Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O trabalho docente a partir dos constructos dos formadores normalistas no Estado de Oaxaca, México

Resumo

Realizar estudos sobre a formação inicial de professores normalistas exige problematizá-la a partir de múltiplas perspectivas e contextos, a fim de promover pesquisas alinhadas com as realidades institucionais e formativas que surgem nas escolas normais. Este artigo apresenta um estudo focado em analisar as concepções sobre o trabalho docente que dois formadores comunicam e implementam durante sua atividade pedagógica em duas escolas normais no Estado de Oaxaca, México. O estudo foi desenvolvido a partir de uma

abordagem metodológica interpretativa baseada na Teoria Fundamentada, com suporte de observação participante e entrevistas em profundidade. Os resultados revelam a configuração de duas categorias emergentes: o trabalho docente como serviço social e o trabalho docente como compromisso comunitário. As noções de trabalho docente visibilizam as experiências dos formadores, uma maneira de ver, estar e se relacionar consigo mesmos e com a profissão docente normalista.

Palavras-chave

formação inicial, formadores, trabalho docente, escolas normais

XML (Español) PDF (Español) EPUB (Español) HTML (Español)

Referências

  1. Apple, M. W. (2012). Poder, conocimiento y reforma educacional. Miño y Dávila, Universidad Nacional de La Pampa.
  2. Bernstein B. (1997). La estructura del discurso pedagógico. Morata.
  3. Carrero V., Soriano R. M. y Trinidad, A. (2012). Teoría Fundamentada. Grounded Theory. El desarrollo de la teoría desde la generalización conceptual. Cuadernos Metodológicos, 37. Centro de Investigaciones Sociológicas.
  4. Castañeda Salgado, M. A. y Sernas Hernández, C. (2017, noviembre 20-24). Formación y prácticas de formadores en procesos de reforma de la educación normal. [Presentación de ponencia]. XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa, San Luis Potosí, México.
  5. Contreras Domingo, J. (2010). Ser y saber en la formación didáctica del profesorado: una visión personal. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, 24(2), 61-81. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27419198004
  6. Fierro C. y Fortoul B. (2017). Entretejer espacios para aprender y convivir en el aula. SM de Ediciones México.
  7. Fortoul B. y Fierro, C. (Coords.) (2021). Analizar las prácticas docentes. Aproximaciones desde el interaccionismo. Newton, Universidad LaSalle, Ibero León.
  8. Fortoul, O. M., Güemes, G. C., Martell, I. F. y Reyes, J. M. (2013). Formación inicial de docentes para la Educación Básica. En P. Ducoing Watty y B. Fortoul Ollivier. (Coords.). Procesos de formación. (1), 2002-2011 (pp. 153-192). COMIE.
  9. Freire, P. (2007). La educación como práctica de la libertad. Siglo XXI.
  10. Glaser, B. G. y Strauss, A. L. (1967). The discovery of Grounded Theory. Strategies for Qualitative Research. [versión DX Reader]. http://www.sxf.uevora.pt/wp-content/uploads/2013/03/Glaser_1967.pdf
  11. Giroux, H. A. (2014). Teoría y resistencia en educación. Siglo XXI y CESU-UNAM.
  12. Giroux, H. A. (1993). La escuela y la lucha por la ciudadanía. Siglo XXI.
  13. Gómez Sollano, M. y Adams, T. (2019). Hegemonía y alternativas pedagógicas. Los nudos ciegos de la teoría. Educação (Unisinos). 23(1), 124-140. https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.08 DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.08
  14. Marcelo C. y Vaillant, D. (2018). La formación inicial docente: problemas complejos-respuestas disruptivas. Cuadernos de Pedagogía, 489, 27-32. http://www.denisevaillant.com/wp-content/uploads/2018/06/Cuadernos-de-Pedagogia_489-2018_DV-CM.pdf
  15. Medrano Camacho, V., Ángeles Méndes E. y Morales Hernández, M.A. (2018). La educación normal en México. Elementos para su análisis. Perfiles educativos, XL(160). 192-208. http://www.iisue.unam.mx/perfiles/articulo/2018-160-la-educacion-normal-en-mexico-elementos-para-su-analisis.pdf DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2018.160.58781
  16. Pegalajar Palomino, M. C. (2017). Análisis del autoconcepto y realización personal: nuevos desafíos en la formación inicial del profesorado. Contextos educativos, 2, 95-111. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5835212.pdf DOI: https://doi.org/10.18172/con.2986
  17. Pérez Gómez, A. I. (2013). La función y formación del profesor/a en la enseñanza para la comprensión. Diferentes perspectivas. En J. Gimeno Sacristán y A. I. Pérez Gómez (Eds.). Comprender y transformar la enseñanza (pp. 398-429). Morata/Colofón.
  18. Perrenoud P. (2001). La formación de los docentes en el siglo XXI. Revista de Tecnología Educativa, XIV(3), 503-523. http://academicos.iems.edu.mx/cired/docs/tg/macroacademiaquimica/La%20formacion%20de%20los%20docentes%20en%20el%20siglo%20XXI_Perrenoud.pdf
  19. Ripamonti, P.; Lizana, P. y Yori, P. (2016). La construcción de los saberes prácticos docentes. Una mirada desde narraciones biográficas y pedagógicas. Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación. 1, 1-23. https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/saberesypracticas/article/view/780
  20. Sánchez Ponce, C. (2013). Estructuras de la formación inicial docente. Propuesta de un sistema clasificatorio para su análisis. Perfiles Educativos, XXXV(142), 128-148. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttextypid=S0185-26982013000400009
  21. Strauss A. y Corbin J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la Teoría Fundamentada [versión DX Reader]. https://diversidadlocal.files.wordpress.com/2012/09/bases-investigacion-cualitativa.pdf
  22. Torres del Castillo, R. M. (1998). Nuevo papel docente. ¿Qué modelo de formación y para qué modelo educativo? Perfiles Educativos, 82. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=13208202

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.