Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O sitio web como estratégia de ensino na educação pa ra a sustentabilidade

Resumo

Neste artigo apresentam-se os aspectos teóricos e metodológicos na criação de ambientes de aprendizagem a través do desenho e introdução de uma página web como apoio aos processos de pesquisa realizados na horta scolar. O desenho metodológico enquadrou-se dentro da pesquisa-ação participativa com estratégias pedagógicas e didáticas apoiadas no uso das tecnologias da informação e a comunicação (TIC), gerando com as crianças e pais, ambientes de aprendizagem que se constituem como instrumentos no ensino da educação para a sustentabilidade.

Palavras-chave

página web, estratégia de ensino, educação para a sustentabilidade

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  1. ANDER, E. (2003). Métodos y Técnicas de Investigación Social: Técnicas para recogida de datos e información [1ª ed.] Buenos Aires: Lumen.
  2. ANTEZANA, L. (2003). ‘Mis primeros trazos infantiles: una aproximación al inconsciente’. Revista electrónica Comunicación y Medios [(14)]. Recuperado el 23 de febrero de 2014 de http://wwwicei.uchile.cl/comunicacionymedios/14lantezanahtml
  3. BLÁSQUEZ, F. & Lucero, M. (2002). Los medios y los recursos en el procesodidáctico. MEDINA, A & SALVADOR, F. Didáctica General [185-218]. Madrid, Pearson Educación.
  4. BUSÓN, C. & Osuna Acedo, S. (2008). La integracion tecnológica en la era digital. Barcelona: Icaria Editorial.
  5. CAJAS, F. (2001). ‘La transposición didáctica del conocimiento tecnológico’. Revista enseñanza de las ciencias. Alfabetización científica y tecnológica.Washington D.C.: Association for the Advancement of Science (AAAS).
  6. COATEN, N. (2003). ‘Blended e-learning’. Educaweb [69] Recuperado el 30 de mayo de 2014 de http://www.educaweb.com/esp/servicios/
  7. monografico/formacionvirtual/1181076.asp
  8. COLLEGE, B. (2001). Trends in College Pricing 2001. Washington, D.C.
  9. DÁVILA, D. (2012). El trabajo cooperativo en la educación para la sostenibilidad. Una experiencia en Básica Primaria. Madrid: Editorial Académica Española.
  10. HANSON, N. R. (1977). Patrones de descubrimiento. Observación y explicación. Madrid: Alianza.
  11. JIMÉNEZ, T. (1992). Alfabetizar, guía: módulo 6. Materiales didácticos. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia.
  12. LATORRE, A. (2007). La investigación- acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona, España: Grao.
  13. MARSH, G. E; MCFADDEN, A. C. & PRICE, B. (2003). ‘Blended
  14. Instruction: Adapting Conventional Instruction for Large Classes’.
  15. Online Journal of Distance Learning Administration [VI (IV)]. Recuperado el 24 de abril de 2014 de http://www.westga.edu/~distance/ojdla/winter64/marsh64.htm
  16. MARTÍNEZ, M. (2009). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. México:Trillas.
  17. MEDINA, A. (2009). ‘Metodología didáctica para el desarrollo de planes
  18. de estudio en el EEES’. MEDINA, A.; SEVILLANO M. L. & DE
  19. LA TORRE S. [coord.] Una universidad para el siglo XXI. Una mirada
  20. transdisciplinar, ecoformadora e intercultural [195-212]. Madrid: Universites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.