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Habitar os laboratórios de investigação - criação. esboço desde a experiência.

Resumo

As práticas artísticas atuais têm desbordado seus limites até o ponto de que um ser criador é um ser pensante de se mesmo e das ações que realiza em contextos específicos. Desta forma as práticas artísticas se constituem tanto da tradição de suas disciplinas e suas múltiplas transformações, como de um alto componente reflexivo em direção a sua função social como integradoras de comunidade. Com esta premissa abordarei algumas reflexões em torno ao programa nacional de formação em artes visuais no âmbito informal: os laboratórios de investigação – criação (implementados no 2004 sob a tutela da Direção de Artes do Ministério de Cultura), que tem incidido tanto nas maneiras de ensinar arte em nosso país, como em seus modos de circulação e articulação com as Salas Regionais e Nacionais de Artistas. As reflexões compartilhadas fazem parte do projeto de investigação Entre discursos institucionais e micronarrativas. Apontes para a construção de uma mirada crítica aos Laboratórios de Investigação Criação em Artes Visuais, que está em desenvolvimento e o seu interesse se centra em pôr em diálogo as práticas artísticas respeito às práticas pedagógicas no palco institucional do que fazem parte e evidenciar assim suas tensões.

Palavras-chave

investigação, criação, pedagogias emergentes, artes visuais, práticas comunitárias

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