Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

¿Tem conteúdos ctsa nos livros de texto de química?

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Docência da Química da Universidade Pedagógica Nacional em Bogotá no ano 2014, em aquela se caracterizou a presença dos conteúdos CTSA em cinco livros de texto colombianos de química do primeiro colegiado. Definem-se quatro categorias de análise levando em conta se nos conteúdos de ensino da química se apresentavam “enxertos CSTA”, conteúdos a través de CSTA, conteúdos CSTA puros, ou uma apresentação transversal. A caracterização mostra um currículo reduzido à disciplina com indícios dos princípios do enfoque CTSA dentro das categorias definidas. São materiais que desconhecem aspectos da imagem de C&amp,T, como os históricoepistemológicos, e as implicações sociais, éticas e morais da química, as atividades que se propõem fazem que o ensino da química possa ter pouco sentido para os alunos e não fomentam a participação na tomada de decisões.

Palavras-chave

ensino da química, materiais de ensino, alfabetização, formação de professores

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  • BAZZO, W.; LINSINGEN, I. & TEXEIRA, L. (2003). Introdução aos estudos CTS (Ciência, tecnologia e sociedade). Cuaderno de Iberoamérica: OEI. CAAMAÑO, A. (2011). ‘Enseñar química mediante la contextualización, la indagación y la modelización’. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales [(69) 21-34]
  • ECHEVERRÍA, J. (2003). La revolución tecnocientífica. España: Fondo de Cultura Económica.
  • FUNTOWICZ, S. & RAVETZ, J. (2000). La ciencia posnormal: la ciencia con la gente. Buenos Aires: Icaria, Antrazyt.
  • GARRITZ, A. (1994). ‘Aportaciones y opiniones sobre la enseñanza de la química en el nivel medio superior. Ciencia-Tecnología-Sociedad: A diez años de iniciada la corriente’. Recuperado el 25 de abril de 2014 de http://www.oei. es/salactsi/quimica.htm
  • GONZÁLEZ, M.; LÓPEZ, J. & LUJAN, J. (2000). Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. España: Tecnos.
  • GORDILLO, M. M. (2006). Controversias tecnocientíficas: diez casos simulados sobre ciencia, tecnología, sociedad y valores. España: Octaedro OEI.
  • GORDILLO, M.; TEDESCO, J.; LÓPEZ, J.; ACEVEDO, J.; ECHEVARRÍA, J. & OSORIO, C. (2013). ‘Educación, ciencia, tecnología y sociedad’. Documento de trabajo N° 3. España: OEI. IBARRA, A. & LÓPEZ, J. (2001). Desafíos y tensiones actuales en ciencia, tecnología y sociedad. España: Biblioteca nueva OEI.
  • JCE (2003). ‘Are textbooks dispensable?’ Journal of Chemical Education [80 (4) 359]. ACS Publicatons.
  • MARINO, E. & GARCÍA-MÉNDEZ, P. (2001). ‘El neoludismo: una forma de participación en el contexto de la ciencia posnormal’. IBARRA, A. &
  • LÓPEZ, J. [ed.] Desafíos y tensiones actuales en ciencia, tecnología y sociedad (217- 233). España: Biblioteca nueva OEI.
  • MARTÍNEZ, L. (2012). Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia y formação de professores. Brasil: Editora Unesp.
  • MARTÍNEZ, L. & PARGA, D. (2013a). ‘La emergencia de las cuestiones sociocientíficas en el enfoque CTSA’. Góndola [8 (1) 23-35].
  • MARTÍNEZ, L. & PARGA, D. (2013b). Discurso ético y ambiental sobe cuestiones sociocientíficas: aportes para la formación del profesorado. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • MEDINA, M. & SANMARTÍN, J. (1990). Ciencia, tecnología y sociedad. País Vasco: Anthropos Editorial del Hombre.
  • MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL DE COLOMBIA MEN (2004). Estándares en ciencias naturales. Recuperado el 29 de julio de 2014 de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-116042_archivo_pdf3.pdf
  • MORA, W. & PARGA, D. (2008). ‘El conocimiento didáctico del contenido en química: integración de las tramas de contenido histórico – epistemológicas con las tramas de con- texto-aprendizaje’. Tecné, Episteme y Didaxis [(24) 56-81].
  • MORA, W. & PARGA, D. (2010). ‘La imagen pública de la química y su relación con la generación de actitudes hacia la química y su aprendizaje’. Tecné, Episteme y Didaxis [(74) 67-93].
  • MORA, W. & PARGA, D. (2014). ‘Aportes al CDC desde el pensamiento complejo’. GARRITZ, A.; LORENZO, G. & DAZA, S. [comp.] Conocimiento didáctico del contenido: una perspectiva iberoamericana (100-143). Saarbrücken, Alemania: Editorial Académica Española.
  • PARGA, D. & MORA, W. (2014). El PCK, un espacio de diversidad teórica: conceptos y experiencias unificadoras en relación con la didáctica de los contenidos en química. Educación Química [25 (3) 332-342].
  • PARGA, D. & PINZÓN Y. (2014). Formación permanente de profesores en la interfaz Universidad Escuela: currículo, fundamento y roles. Una experiencia en construcción. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • QUINTERO, C. (2009). Diseño, experimentación y evaluación de materiales curriculares para la formación en ciencia, tecnología y sociedad. Valle del Cauca: Editorial Universidad Santiago de Cali.
  • RATCLIFFE, M. & GRACE M. (2003). Science education for citizenship: teaching socio-scientific issues. Maidenhead: Open University Press.
  • YAGER, R. E. (1992). The Status of Science-Technology-Society: Reform Efforts around the WorId, International Council of Associations for Science Education ICASE. Yearbook, Petersfield, UK.
  • ZEIDLER, D. [comp.] (2003). The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Downloads

Não há dados estatísticos.