a promoção da escrita criativa mediada por tecnologias digitais. Conclui-se que o jornal escolar digital é um motivador para a promoção e divulgação da escrita criativa dos alunos.

Palavras-chave

alfabetização informacional, ensino da escrita, escola primária, escrita criativa, escola rural, jornal, tecnologia educacional

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  1. Alcocer Vázquez, E. (2019). Escrituras alternativas y prácticas lectoras en la era digital. 452 ºF. Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada, (21), 152-168. https://revistes.ub.edu/index.php/452f/article/view/27749
  2. Brites, M. (2020). Periodismo y recursos digitales para una transformación de la escuela. Revista ICONO 14. Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, 18(2), 35-57. https://doi.org/10.7195/ri14.v18i2.1579
  3. Cetin, H. & Cihan, S. (2021). The Effect of Story Wheel Method on Creative Writing Skills, Story Elements and Word Numbers. International Journal of Progressive Education, 17(5), 77-86. https://doi.org/10.29329/ijpe.2021.375.6.
  4. Calle Álvarez, G. Y. (2015). Prácticas de escritura digital en la escuela [ponencia]. En II Congreso Internacional: Lectura y Escritura en la Sociedad Global. Universidad del Norte, Barranquilla, Colombia. https://www.researchgate.net/profile/Gerzon-Calle-Alvarez/publication/358735976_Practicas_de_escritura_digital_en_la_escuela/links/6212312a4be28e145ca4e35f/Practicas-de-escritura-digital-en-la-escuela.pdf
  5. Chaverra-Fernández, D. I. & Bolívar Buriticá, W. (2016). Escritura multimodal digital, formas alternativas de comunicación y su incidencia en el aprendizaje de estudiantes de educación básica primaria. Revista Lasallista de Investigación, 13(1),181-187. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=69545978016
  6. Chaverra-Fernández, D. I. & Gil-Restrepo, C. del C. (2017). Habilidades del pensamiento creativo asociadas a la escritura de textos multimodales. Instrumento para su evaluación en la educación básica primaria. Folios, (45), 3-15. https://doi.org/10.17227/01234870.45folios3.15.
  7. Clerici, C. (2020). Revisitar la enseñanza de la lectura y la escritura mediada por tecnologías en educación superior. Ciencia, Docencia y Tecnología, 31(61), 145-172. https://doi.org/10.33255/3161/571
  8. Contreras Islas, D. S. (2020). Análisis de contenido analógico: una aplicación de la hermenéutica analógica para el análisis de contenido curricular. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales (ReLMeCS), 10(1), e071. https://doi.org/10.24215/18537863e071
  9. Cordero, K., Nussbaum, M., Ibaseta, V., Otaíza, M. J. & Chiuminatto, P. (2018). Read, Write, Touch: Co-Construction and Multiliteracies in a Third-Grade Digital Writing Exercise. Journal of Computer Assisted Learning, 34(2), 162-173. https://doi.org/10.1111/jcal.12224.
  10. Díaz Herrera, C. (2018). Investigación cualitativa y análisis de contenido temático. Orientación intelectual de revista Universum. Revista General de Información y Documentación, 28(1), 119-142. https://doi.org/10.5209/RGID.60813.
  11. Fischietto, M. A. (2014). Desarrollo de periódicos escolares en ambiente virtual. Revista Eduweb, 8(1), 57-70. https://revistaeduweb.org/index.php/eduweb/article/view/129.
  12. Flórez Dávila, A., Reyes Correa, A. & Salazar Martínez, E. (2021). Estrategias lúdicas para el fomento de la escritura creativa en estudiantes de secundaria. Revista Electrónica Entrevista Académica (REEA), 3(9), 92-103. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8159012
  13. García Carcedo, P. (2018). Escritura creativa e igualdad: versiones de los cuentos tradicionales. Didáctica. Lengua y Literatura, 30, 87-103. https://doi.org/10.5209/DIDA.61956
  14. Guzmán Ayala, B. Y. & Bermúdez Cotrina, J. P. (2019). Escritura creativa en la escuela. Infancias Imágenes, 18(1), 80-94. https://doi.org/10.14483/16579089.12263
  15. Huamaní Alejo, V. D. (2019). La aplicación del programa Escritura creativa y su influencia en el desarrollo de la capacidad de producción de textos narrativos en niños de educación primaria. Infinitum, 9(2), 112-118. https://doi.org/10.51431/infinitum.v9i2.578.
  16. Hoyos Hoyos, M. L., Acosta Valencia, G. L. & Morillo Puente, S. (2020). La competencia discursiva potenciada a través de textos multimodales. Ciencias Sociales y Educación, 9(17), 175-201. https://doi.org/10.22395/csye.v9n17a9
