Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Concepções dos estudantes de um contexto rural sobre a fotossíntese

Resumo

A fotossíntese é um dos eixos temáticos mais conflituosos para os estudantes, por um lado, devido à sua falta de compreensão e, por outro, é um tema com o qual acumulam mais dificuldades. Por esta razão, a pesquisa tem como objetivo descrever as concepções sobre a fotossíntese de 24 estudantes de décimo e décimo primeiro ano de uma instituição educacional no município de Coper, no contexto rural do departamento de Boyacá, Colômbia. Desenvolve-se de acordo com uma abordagem qualitativa, que permite compreender como os estudantes num contexto rural entendem a fotossíntese e que outros conceitos podem associar nas suas concepções. Foi utilizado um questionário de 30 perguntas. Verificouse que os estudantes apresentam ideias alternativas que muitas vezes os levam a pensar que a fotossíntese é um tipo de respiração das plantas. Também se evidenciou que eles não reconhecem completamente os compostos necessários para que o processo ocorra. Isto torna muito difícil a compreensão de conceitos como nutrição autotrófica, respiração, trocas gasosas e vias metabólicas.

Palavras-chave

ensino das ciências, fotossíntese, aprendizagem, ambiente rural

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Amiguinho, A. (2011). La escuela en el medio rural: educación y desarrollo local. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 15(2), 25-37.

Angosto, I. (2018). Didáctica de la nutrición vegetal. Análisis de los principales manuales de fisiología vegetal y de las concepciones de los estudiantes del Máster Universitario en Formación del Profesorado de ESO y Bachillerato de la UCM [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid, España]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=133992

Astudillo, H., & Gene, A. (1984). Errores conceptuales en biología. La fotosíntesis de las plantas verdes. Enseñanza de las Ciencias, 2(1), 15-16.

Barrutia, O., Ruiz, A., Zuazagoitia, D., Taldea, S., & Díez, J. (2016). ¿Ha mejorado el conocimiento sobre la nutrición de las plantas desde los años 90? Un análisis temporal con alumnado de primaria y secundaria. Campo Abierto, 35(1), 217-231.

Bustos, A. (2011). Investigación y escuela rural: ¿irreconciliables? Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 15(2), 155-170.

Caballero, P. (2004). Manual teórico de Fotosíntesis, ciclo de Calvin y destinos del carbono fotoasimilado. Universidad de las Palmas de Gran Canaria.

Cañal, P. (1990). La enseñanza en el campo conceptual de la nutrición de las plantas verdes: un estudio didáctico en la educación básica [Tesis doctoral, Universidad de Sevilla, España]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=22796

Cañal, P. (1991). Las concepciones de los alumnos y alumnas sobre la nutrición de las plantas verdes. Investigación en la Escuela, (13), 97-113.

Caño, L. (2019). Concepciones sobre nutrición vegetal y relaciones tróficas en función del bagaje educativo: implicaciones para el futuro profesorado. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, (37), 89-106. https://doi.org/10.7203/dces.37.13285

Charrier, M., Cañal, P., & Rodrigo, M. (2006). Las concepciones de los estudiantes sobre la fotosíntesis y la respiración: una revisión sobre la investigación didáctica en el campo de la enseñanza y el aprendizaje de la nutrición de las plantas. Enseñanza de las ciencias, 24(3), 401-410.

Díaz, M., Guzmán, E., Rodiño Y., & Aguilar, Y. (2012). La formalización del concepto de fotosíntesis a partir del principio de conservación de la energía en la enseñanza de las ciencias. Un análisis histórico-epistemológico desde la perspectiva de Mayer. Revista EDUCyT, (13), 52-67.

Galagovsky, L., Bonán, L., & Adúriz, A. (1998). Problemas con el lenguaje científico en la escuela. Un análisis desde la observación de clases de Ciencias Naturales. Enseñanza de las Ciencias, 16(2), 315-321.

