Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Tendências didáticas de alguns docentes universitários de matemática

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre o afazer docente de professores do Bacharelado em Matemática da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, que pode ser considerada como ponto de partida para melhorar as práticas na sala de aula. A abordagem teórica é a dos modelos proposta por Porlán, complementada pelo construtivismo clássico de Piaget, a abordagem sociocultural de Vygotsky e o interacionismo de Bruner.
A metodologia de pesquisa é misturada, com alcance descritivo. Os instrumentos de colheita da informação foram os questionários e a entrevista não estruturada. Os resultados mostram que a maioria dos docentes que participaram do estudo: planejam suas aulas combase em objetivos operacionais; avaliam através da aplicação de testes objetivos, planteados especialmente como guias; e consideram que a aprendizagem ocorre através de um processo progressivo de assimilação de conceito. De acordo com o acima exposto, evidencia-se que as características das práticas dos professores estão associadas a uma tendência didática tecnológica.

Palavras-chave

ensino de matemática, professor universitário, tendências didáticas

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Bruner, J. (1990). Actos de significado. Más allá de la revolución cognitiva (Trad. J. Gómez & J. Linaza). Madrid: Alianza Editorial.

Chaparro, A., & Leguizamón, J. (2015). Interacciones sociales en el patio de recreo que tienen el potencial de apoyar el aprendizaje del concepto de probabilidad. Revista Latinoamericana De Etnomatemática, 8(3), 8-24. Recuperado de http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE

Chaparro, A., & Pachón, L. (2016). El razonamiento como eje transversal en la
construcción del pensamiento lógico. Praxis & Saber, 7(14), 219-243. https://doi.
org/10.19053/22160159.5224

Díaz, M. (2010). Encuesta sobre tendencias didácticas de los docentes (Trabajo sin publicar).

Ernest, P. (1989). The knowledge, beliefs and attitudes of the mathematics teacher: A model. Journal of Education for Teaching, 15(1), 13-33.

Gimeno, J. (1982). La pedagogía por objetivos: obsesión por la eficiencia. Madrid: Morata.

Hernández, R., Fernández, C., & Batista, P. (2006). Metodología de la investigación (4ª ed.). México: McGraw Hill.

Jiménez, A. (2019a). La formación de profesores de matemáticas: el caso de la licenciatura más antigua del país. Praxis & Saber, 10(22), 45-70. https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n22.2019.7945

Jiménez, A. (2019b). La dinámica de la clase de matemáticas mediada por la
comunicación. Revista de Investigación, Desarrollo e Innovación, 10(1), 121-134. https://10.19053/20278306.v10.n1.2019.10016.

Jiménez, A., Limas, L., & Alarcón, J. (2016). Prácticas pedagógicas matemáticas de profesores de una institución educativa de enseñanza básica y media. Praxis & Saber, 7(13), 127-152. https://doi.org/10.19053/22160159.4169.

Leguizamón, J. (2017a). Evolución de los patrones de interacción comunicativa de los docentes de matemáticas. Caso UPTC (Tesis doctoral. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia).

Leguizamón, J. (2017b). Patrones de interacción comunicativa del profesor universitario de matemáticas. Un estudio de caso. Praxis & Saber, 8(16), 57-82. http://dx.doi.org/10.19053/22160159.v7.n15.2016.5723

Leguizamón, J., Patiño, O., & Suárez, P. (2015). Tendencias didácticas de los docentes de matemáticas y sus concepciones sobre el papel de los medios educativos en el aula. Revista Educación Matemática, 27(3), 154-155.

Marques, R. (2013). A Pedagogia de Jerome Bruner. Recuperado de http://www.eses.pt/usr/ramiro/ética_e_pedagogia/A_Pedagogia_de_JeromeBruner.pdf

Martínez, M. (2003). Concepciones sobre la enseñanza de la resta: Un estudio en el ámbito de la formación permanente del profesorado (Tesis doctoral, Universidad Autónoma de Barcelona. Barcelona, España).

Ñaupas, H., Mejía, E., Novoa, E., & Villagómez, A. (2014). Metodología de la investigación cuantitativa-cualitativa y redacción de la tesis. Bogotá: Ediciones desde la U.

Piaget, J. (1978). Problemas de psicología genética. Barcelona: Ariel.

Porlán, R. (1995). Constructivismo y Escuela. Hacia un modelo de enseñanza-aprendizaje basado en la investigación (2ª ed.). Sevilla: Diada Editorial.

Sierpinska, A. (1998). Three epistemologies, three views of classroom communication: Constructivism, sociocultural approaches, interactionism. En H. Steinbring, M. Bussi, & A. Sierpinska (Eds.), Language and communication in the mathematics classroom (pp. 30-62). Reston, VA: NCTM.

Strauss, A., & Corbin, J. (1990). Basics of qualitative research. Grounded theory. Procedures and techniques. London: Sage.

Tashakkori, A., & Teddlie, C (2003). Handbook of Mixed Methods in Social & Behavioral Research. California: Sage Publications.

Vygotsky, L. (1995). Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas (Trad. M. Rotger). Buenos Aires: Ediciones Fausto.

Zubiría, J. (2006). Los modelos pedagógicos: hacia una pedagogía dialogante (2ª ed.). Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.

Zubiría, M. (2007). Introducción a la Pedagogía Conceptual. Congreso Latinoamericano de Estudiantes de Psicología, Colaepsi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.