Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O saber escolar sobre biodiversidade como chave para re-significar o seu ensino

Resumo

Apresenta-se uma síntese dos resultados de uma avaliação formativa conduzida com estudantes de ensino médio. O objetivo foi investigar as suas concepções sobre biodiversidade a fim de revelar as necessidades de formação que requerem um reforço no ensino deste campo do conhecimento. Seguiu-se uma metodologia qualitativa e, a partir do paradigma hermenêutico, utilizaram-se técnicas como as entrevistas semiestruturadas, a análise dos organizadores gráficos e a guia de observação. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes mostra um domínio básico dos conteúdos relacionados com a biodiversidade,
limitado aos organismos animais e vegetais. Esta situação é um reflexo de um baixo nível no
estabelecimento de relações, dado que conceitos como diversidade genética e de ecossistemas, adaptação, evolução, entre outros, são descartados. Por conseguinte, é necessário reforçar nos estudantes o complexo conhecimento relacional através de estratégias didáticas capazes de resignificar o processo de ensino-aprendizagem. 

Palavras-chave

biodiversidade, concepções, saberes, ensino

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Alonso, C, & Penella, M. (2013). Análisis del concepto de biodiversidad en los libros de texto de segundo ciclo de primaria en la Comunidad Valenciana (España). Perfiles Educativos, 35(141), 97–114. https://doi.org/10.1016/S0185-2698(13)71837-3

Álvarez, A. (2001). De la herencia cotidiana al tesoro perdido: Nuevos desafíos en la educación ambiental para la conservación de la biodiversidad. Interciencia, 26(10), 429–433.

Anderson, C., Pizarro, J., Fontana, R., Sapoznikow, A., Pauchard, A., Barbosa, O., Moreira, A., & Valenzuela, A. (2015). ¿Estamos avanzando hacía una socio-ecología? Reflexiones sobre la integración de las dimensiones “humanas” en la ecología en el sur de América. Ecología Austral, 25(3), 263-272.

Arévalo, T. (2015). Uso de organizadores gráficos como estrategia de aprendizaje por parte de los estudiantes de sexto grado primaria del Colegio Capouilliez. [Tesis de maestría, Universidad Rafael Landívar]. Repositorio digital Landivariano. http://recursosbiblio.url.edu.gt/tesiseortiz/2015/05/84

Artola, E., Mayoral, L., & Benarroch, A. (2016). Dificultades de aprendizaje de las representaciones gráficas cartesianas asociadas a biología de poblaciones en estudiantes de educación secundaria. Un estudio semiótico. Revista Eureka, 13(1), 36-52. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=920/92043276004

Benjumea, C., & Vélez, J. (2019). Prácticas discursivas y pedagógicas que configuran la identidad Lasallista: una experiencia de aula. Revista Lasallista de Investigación, 16(1), 150-163. https://dx.doi.org/10.22507/rli.v16n1a12

Bermúdez, G., & Longhi de, A. (2012a). El conocimiento didáctico de contenidos biológicos de Ecología. En C. Flores (Ed.), Experiencias latinoamericanas en educación ambiental. CECyTE NL-CAEIP.

Bermúdez, G., & Longhi de, A. (2012b). Análisis de la transposición didáctica del concepto de biodiversidad. Orientaciones para su enseñanza. Algunas Problemáticas de Investigación. La Enseñanza de las Ciencias, 32(3), 115-153. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1129

Bermúdez, G., & Longhi de, A. (2015). Retos para la enseñanza de la biodiversidad hoy. Aportes para la formación docente (1ª ed.). Universidad Nacional de Córdoba.

Bermúdez, G., Battistón, L., García, M., & Longhi de, A. (2017). Sociocultural Variables That Impact High School Students’ Perceptions of Native Fauna: a Study on the Species Component of the Biodiversity Concept. Research in Science Education, (47), 203-235.https://doi.org/10.1007/s11165-015-9496-4

Bermúdez, G., Longhi de, A., Díaz, S., & Catalán, V. (2014). La transposición del concepto de diversidad biológica. Un estudio sobre los libros de texto de la educación secundaria española. Enseñanza de las ciencias, 32(3), 285-302. http://dx.doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1129

Castro, J., & Valbuena, E. (2018). Algunas relaciones entre la autonomía de la biología y la emergencia de su didáctica: consideraciones sobre la complejidad de enseñar una ciencia compleja. Ciência & Educação, 24(2), 267-282. https://doi.org/10.1590/1516-731320180020002

Convention on Biological Diversity. (2001). Sustaining life on Earth. Secretariat of the Convention on Biological Diversity. United Nations Environment Programme. https://www.cbd.int/doc/publications/cbd-sustain-en.pdf

De la Cruz, L., & Pérez, N. (2019). Diseño de una unidad didáctica sobre la diversidad de flora para el desarrollo de competencias científicas en el aprendizaje de las ciencias naturales. Bio-grafía, (Extraordinario), 397-406. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/10870

Díaz, G., & Morant, A. (2017). Conocimientos sobre biodiversidad en una escuela primaria rural en el sur de Mendoza (Argentina) ¿Diálogo entre educación científica y ambiental? En L. Dubini, M. Erice, D. Luna, M. Astete, & L. Martínez, (Eds.). Educación científica e inclusión sociodigital: actas del IX Congreso Iberoamericano de Educación Científica y del I Seminario de Inclusión Educativa y Sociodigital (CIEDUC 2017) (pp. 537-544)
Universidad de Alcalá, Servicio de Publicaciones.

