Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Co-construção de um sistema de avaliação por competências e resultados de aprendizagem no ensino superior

Resumo

As instituições de ensino superior têm elaborado modelos de treinamento e avaliação por competências a fim de atender às múltiplas exigências normativas, do mercado de trabalho, das tendências educacionais dos programas que oferecem e das necessidades sociais e estudantis. Portanto, este artigo se soma ao debate sobre os mecanismos de garantia de qualidade no ensino superior, especialmente sobre estratégias de criação coletiva que envolvam professores universitários na construção do conhecimento para a integração dos resultados da aprendizagem (RA) nos processos de treinamento e avaliação por competências. A abordagem da pesquisa é qualitativa e seguiu uma metodologia de pesquisa de ação, na qual foram utilizadas técnicas de pesquisa, observação e oficina pedagógica com professores de programas profissionais de saúde. Os resultados levaram a propor um sistema de avaliação que vincula os RA com o treinamento por competências em programas de graduação e a identificar necessidades de monitoramento nos sistemas de avaliação para determinar o nível de domínio dos RA em diferentes etapas do processo acadêmico dos estudantes.

Palavras-chave

resultados de aprendizagem, inovação educacional, avaliação, competências, ensino superior

XML (Español) PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  1. Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación. (2013). Guía de apoyo para la redacción, puesta en práctica y evaluación de los resultados del aprendizaje. Cyan, Proyectos Editoriales, 8(1),12-16. https://www.nebrija.com/unidad-tecnica-de-calidad-nebrija/pdf/guia-apoyo-resultados-aprendizaje.pdf
  2. Aguerrondo, I. (2009). Conocimiento complejo y competencias educativas. IBE Working Papers on Curriculum Issues, (8), 1-16. http://www.ibe.unesco.org/fileadmin/user_upload/Publications/Working_Papers/knowledge_compet_ibewpci_8.pdf
  3. Buckingham, S., & Crick, R. (2016). Learning Analytics for 21st Century Competencies. Journal of Learning Analytics, 3(2), 6-21. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1126768.pdf DOI: https://doi.org/10.18608/jla.2016.32.2
  4. Calvo, G. (2018). Pedagogías inclusivas para los jóvenes: dos modelos flexibles en Colombia. Revista Latinoamericana de Educación Comparada: RELEC, 9(14), 64-67. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6799112
  5. Córdova, K., & Rendón, M. (2016). Evaluación de desempeño en estudiantes de educación superior: uso de la herramienta Competere. Revista de Pedagogía, 37(100), 187-205. https://www.redalyc.org/pdf/659/65949681010.pdf
  6. Creswell, J., & Sinley, R. (2017). Developing a culturally-specific mixed methods approach to global research. KZfSS, Kölner Zeitschrift Für Soziologie Und Sozialpsychologie, 69(2), 87-105. https://doi.org/10.1007/s11577-017-0453-2 DOI: https://doi.org/10.1007/s11577-017-0453-2
  7. Gallardo, K., Gil, M., Contreras, B., García, E., Lázaro, R., & Ocaña, L. (2012). Toma de decisiones para la evaluación formativa: el proceso de planeación y determinación de sus mecanismos. Sinéctica, 39, 1-19. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-109X2012000200011
  8. García, L. (2020). Bosque semántico: ¿educación/enseñanza/aprendizaje a distancia, virtual, en línea, digital, eLearning…?. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 23(1), 9-28. https://doi.org/10.5944/ried.23.1.25495 DOI: https://doi.org/10.5944/ried.23.1.25495
  9. Guevara, P., Verdesoto, A., & Castro, N. (2020). Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción). Recimundo, 4(3), 163-173. https://doi.org/10.26820/recimundo/4.(3).julio.2020.163-173
  10. Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27. http://hdl.handle.net/10919/104648
