Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Epistemologia, currículo e avaliação (Uma relação por reconstruir)

Resumo

Assinalam-se os limites de um enfoque instrumental e técnico da avaliação e seus efeitos prejudiciais na pedagogia, situa-se a avaliação no campo da pedagogia e apresenta-se articulada a visões epistemológicas e curriculares que lhe dão sentido, no final, apresentam-se uns princípios para pensar a avaliação de forma integral.

Palavras-chave

Currículo, Educação, Epistemologia, Avaliação, Pedagogia

PDF (Español)

Referências

  1. Arellano A. (2005). La educación en tiempos débiles e inciertos. Barcelona: Antropos.
  2. Carr W. y Kemmis S. (1988). Teoría Crítica de la enseñanza. Barcelona: Martínez Roca.
  3. Dewey J. (1967). Mi credo pedagógico. Barcelona: Paidós.
  4. Díaz, M. (1993). El campo intelectual de la educación en Colombia. Cali: Univalle.
  5. Eisner E. (1981). The Methodology of Qualitative Evaluation: The Case of Educational. Stanford: Stanford University.
  6. Gimeno Sacristán J. (2005). La educación que aún es posible. Madrid: Morata.
  7. Niño L. S. (1995). Referentes teóricos sobre evaluación. En: Niño, L. S. (Ed.): Evaluación, Proyecto Educativo y Descentralización en la Educación. Bogotá: UPN.
  8. Parlett M. y Hamilton D. (1986). La evaluación como iluminación. En : La evaluación: su teoría y su práctica. Madrid: Akal.
  9. Porlán R. (1995). Constructivismo y Escuela. Sevilla: Diada.
  10. Saavedra S. y otros (2009). Decreto 1290: El discurso del control administrativo. Ponencia. Foro sobre evaluación a la luz del decreto 1290. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  11. Sánchez C. et ál. (2009). La evaluación más allá de la visión técnica. Ponencia. Foro sobre evaluación. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  12. Santos Guerra M. A. (2003). Una flecha en la diana. La evaluación como aprendizaje. Madrid: Narcea.
  13. Tamayo A. (2003). Tendencias de la pedagogía en Colombia. Tunja: Uptc.
  14. Tamayo A. (2007). El Movimiento Pedagógico en Colombia. Ponencia Congreso Internacional en Historia de la Educación. Rudecolombia. Paipa, Boyacá.
  15. Tamayo A. (2009). Fundamentos epistemológicos de la investigación en educación. Ponencia Congreso Internacional de Investigación. Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia.
  16. Teun A. Van Dijk (1997). El análisis crítico del discurso. Buenos Aires: Paidós.
  17. Vargas C. R. (2008). Módulo sobre evaluación. Fundación Universitaria del Área Andina. Bogotá.
  18. Zuluaga O. L. (1987). Pedagogía e Historia. Bogotá: Foro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.