Garnica, S., & Roa, R. (2013). Conocimiento didáctico del contenido sobre fotosíntesis de dos profesores de los grados sexto y noveno de educación básica secundaria de un colegio privado en Bogotá-Colombia. Biografía: Escritos sobre la Biología y su Enseñanza, 5(8), 50-76. https://doi.10.17227/20271034.8biografia50.76

Gómez, G. (2014). Propuesta didáctica para la enseñanza de la fotosíntesis dirigida a estudiantes del ciclo V del Colegio Rural Pasquilla I. E. D. [Tesis de maestría, Universidad Nacional, Bogotá, Colombia]. Repositorio institucional. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/52133

Gómez, D., & Velazco, D. (2015). Ideas previas sobre el reino vegetal en niños entre los 7 y 10 años de tercero de primaria de la Escuela Normal Superior Distrital María Montessori. Biografía. Escritos sobre la Biología y su Enseñanza, Edición Extraordinaria, 1460-1470. https://doi.org/10.17227/20271034.vol.0num.0bio-grafia1460.1470

González, C., García, S., & Martínez, C. (2003). ¿A qué contenidos relacionados con la fotosíntesis dan más importancia los textos escolares de secundaria? Enseñanza de las Ciencias, (Extra), 77-88.

González, C., Martínez, C., & García, S. (2014). El modelo de nutrición vegetal a través de la historia y su importancia para la enseñanza. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 11(1), 2-12. https://doi.10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2014.v11.i1.02

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, M. (2010). Metodología de la investigación. McGraw-Hill.

Herrera, L., & Buitrago, R. (2015). Educación rural en Boyacá, fortalezas y debilidades desde la perspectiva del profesorado. Praxis & Saber, 6(12), 169-190. https://doi.org/10.19053/22160159.3768

Keleş, E., & Kefelib, P. (2010). Determination of student misconceptions in “photosynthesis and respiration” unit and correcting them with the help of cai material. Procedia Social and Behavioral Sciences, 2(2), 3111-3118. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.474

Lemke, J. (1997). Aprender a hablar ciencia: lenguaje, aprendizaje y valores. Ediciones Paidós Ibérica, S.A.

Macías, L. (2013). Diseño de prácticas experimentales de fotosíntesis para ciclo 3 [Tesis de maestría no publicada]. Universidad Nacional, Bogotá, Colombia.

Manrique, E. (2003). Los pigmentos fotosintéticos, algo más que la captación de luz. Ecosistemas, 12(1). https://www.revistaecosistemas.net/index.php/ecosistemas/article/view/250

Messig, D., & Groß, J. (2018). Understanding Plant Nutrition - The Genesis of Students’ Conceptions and the Implications for Teaching Photosynthesis. Education Sciences, 132(8), 1-10. https://doi.org/10.3390/educsci8030132

Pérez, E. (2009). Fotosíntesis: aspectos básicos. Reduca Biología. Serie Fisiología Vegetal, 2(3), 1-47.

Sáenz, J. (2012). La fotosíntesis, concepciones, ideas alternativas y analogías. Unidad didáctica dirigida a estudiantes de los ciclos 3 y 4 de educación básica del colegio José María Carbonell [Tesis de maestría, Universidad Nacional, Bogotá, Colombia]. Repositorio institucional. https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/10416/jorgeenriquesaenzguarin.2012.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Sanmartí, N. (2007). Hablar, leer y escribir para aprender ciencia. En P. Fernández (Coord.), La competencia en comunicación lingüística en las áreas del currículo (pp. 1-21). MEC.

Serrato, D. (2018). El discurso del desarrollo y la educación en lo contemporáneo: ¿es pertinente formar en ciencias? Praxis & Saber, 9(20), 167-189. https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n20.2018.8303

Skribe, D., & Strgar, J. (2017). Scientific conceptions of photosynthesis among primary school
pupils and student teachers of biology. CEPS Journal, 7(1), 49-68. https://doi.org/10.26529/cepsj.14

Svandova, K. (2014). Secondary School Students’ Misconceptions about Photosynthesis and Plant Respiration: Preliminary Results. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, 10(1), 59-67.

Torres, N., & Montenegro, C. (2018). ¿Cómo interpretan los niños prácticas experimentales relacionadas con el concepto de densidad? Revista Praxis & Saber, 9(21), 21-45. https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n21.2018.6030

Torres, N., Pachón, N., Medina, N., & Amézquita, J. (2014). Reflexiones críticas sobre la formación del sujeto social en un programa de formación superior. Praxis & Saber, 5(9), 127-147. https://doi.org/10.19053/22160159.2997

Velásquez, L. (2011). Modelos explicativos sobre el concepto de nutrición en plantas en estudiantes de básica secundaria rural [Tesis de maestría, Universidad Nacional, Bogotá, Colombia]. Repositorio institucional. https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/9102/8410005.2012_.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Downloads

Não há dados estatísticos.