Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Relação entre emoções e educação científica: estado da arte relatado em eventos acadêmicos

Resumo

No ensino de ciências, a pesquisa em torno do domínio afetivo torna-se cada vez mais importante, dada sua influência no ensino e na aprendizagem de ciências. Este artigo faz parte do um avanço na pesquisa de doutorado Relação das emoções dos professores em serviço do ensino fundamental e seu desenvolvimento profissional no contexto da educação em ciências e procura divulgar o estado de arte da relação entre as emoções e o ensino de ciências a partir das fontes terciárias, que correspondem às comunicações apresentadas em congressos de grande relevância acadêmica. A revisão teve uma janela de observação de 19 anos — 2000-2019 —, obtendo um total de 39 comunicações. A metodologia utilizada foi baseada no mapeamento bibliográfico proposto por Molina et al. (2012) e na análise documental descrita por Quintana e Montgomery (2006).

Palavras-chave

ensino de ciências, educação, emoções

XML (Español) PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

Borrachero, A., Costillo, E., & Melo, L. (2012). Diferencias en las emociones como estudiante y docente de asignaturas de ciencias de secundaria. En V. Mellado, L.Blanco, A. Borrachero, & J.Cárdenas (Coords.), Las emociones en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas (pp. 373–394). Grupo de Investigación DEPROFE.

Brígido, M., Conde, M., & Bermejo, M. (2012). Relación entre el aprendizaje y la enseñanza de las ciencias en la formación inicial del profesorado de primaria. En En Grupo de Investigación DEPROFE. (Ed.), Las emociones en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas (pp. 329–350). Grupo de Investigación DEPROFE.

Guevara, R. (2016). El estado del arte en la investigación: ¿análisis de los conocimientos acumulados o indagación por nuevos sentidos? Folios, 1(44), 165-179. https://doi.org/10.17227/01234870.44folios165.179

Hugo, D. (2005). Desafiar la formación de profesores de ciencias trabajando con metas y emociones. VII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Granada, España.

Jiménez, A. (2004). El estado del arte en la investigación en las ciencias sociales. En A. Jiménez-Becerra, & A. Torres-Carrillo (Comps.), La práctica investigativa en ciencias sociales (pp. 7-42). Fondo Editorial Universidad Pedagógica Nacional.

Manassero, M. (2012). Emociones: del olvido a la centralidad en la explicación del comportamiento. En V. Mellado, L.Blanco, A. Borrachero, & J.Cárdenas (Coords.), Las emociones en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas (pp. 3–10). Grupo de Investigación DEPROFE.

Martins, J., & Borges, O. (2005). Emoções de professores do ensino médio em procedimentos de ensino. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, Brasil.

Mellado, V., Blanco, L., Borrachero, A., & Cárdenas, J. (2012). Las emociones en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas, Grupo de Investigación DEPROFE.

Mellado, V., Borrachero, A., Brígido, M., Melo, L., Dávila, M., Cañada, F., Conde, M., Costillo, M., Cubero, J., Esteban, R., Martínez, G., Ruiz, C., Sánchez, J., Garritz, A., Mellado, L., Bartolomé, R., & Bermejo, L. (2014). Las emociones en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de Las Ciencias, 32(3), 11-36.

Molina, A., Pérez, M., Castaño, N., Bustos, E., Suárez, O., & Sánchez, M. (2012). Mapeamiento informacional bibliográfico en el campo de la enseñanza de las ciencias, contexto y diversidad cultural: el caso del Journal Cultural Studies in Science Education (CSSE). EDUCyT, Extra, 197-222.

Moraes, F., & Haddad, H. (2013). O Papel do Vínculo Emocional no Processo de Mudança Conceitual. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, Brasil.

Quintana, A., & Montgomery, W. (2006). Psicología: Tópicos de actualidad. UNMSM. Rinchen, S., Ritchie, S., & Bellocchi, A. (2016). Emotional climate of a pre-service science teacher education class in Bhutan. Cultural Studies of Science Education, 11(3), 603628. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9658-0

Schutz, P., & Zembylass, M. (2009). Advances in Teacher Emotion Research. The impact on teachers’ Lives. Springer.

Vázquez, A., & Manassero, M. (2007). En defensa de las actitudes y emociones en la educación científica (II): evidencias empíricas derivadas de la investigación. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de Las Ciencias, 4(3), 417-441. https://doi.org/10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2007.v4.i3.03

Zembylas, M. (2002). Constructing genealogies of teachers’ emotions in science teaching. Journal of Research in Science Teaching, 39(1), 79-103. https://doi.org/10.1002/tea.10010

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.