Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Reflexões éticas sobre gestão da diversidade no ensino superior inclusivo

Resumo

Este artigo mostra uma reflexão cujo objetivo principal é tornar visível a necessidade de se apropriar da cultura organizacional partindo da ética, através da gestão da diversidade nas instituições de ensino superior. Para isso, são apresentados alguns elementos constitutivos da ética e das práticas éticas com as suas dimensões, em relação com a gestão da diversidade partindo da abordagem que foi proposta por Ventosa (2012), para que as instituições apliquem a educação superior inclusiva com suas características, como o propôs Blanco (2008). Em relação à metodologia, foi realizado um estudo exploratório com matrizes de dupla entrada, onde foi categorizada e classificada a informação verbal e documental decorrente de entrevistas, registros anedóticos e documentos de arquivo, nos quais foram feitas análises e reflexões finais que são coletadas neste artigo. Partindo daí, destaca-se a necessidade de transformar as práticas quotidianas com base nas dimensões e nas categorias da gestão da diversidade.

Palavras-chave

gestão, ética, ensino superior, diversidade cultural

PDF (Español)

Biografia do Autor

Sandra Acevedo Zapata

Doctorado Ciencias Gerenciales Universidad Rafael Belloso Cahcín Maestría en Educación Universidad Pedagógica Nacional - UPN

Especialización en Gerencia Social de la Educación Universidad Pedagógica Nacional - UPN

Especialización Dirección Prospectiva y Estrategia Universidad Nacional Abierta YA Distancia

Licenciatura en Psicología y Pedagogía / Universitario Universidad Pedagógica Nacional - UPN


Referências

  • ACEVEDO, S. (2013). Reflexiones sobre inclusión y educación superior. Revista de investigaciones UNAD, 12(2), 57-67.
  • ACEVEDO, S. (2014). Proyecto de institucionalización de la educación inclusiva en la UNAD. Bogotá: UNAD – Ministerio de Educación Nacional.
  • AMABILE, T. (1992). El crecer creativo: Para fomentar una vida de creatividad, Nueva York: Fundación educación creativa.
  • BLANCO, R. (2008). “Marco conceptual sobre educación inclusiva”, 48a reunión de la Conferencia Internacional de Educación (CIE), UNESCO, Ginebra, p. 8. Recuperado de http://www.ibe.unesco.org/fileadmin/user_upload/Policy_Dialogue/48th_ICE/CONFINTED_48_Inf_2__Spanish.pdf
  • GIRALDO, R. (2009). La ética en Michel Foucault o de la posibilidad de resistencia. Tabula Rasa, (10), 225 -241.
  • GUÉDEZ, V. (2002). La ética gerencial. Caracas: Editorial Planeta Venezolana, S. A.
  • GUÉDEZ, V. (2009). Ética Gerencial. Recuperado de http://es.slideshare.net/linkgerencial/tica-gerencial
  • GUERRA, J., & MELÉNDEZ, N. (2012). Epistemología y ética en la gerencia. Formación Gerencial, 11(1), 46 -61.
  • HENAO, M. (1999). Políticas públicas y universidad: estudio sobre las políticas públicas para la capacidad científica de la educación superior en Colombia. Bogotá: Instituto de Estudios Políticos y Relaciones Internacionales. Universidad Nacional de Colombia.
  • HERNÁNDEZ, A. (2003). La estructura ética en las organizaciones; herramientas para la gestión de la ética en organizaciones. Recuperado de http://www.camafu.org.mx/index.php/DesarrolloInstitucionalBiblioteca/articles/laestructura-etica-en-las-organizaciones-herramientas-para-la-gestion-de-laetica-en-organizaciones.html
  • HURTADO, J. (2000). La investigación holística. Caracas: Editorial Sipal –UNESCO.
  • MILL, J.S. (1997). El utilitarismo. Madrid: Editorial Altaza.
  • NICOLLETI, J. (2006). La acción ética en el nuevo milenio. Revista Educación en Valores, 2(6), 72 -80.
  • NIETZSCHE, F. (1961). Varias ediciones: Barcelona: Ediciones Destino; Madrid: Editorial Ariel, reimpresión 2013. (Título original: “Nietzsche”, Editorial Günther Neske, Pfullingen, 1961. ISBN 978-84-344-0933-0.
  • ORTEGA., & GASSET, J. (1987). Misión de la universidad En Obras Completas (12 vol.), t. IV, pp. 313-353, Madrid: Alianza.
  • SEIJO, C., & otros (2012). Dimensiones de la responsabilidad social y la ética empresarial en la gestión pública. Revista de Formación Gerencial, (1), págs. 11-32. UNESCO (2001)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.