Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A educação secundária e superior na Colômbia vista desde as provas Saber

Resumo

As provas standard geram debate ao avaliar a qualidade da educação. No entanto, são uma ferramenta de caracterização dos estudantes. Colômbia parece ser o único país do mundo em que se pode fazer o rastreamento da prova standard de secundária e universitária para o mesmo estudante. O estudo procura caracterizar aos estudantes que apresentaram ambas as provas. Levam-se a cabo tabelas de contingencia em Excel para os estudantes na Colômbia que conseguiram terminar seu ensino secundário e nível de graduação; apresentaram a prova Saber 11 entre 2005 e 2006; e — 4 ou 5 anos depois — apresentaram a prova Saber Pro em instituições técnicas e universitárias e só universitárias. Seis em cada dez estudantes que terminaram seus estudos superiores assistiram a um colégio ou a uma universidade do sector privado. Aproximadamente dois em cada três estudantes que terminam seus estudos superiores o fazem numa universidade. Há diferenças significativas nas provas Saber 11 por género, que estão correlacionadas com a prova Saber Pro. Os resultados das provas Saber Pro em universidades oficiais são superiores às das privadas.

Palavras-chave

qualidade da educação, Colômbia, ensino secundário, ensino superior, avaliação do estudante

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Alonso, E., Rebolloso, E., Pozo, C., & Fernández, B. (1999). Evaluación de la calidad en la educación superior. Papeles del Psicólogo, 74. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=890897

Ardila, M. (2011). Calidad de la educación superior en Colombia, ¿problema de compromiso colectivo?. Revista Educación y Desarrollo Social, 5(2), 44-55.

Banco Mundial. (2009). La calidad de la educación en Colombia: un análisis y algunas opciones para un programa de política. Bogotá: Banco Mundial.

Barrera-Osorio, F., Maldonado, D., & Rodríguez, C. (2012). Calidad de la Educación Básica y Media en Colombia: Diagnóstico y Propuestas. Bogotá: Centro de Estudios sobre Desarrollo Económico, Facultad de Economía, Universidad de los Andes.

Burgess, S. & Briggs, A. (2010). School Assignment, School Choice and Social Mobility. Economics of Education Review, 29(4), 639-649. doi: 10.1016/j.econedurev.2009.10.011

Camacho, A., Messina, J., & Uribe, J. (2016). The Expansion of Higher Education in Colombia: Bad Students or Bad Programs?. Washington D. C.: Interamerican Development Bank, Department of Research and Chief Economist. Recuperado de https://publications.iadb.org/ en/publication/12449/expansion-higher-education-colombia-badstudents-or-bad-programs

Caro, B. & Casas. A. (2013). Análisis de las diferencias de género en el desempeño de estudiantes colombianos en matemáticas y lenguaje. Bogotá: Icfes.

Carter, D. & O’Neill, M. (Eds.). (1995). International perspectives on educational reform and policy implementation. Washington, D. C.: Falmer Press.

Castro, M., Ruiz, J., & Guzmán, F. (2017). Cruce de las pruebas nacionales Saber 11 y Pro en Antioquia, Colombia: una aproximación desde la regresión geográficamente ponderada (GWR). Revista Colombiana de Educación (en imprenta).

Celis, M., Jiménez, O., & Jaramillo, J. (2012). ¿Cuál es la brecha de la calidad educativa en Colombia en la educación media y en la superior?. En Icfes Estudios sobre la calidad de la educación en (pp. 67-98).

Charniak, E. (1972). Toward a model of children’s story comprehension (Ph. D. Dissertation, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA).

Chumacero, R., Gómez, D., & Paredes, R. (2011). I Would Walk 500 Miles (if it paid). Economics of Education Review, 30(5), 1103-1114. doi: 10.1016/j.econedurev.2011.05.015

Faguet, J. & Sánchez, F. (2008). Decentralization’s Effects on Educational Outcomes in Bolivia and Colombia, World Development, 36, 12941316. doi: 10.1016/j.worlddev.2007.06.021

Ferrer, J. & Arregui, P. (2003). Las pruebas internacionales de aprendizaje en América Latina y su impacto en la calidad de la educación: Criterios para guiar futuras aplicaciones. Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y el Caribe. Grupo de Trabajo sobre Estándares y Evaluación. Recuperado de http://www.grade.org. pe/gtee-preal/docr/ExperLatino.pdf

Ferrer, J., Valverde, G., & Esquivel, J. (1999). Aspectos del currículum prescrito en América Latina: Revisión de tendencias contemporáneas en currículum, indicadores de logro, estándares y otros instrumentos. Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y el Caribe. Grupo de Trabajo sobre Estándares y Evaluación. Recuperado de https://issuu.com/guerrerortiz/docs/ferreraspectosdelcurriculumal/1

Gaviria A. & Barrientos J. (2001). Determinantes de la calidad de la educación en Colombia. Archivos de Economía, 159. Recuperado de https:// colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Estudios%20Econmicos/159.pdf

Gómez, S. (2016). Educational achievement at schools: Assessing the effect of the civil conflict using a pseudo-panel of schools. International Journal of Educational Development, 49, 91-106. http://dx.doi. org/10.1016/j.ijedudev.2016.02.004

Guhl, A. (2005). ¿Qué tan nacional es la Universidad Nacional de Colombia?. Serie Documentos de Trabajo, (7). Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.

