Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Pesquisa e experiência

Resumo

Baseada na sua experiência como pesquisadora, a autora do artigo reflete sobre as relações entre pesquisa e experiência, com o intuito de contribuir para ampliar a possibilidade de reflexão tanto para os pesquisadores como para aqueles que querem se iniciar no plano da pesquisa. Segundo o texto, estão dadas as condições para deambular entre a pesquisa e a experiência, o que é possível só partindo de fazer explícito o quê tem a ver uma com a outra, assim como o lugar do pesquisador nesse processo.

Palavras-chave

pesquisa científica, relação pesquisa-experiência

PDF (Español)

Referências

  • CONTRERAS, José y Pérez de Lara, Nuria (2010). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata.
  • DE SOUSA SANTOS, Boaventura (2006). “La sociología de las ausencias y la sociología de las emergencias: para una ecología de saberes”. En: Renovar la teoría crítica y reinventar la emancipación social, Capítulo I, CLACSO. Disponible en: www.clacso.org.ar/biblioteca)
  • ESPÓSITO, Roberto (2003). Communitas. Origen y destino de la
  • comunidad.Buenos Aires: Amorrortu.
  • FREIRE, Paulo (1986). Hacia una pedagogía de la pregunta. Buenos Aires: La Aurora.
  • FOSTER, Ricardo (2009). “Los rostros de la alteridad”. En: Skliar, Carlos y Larrosa, Jorge (comp.): Experiencia y alteridad en educación. Buenos Aires: Homo Sapiens.
  • GÓMEZ VILLALPANDO, Armando (2010). La formación y la sujeción en el discurso teórico de la educación en México. México: Plaza y Valdés.
  • LARROSA, Jorge (2003). La experiencia y sus lenguajes.(Conferencia).
  • Disponible en: www.me.gov.ar/curriform/publica/oei_20031128/
  • ponencia_larrosa.pdf. (Consultado en marzo del 2007).
  • LARROSA, Jorge (2009a). “Experiencia y alteridad en educación”. En: Skliar,Carlos y Larrosa, Jorge (comp.): Experiencia y alteridad en educación.Buenos Aires: Homo Sapiens.
  • LARROSA y subjetividad en Imre Kertész”. Actualidades Pedagógicas Número 54,Revista de la Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de La Salle, Bogotá, julio-diciembre 2009.
  • MELICH, Carlos (2002): Filosofía de la finitud. Barcelona: Herder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.