  17. Jiménez López, G. & Felipe Morales, A. (2019). Taller de lectura y escritura creativa a través de la técnica mindfulness en el Grado en Educación Primaria. Revista de Educación de la Universidad de Granada, 26, 299-318. https://doi.org/10.30827/reugra.v26i0.135.
  18. Kress, G. & Van Leeuwen, T. (2001). Multimodal Discourse. The Modes and Media of Contemporary Communication. Arnold.
  19. Medina, F. (2020). Instagram como recurso didáctico para desarrollar la escritura creativa: caso microrrelato. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, 17(33), 84-93. https://doi.org/10.29197/cpu.v17i33.380
  20. Meşe, E. and Sevilen, Ç. (2021). Factors Influencing EFL Students’ Motivation in Online Learning: A Qualitative Case Study. Journal of Educational Technology and Online Learning, 4(1), 11-22. https://dergipark.org.tr/en/pub/jetol/issue/60134/817680.
  21. Montequi Rodríguez, C. (2015). La escritura creativa como herramienta de aprendizaje en la etapa de educación primaria. [Trabajo de Fin de Grado]. Universidad de Valladolid, España. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/14662
  22. O’ Hara, L. & Sternberg, R. J. (2005). Creatividad e inteligencia. CIC, Cuadernos de Información y Comunicación, (10),113-149. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=93501006
  23. Orozco Vera, M. J. (2020). Formas breves y escritura creativa: una puerta abierta a la imaginación. Arbor, 196(798), a581. https://doi.org/10.3989/arbor.2020.798n4005.
  24. Pérez-Van-Leenden, M. (2019). La investigación acción en la práctica docente. Un análisis bibliométrico (2003-2017). Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 12(24), 177-192. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m12-24.ncev
  25. Santaella-Rodríguez, E. & Martínez-Heredia, N. (2020). La imprenta y el periódico escolar. Adaptación de las técnicas Freinet a la realidad del siglo XXI. Estudios sobre Educación, 38, 217-232. https://doi.org/10.15581/004.38.217-232
  26. Segura Bermúdez, L., Hoyos Carvajal, M. P., & Martínez Garcés, M. F. (2021). Los textos multimodales una estrategia didáctica para la inclusión educativa. Assensus, 6(11), 2021. https://doi.org/10.21897/assensus.2452
  27. Senel, E. (2018). The Integration of Creative Writing into Academic Writing Skills in EFL Classes. International Journal of Languages’ Education and Teaching, 6(2), 115-120. https://doi.org/10.18298/ijlet.2869.
  28. Solano-Gutiérrez, J. (2022). Estrategias metodológicas para desarrollar habilidades de escritura en el primer grado de primaria. Maestro y Sociedad, 19(1), 87-104. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/5486.
  29. Torres-Madroñero, M. C. & Torres-Madroñero, E. M. (2020). Las brechas digitales en Dabeiba y Frontino, Colombia: un desafío para la educación virtual para la paz. Virtu@lmente, 8(2), 101-114. https://doi.org/10.21158/2357514x.v8.n2.2020.2719
  30. Tsigani, C., & Nikolakopoulou, A. (2018). Digital Storytelling: A Creative Writing Study in the Foreign Language Classroom. Educational Journal of the University of Patras Unesco Chair, 5(2), 67-80. https://doi.org/10.26220/une.2900
  31. Vázquez-Medel, M. A., Mora, F. & Acedo García, A. (2020). Escritura creativa y neurociencia cognitiva. Arbor, 196(798), a577. https://doi.org/10.3989/arbor.2020.798n4001.
  32. Vidal Ledo, M. & Rivera Michelena, N. (2007). Investigación-acción. Educación Médica Superior, 21(4), 1-15. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412007000400012&lng=es&tlng=es
  33. Villalobos López, M., Gómez Zermeño, M. & Gonzales Galbraith, C. (2013). Promoción de la escritura creativa a través de talleres apoyados con tecnologías digitales en escuelas uni-docentes. Revista Q, 8(15), 1-19. http://hdl.handle.net/20.500.11912/6815
  34. Villamizar, G. & Cortés, C. (2021). Del lenguaje audiovisual al lenguaje digital: un análisis comparativo en cuatro autores latinoamericanos a inicios de los siglos XX y XXI. Latin American Research Review, 56(4), 934-945. https://doi.org/10.25222/larr.1099
  35. Yahya, L. & Prakash, A. (2020). Unlocking Creative Writing Through In4D-Indigenous CIY Nature Journaling: The Indigenous Voice. Journal of English as a Foreign Language Education (JEFLE), 1(1), 12-24. https://jurnal.untan.ac.id/index.php/JEFLE/article/view/41669

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.