Icfes. (2008). Resolución N° 489 de octubre 20 de 2008. Por la cual se adoptan las metodologías para seleccionar los mejores estudiantes de la Prueba de Estado Aplicada por el ICFES y para la clasificación de las Instituciones Educativas.

Linn, R. & Herman J. (1997). La evaluación impulsada por estándares: problemas técnicos y políticos en la medición del progreso de la escuela y los estudiantes. Los Ángeles: Universidad de California.

Loaiza, O. & Hincapié, D. (2016). Un estudio de las brechas municipales en calidad educativa en Colombia: 2000-2012. Ensayos sobre Política Económica, 34, 3-20. http://dx.doi.org/10.1016/j.espe.2016.01.001 0120-4483

López, N. (2007). Acerca de la problemática de la evaluación de la calidad de la educación en Colombia. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 3, 9-28. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo. oa?id=134112600002ER

Melguizo, T., Sánchez, F., & Velasco, T. (2016). Credit for Low-Income Students and Access to and Academic Performance in Higher Education in Colombia: A Regression Discontinuity Approach. World Development, 80, 61-77. doi: 10.1016/j.worlddev.2015.11.018

Melo, L., Ramos, J., & Hernández, P. (2014). La Educación Superior en Colombia: Situación Actual y Análisis de Eficiencia. Borradores de Economía, 808. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/dys/ n78/n78a03.pdf

Mina, A. (2004). Factores asociados al logro educativo a nivel municipal. Bogotá: Universidad de los Andes. Recuperado de https:// economia.uniandes.edu.co/component/booklibrary/478/view/46/ Documentos%20CEDE/467/factores-asociados-al-logro-educativo-anivel-municipal

Montoya, F. (2010). Evolución de los resultados de las pruebas Icfes y Saber en las áreas de matemática y lenguaje en Risaralda. Revista Académica e Institucional, 88, 97-111.

OECD & World Bank. (2013). Reviews of National Policies for Education: Tertiary Education in Colombia 2012. Recuperado de https:// www.oecd-ilibrary.org/education/reviews-of-national-policies-foreducation-tertiary-education-in-colombia-2012_9789264180697-en

Orden de la, A. (2009). Evaluación y calidad: análisis de un modelo. Estudios sobre Educación, 16, 17-36.

Orozco, L. (2008). La cobertura en la educación superior. Mito y realidad. Recuperado de Agregar:https://razonpublica.com/ index.php/econom-y-sociedad-temas-29/171-la-cobertura-en-laeducaciuperior-mito-y-realidad.html

Pinto, L. (1999). Currículo por competencias: Necesidad de una nueva escuela. Tarea, Revista de Educación y Cultura, 43, 10-17. Recuperado de https://www.worldcat.org/title/curriculo-por-competenciasnecesidad-de-una-nueva-escuela/oclc/820215307

Piron, L. & O’Neill, T. (2005). Integrating Human Rights into Development: A Synthesis of Donor Approaches and Experiences. London: ODI.

Ramírez, C. & Teichler, U. (2014). Factores socioeconómicos y educativos asociados con el desempeño académico, según nivel de formación y género de los estudiantes que presentaron la prueba SABER PRO 2009. Bogotá: Icfes, Estudios sobre calidad de la educación en Colombia.

Rodríguez, C., Sánchez, F., & Armenta, A. (2010). Do Interventions at School Level Improve Educational Outcomes? Evidence from a Rural Program in Colombia. World Development, 38(3), 415-428. doi: 10.1016/j. worlddev.2009.10.002

Saavedra, J. (2012). Resource constraints and educational attainment in developing countries: Colombia 1945-2005. Journal of Development Economics, 99, 80-91. doi: 10.1016/j.jdeveco.2011.09.006

Tikly, L. & Barrett, A. (2011). Social Justice, Capabilities and the Quality of Education in Low Income Countries. International Journal of Educational Development, 31(1), 3-14. doi: 10.1016/j. ijedudev.2010.06.001

Tünnermann, C. (2008). La calidad de la educación superior y su acreditación: la experiencia centroamericana. Revista da Avaliação da Educação Superior, 13(2), 313-336. Recuperado de: http://www. redalyc.org/articulo.oa?id=219114873005ER

Unicef. (2010). Defining Quality in Education. New York, NY: Education Section Programme Division.

Valverde, G. (1997). Evaluación y estándares de currículo en una era de reforma educativa. En B. Álvarez & M.
Ruiz-Casares (Eds.), Evaluación y Reforma Educativa: Opciones de política (pp. 57-88). Washington D. C.: U.S. Agency for International Development.

Winters, J. (2011). Human Capital, Higher Education Institutions, and Quality of Life. Munich Personal RePEc Archive. doi: 10.1016/j. regsciurbeco.2011.03.001

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.