  11. Johnson, R., Onwuegbuzie, A., & Turner, L. (2007). Toward a definition of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research, 1(2), 112-133. https://doi.org/10.1177/1558689806298224 DOI: https://doi.org/10.1177/1558689806298224
  12. Kennedy, D. (2007). Redactar y utilizar resultados de aprendizaje: un manual práctico. University College Cork.
  13. Marchesi, Á., Tedesco, J., & Coll, C. (Coords.). (2021). Calidad, equidad y reformas en la enseñanza. OEI; Santillana.
  14. Ministerio de Educación Nacional. (2014). Propuesta de lineamientos para la formación por competencias en educación superior. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-261332_archivo_pdf_lineamientos.pdf
  15. Ministerio de Educación Nacional. (2019). Decreto 1330 de Julio 25 de 2019. Por el cual se sustituye el Capítulo 2 y se suprime el Capítulo 7 del Título 3 de la Parte 5 del Libro 2 del Decreto 1075 de 2015, Único Reglamentario del Sector Educación. https://www.mineducacion.gov.co/portal/normativa/Decretos/387348:Decreto-1330-de-julio-25-de-2019
  16. Murillo, G., González, C., & Urrego, D. (2020). Transformación del Sistema de Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior en Colombia 2019-2020. Educación y Humanismo, 22(38), 1-27. https://revistas.unisimon.edu.co/index.php/educacion/article/view/3541/4379 DOI: https://doi.org/10.17081/eduhum.22.38.3541
  17. Olarte, Y., & Pinilla, A. (2016). Evaluación de estudiantes de posgrado en Ciencias de la salud. Acta Médica Colombiana, 41(1), 49-57. https://doi.org/10.36104/amc.2016.679 DOI: https://doi.org/10.36104/amc.2016.679
  18. Olarte, Y., Madiedo, C., & Pinilla, A. (2019). Evaluación docente como factor de desarrollo profesional desde una pedagogía reflexiva. Revista de La Facultad de Medicina, 67(3), 277-285. https://doi.org/10.15446/revfacmed.v67n3.62539 DOI: https://doi.org/10.15446/revfacmed.v67n3.62539
  19. Perrenoud, P. (2004). Diez nuevas competencias para enseñar: invitación al viaje. Graó.
  20. Ruiz-Ramírez, J., & Glasserman-Morales, L. (2021). Características del aseguramiento de la calidad educativa: un mapeo sistemático 2016-2020. Revista Complutense de Educación, 32(3), 337-348. http://dx.doi.org/10.5209/rced.70182 DOI: https://doi.org/10.5209/rced.70182
  21. Seufert, S., Guggemos, J., & Sailer, M. (2020). Technology-related knowledge, skills, and attitudes of pre-and in-service teachers: The current situation and emerging trends. Computers in Human Behavior, 115, 106552. https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106552 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106552
  22. Strauss, A., & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamental. Editorial Universidad de Antioquia.
  23. Terreni, L., Vilanova, G., & Varas, J. (2019). Desarrollo de competencias digitales en propuestas pedagógicas en ambientes mediados: un caso en educación superior bajo modelo de aula extendida. Informes Científicos Técnicos - UNPA, 11(3), 61-87. https://doi.org/10.22305/ict-unpa.v11.n3.797 DOI: https://doi.org/10.22305/ict-unpa.v11.n3.797
  24. Tobón, S. (2017). Evaluación socioformativa. Estrategias e instrumentos. Kresearch. DOI: https://doi.org/10.24944/isbn.978-0-9969924-0-4
  25. Tobón, S., Prieto, J., & Fraile, J. (2010). Secuencias didácticas: aprendizaje y evaluación de competencias. Pearson Educación México.
  26. Valdivia-Vizarreta, P., & Noguera, I. (2022). La docencia en pandemia, estrategias y adaptaciones en la educación superior: una aproximación a las pedagogías flexibles. Edutec, Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 79, 114-133. https://doi.org/10.21556/edutec.2022.79.2373 DOI: https://doi.org/10.21556/edutec.2022.79.2373
  27. Valverde, J., Revuelta, F., & Fernández, M. (2012). Modelos de evaluación por competencias a través de un sistema de gestión de aprendizaje: experiencias en la formación inicial del profesorado. Revista Iberoamericana de Educación, 60, 51-62. https://doi.org/10.35362/rie600443 DOI: https://doi.org/10.35362/rie600443

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.