Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Ambientalização curricular. A Covid-19, novas ênfases para a educação

Resumo

A ambientalização curricular foi promovida a partir do campo da educação ambiental para a formação ambiental — com critérios de sustentabilidade — das gerações futuras que desenvolverão as práticas profissionais para as quais foram capacitadas. As instituições de ensino superior são vistas como agentes de mudança social, fornecendo soluções para problemas sociais críticos e formando futuros profissionais. No entanto, eles desempenham um papel paradoxal, pois, em grande medida, têm contribuído para a geração de problemas ambientais e insustentabilidade. Tem sido proposto examinar criticamente o tipo de formação profissional promovida nas universidades, a fim de corroborar seu compromisso com o cuidado e a conservação das propriedades ecossistêmicas da natureza. Neste artigo, é feito um relatório sintético das orientações da ambientalização curricular antes da pandemia da Covid-19. São desenvolvidas algumas aproximações sobre o aparecimento do coronavírus na vida dos seres humanos. Por causa disso, as orientações que o trabalho de ambientalização curricular está adquirindo apresentam agora novas ênfases da problemática ambiental para os espaços educacionais.

Palavras-chave

ambientalização do currículo, currículo ambientalizado, coronavirus, educação ambiental, educação superior, crise ambiental

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

Altieri, A. y Nichols, C. (2020) “La Agroecología En Tiempos Del Covid-19”. Universidad de California, Berkeley/CELIA Integrantes del Grupo de Trabajo CLACSO Agroecología política. Universidad de California, Berkeley / CELIA. La agroecología en tiempos del COVID-19 - CLACSO

Bravo, M. (2013). La dimensión ambiental y su incorporación en el currículum de la Universidad Nacional Autónoma de México. UNAM.

Brito, L., & Stafford. (2012). Declaración del Estado del Planeta. Programas de investigación del cambio climático global. Consejo Internacional para la Ciencia.

Carabias, J. (2020) “El Medio Ambiente después de la crisis sanitaria”. En: Cambiar el Rumbo: El desarrollo tras la pandemia. Cordera, R. y Provencio, E. UNAM México (pp 168- 173) http://www.pued.unam.mx/opencms/publicaciones/42/cambiar.html

Cepal. (2020). América Latina y el Caribe ante la pandemia del COVID-19. Efectos económicos y sociales. Informe especial COVID-19, folleto 2.

CRUE. (2005). Directrices para la Sostenibilización Curricular. Comité Ejecutivo del Grupo de Trabajo de Calidad Ambiental y Desarrollo Sostenible de la Conferencia de Rectores de Universidades Españolas.

De Alba, A. (1991) Currículum: Crisis, Mito y Perspectiva. Cesu. UNAM.

Leff, E. (2020). A cada quien su virus. La pregunta por la vida y el porvenir de una democracia viral. HALAC – Historia Ambiental, Latinoamericana y Caribeña, 5, 139-175 http://halacsolcha.org/index.php/halac30.

López Gatel. H. (2020). Informe Diario sobre Pandemia del Covid 19 en México. 19 de diciembre 2020, de Secretaría de Salud Sitio web: https://www.youtube.com/watch?v=2sw4VG9rhwg

Morin, E., & Kern, A. (1993). La agonía planetaria. Ediciones del Sol.

Red ACES. (2002). Programa de Ambientalización Curricular de los estudios superiores. Diseño de intervenciones y análisis del proceso. Primer Encuentro de Trabajo de la Red.

Sunkel, O. (1981). La dimensión ambiental en los estilos de desarrollo de América Latina. Pnuma, Cepal.

Toledo, V. M. (1996) “Latinoamérica: crisis de civilización y ecología política”. En Gaceta Ecológica No. 38 Nueva Época. INE-Semarnap. México 1996. Pp. 12-22

Toledo, V.M. El último llamado de la naturaleza, La Jornada Opinión. Martes 7 de abril 2020, México. https://www.jornada.com.mx/2020/04/07/opinion/022a2pol

Tommasino, H, Foladori, G, & Taks. J. (2001) La crisis ambiental contemporánea. En N. Pierri, & F. Guillermo (Eds.), ¿Sustentabilidad? Desacuerdos sobre el desarrollo sustentable (pp. 9-26). Trabajo y Capital.

Valladares, F (2020) “Si no sanamos el clima, volveremos a enfermar” April 2, EDT Updated Consejo Superior de Investigaciones Científicas provides funding as a founding partner of The Conversation ES.

Unesco. (2005). Decenio de las Naciones Unidas de la educación para el desarrollo sostenible (2005-2014). Proyecto del Plan de Aplicación Internacional.

Zibechi, R. (10 de abril, 2020). Pandemia y colapso civilizatorio. La jornada. https://www.jornada.com.mx/2020/04/10/opinion/021a1pol

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.