Dorado, A., Ascuntar, J., Garcés, Y., & Obando, L. (2020). Programa de estrategias de aprendizaje para estudiantes de una institución educativa. Praxis & Saber, 11(25), 75-95.
https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n25.2020.9272

Esparza, R., & Rubio, J. (2016). La pregunta por el conocimiento. Saber, 28(4), 813-818.

Fortea, M. (2019). Metodologías didácticas para la enseñanza/aprendizaje de competencias.
Unitat de Formació i Innovació Educativa de la Universitat Jaume I. http://dx.doi.org/10.6035/MDU1

Fuentes, M. (2015). La diversidad en el marco de la didáctica de las ciencias naturales: una experiencia en el aula de educación secundaria obligatoria. Repositorio Universidade Coruña. http://hdl.handle.net/2183/14786

García, J., & Martínez, F. (2010). Cómo y qué enseñar de la biodiversidad en la alfabetización científica. Enseñanza de las ciencias, 28(2), 175-184.
https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/199611/353385

Giddens, A. (1984). The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration.
University of California Press.

Guarnizo, M., Puentes, O., & Amórtegui, E. (2015). Diseño y aplicación de una unidad didáctica para la enseñanza-aprendizaje del concepto diversidad vegetal en estudiantes de noveno grado de la institución educativa Eugenio Ferro Falla, Campo Alegre, Huila. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (37), 31-49. https://doi.org/10.17227/01213814.37ted25.45

Hernández, R., Fernández-Collado, C., & Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación. McGraw-Hill. https://bit.ly/2ziudpn

Herrera, A. (2011). La conservación de la biodiversidad para grado octavo de la Institución Educativa Distrital los Pinos de la ciudad de Bogotá, una unidad didáctica [Tesis doctoral, Universidad Nacional]. Repositorio Institucional UN. http://www.bdigital.unal.edu.co/8164/

Iño, W. (2018). Investigación educativa desde un enfoque cualitativo: la historia oral como método. Voces de la educación, 3(6), 93-110.

Montero, S., Brown, D., & García, I. (2013). Evolución del concepto de biodiversidad a través de una secuencia de actividades de ordenación del territorio en un contexto local (presidencia). Enseñanza de las ciencias, (Extra), 2368-2374.

Palacio, V. (2014). Estrategia para la enseñanza del ecosistema de bosque tropical que contribuya al desarrollo de las competencias científicas en los estudiantes de grado cuarto de la Institución Educativa Federico Carrasquilla [Tesis de maestría, Universidad Nacional de Colombia]. Repositorio Institucional UN. https://repositorio.unal.edu.co /handle /unal/21803

Pérez, M. (2013). Concepciones de biodiversidad: una mirada desde la diversidad cultural. Magis, 6(12), 33-151. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m6-12.cbmd

Pérez, M. (2019). Concepciones de biodiversidad y prácticas de cuidado de la vida desde una perspectiva cultural. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (45), 17-34. https://doi.org/10.17227/ted.num45-9830

Perrenoud, P. (2008). Construir las competencias ¿es darle la espalda a los saberes? Docencia universitaria, 6(2), 1-8.

Perrenoud, P. (2012). Cuando la escuela pretende preparar para la vida ¿Desarrollar competencias o enseñar otros saberes? Magisterio.

Pozo, J. (1999). Más allá del cambio conceptual: el aprendizaje de la ciencia como cambio representacional. Enseñanza de las ciencias. 17(3), 513-520

Shulman, L. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Tamayo, O. (2006). Representaciones semióticas y evolución conceptual en la enseñanza de las ciencias y las matemáticas. Educación y Pedagogía, 28(45), 37-49.

Valladares, L. (2011). Las competencias en la educación científica. Tensiones desde el pragmatismo epistemológico. Perfiles educativos, 33(132), 156-179. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982011000200010&lng=es&nrm=iso>.

Vogt, L. (2011). Signs and terminology: science caught between language and perception.Bionomina, (4), 1-41. https://doi.org/10.11646/bionomina.4.1.1

Wilson, E. (1988). Biodiversity. National Academy Press.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.