As Vivências Como Estratégia de Fortalecimento do Pensamento Crítico em Educação Rural
Resumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos com a implementação de uma estratégia educacional para fortalecer o pensamento crítico através de alegações, com base nas experiências e contexto do aluno, o que gerou espaços de interação que lhe permitiu compreender e tomar posição sobre as questões aspectos sociais e ambientais de suas experiências ambiente e da vida. Para fazer isso, ele se virou para Henry Giroux se aproxima (1990) e Paulo Freire (2005), que propõe “um pensamento crítico e reflexivo de questionar, analisar e interpretar a realidade em que vivemos”. Relevante na concepção da estratégia, estruturado em quatro etapas, aspectos são: theming, apropriação experiencial, problematização e argumento baseado no uso de seqüências argumentativas, que oferecem a oportunidade de expressar verbalmente conhecimentos, preocupações, conhecimentos, argumentos fundamentados e propor soluções para os problemas do contexto rural. Concluise que de frente para a criança com sua realidade a partir da práxis, interesses e experiências, habilidades que fortalecem a construção de conhecimentos significativos que o tornam um agente ativo, participativo e crítico de sensibilização contra o processo de ensino-aprendizagem desenvolver o pensamento.Palavras-chave
pensamento crítico, as experiências, as sequências argumentativas, falar, contexto rural
Biografia do Autor
Doris Lilia Torres Cruz
Docente de tiempo completo Doctorado en Ciencias de la Educación Proyecto de Investigación Fortalecimiento del pensamiento crítico en estudiantes de Educación Básica Primaria a través de la argumentación oral. Grupo de Investigación Lenguajes en Educación-LEEN
Widy Patricia Fonseca Villamil
Licenciada en Educación Preescolar
Blanca Nieves Pineda Jaimes
Licenciada en Educación Básica
Referências
- Albert, M.J. (2007). La investigación Educativa. España: Mc Graw Hill.
- Austín, J.L. (2005). Cómo hacer cosas con palabras: Palabras y acciones. Barcelona: Paidos
- Alvarado, M. y. (2011). Estrategias metodológicas que permiten el desarrollo del pensamiento crítico en la comprensión lectora. Milagro, Ecuador: Universidad Estatal de Milagro.
- Connerly, D. (diciembre de 2006). Teaching Critical Thinking Skills to Fourth Grade Students Identified as Gifted (Submitted in Partial Fulfillment for Masters of Education in Collaborative Teaching and Learning). Cedar Rapids, Iowa: Graceland University. Traducción de las autoras.
- Dolz, J. (1995). Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. En A. C. Dolz, Comunicación, Lenguaje y Educación. Enseñar a argumentar (págs. 26, 65-77). Madrid: Edisa. https://doi.org/10.1174/021470395321340448 DOI: https://doi.org/10.1174/021470395321340448
- Dolz, J., & Pasquier, A. (1996). Argumentar para convencer. Ginebra: Gráficas Ona.
- Freire, P. (2006). Pedagogía del oprimido. México: Siglo XX editores.
- Giroux, H. (1990). Los profesores como intelectuales: hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós.
- Janik, A., & Toulmin, S. (1998). La Viena de Wittgenstein. Bogotá, Colombia: Taurus.
- Mckernan, J. (2001). Investigación acción y curriculum. Londrés: Morata.
- McLaren, P. J. (2008). Pedagogía crítica. España: GRAÓ, dIRIF,S.L.
- Martínez, M. (2002). Estrategias de lectura y escritura de textos perspectivas teóricas y talleres. Cali, Colombia: Cátedra UNESCO MECEAL.
- Ocampo, L. (2007). Pensadores críticos en la escuela. Pereira: Revista electrónica de educación y psicología.
- Ordaz, A. (2004). La lectura en la escuela secundaria y el desarrollo del pensamiento crítico. Merida, México: Universidad pedagógica nacional.
- Paul, R., & Elder, L. (2005). Estándares de competencia para el pensamiento crítico. Tomales, CA: Fundación para el Pensamiento Crítico.
- Perelman, C., & Olbrechts-Tyteca, L. (1989). Tratado de la argumentación. Madrid: Gredos.
- Pérez, H. (2014). Argumentación y comunicación. Desarrollo de la competencia comunicativa. Bogotá: Magisterio.
- Priestley, M. (1996). Técnicas y estrategias de pensamiento crítico. México: Trillas.
- Reyes, J., & Mellizo, N., & Ortega, A. (2012). Pensamiento crítico y rendimiento académico en contextos educativos rural y urbano. Colombia: Universidad del Cauca
- Tamayo, T. M. (2007). El proceso de la investigación científica. México: Limusa.
Downloads
Não há dados estatísticos.