Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Lineamentos curriculares, standards e competências em língua castelhana. da indômita objetividade industrial à inócua subjetividade dos alunos

Resumo

A educação por competências constitui um enfoque curricular que, além de gerar controvérsia, instaura práticas e pensamentos específicos nos centros educativos: sua origem desde as teorias condutuais e sua conexão com o campo econômico põem de presente objetivos formativos que levam a refletir sobre as práticas docentes e os currículos institucionais. Estes propósitos ligados a projetos como a educação para o trabalho e os ciclos propedêuticos, põem de manifesto as intenções implícitas presentes no sistema educacional, onde as particularidades dos alunos cedem aos imperativos econômicos nacionais. No presente texto de reflexão se busca explorar e determinar a “diferença conceitual” que existe entre uma educação marcada pelos ideais da lógica mercantil, e uma dirigida à formação estética e sociopolítica do sujeito, isso a partir da leitura de documentos legais como os Lineamentos Curriculares, os Standards de Competência de Língua Castelhana, a Lei 39 de 1903, a Lei Geral de Educação e a leitura de diversos teóricos da pedagogia tais como Paulo Freire e Gimeno sacristán.

Palavras-chave

competências, Lineamentos Curriculares, Standards, Língua Castelhana

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  1. Barnett, R. (2001). Los límites de la competencia; el conocimiento, la educación superior y la sociedad. Barcelona: Gedisa.
  2. Bobbitt, F. (1918). The currículum. Illinois: The University of Illinois Library.
  3. CONGRESO DE COLOMBIA (1903). LEY 39 de 1903 . Recuperado el 5 de agosto de 2013 de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-102524_archivo_pdf.pdf
  4. CONGRESO DE LA REPÚBLICA (2006). Diario Oficial 46341 de 2006, Ley 1064. Recuperado el 5 de agosto de 2013 de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-104704_archivo_pdf.pdf
  5. Eco, U. (1990). Semiótica y filosofía del lenguaje. Barcelona: Lumen.
  6. Freire, P. (1969). La educación como práctica de la libertad. Mexico: Siglo XXI Editores.
  7. Gimeno, J. (1982). 'El «culto a la eficiencia» y la pedagogía por objetivos: nacimiento de un estilo pedagógico'. La pedagogía por objetivos: Obsesión por la eficiencia (3-9). Madrid: Morata.
  8. Gimeno, J. (2008). Educar por competencias ¿Qué hay de nuevo? Madrid: Morata.
  9. Gimeno, J. (2010). '¿Qué significa el currículum?' GIMENO, J. [coord.] Saberes e incertidumbres sobre currículum (21-43). Madrid: Morata.
  10. Martínez, J. (2008). 'La ciudadanía se convierte en competencia: Avances y retrocesos'. SACRISTÁN, G. Educar por competencias ¿Qué hay de nuevo? (103-142). Madrid: Morata.
  11. MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL (1994). Ley General de Educación 115 de 1994. Recuperado el 24 de junio de 2013 de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf
  12. MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL (1998). Lineamientos curriculares de lengua castellana. Recuperado el 15 de mayo de 2013 de http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/articles-89869_archivo_pdf8.pdf
  13. MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL (2002). Normas Técnicas Curriculares [(12)]. Recuperado el 24 de junio de 2013 de Disponible en http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-87801.html
  14. MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL (2003). Estándares básicos de competencias del lenguaje. Recuperado el 13 de junio de 2013 de http://www.eduteka.org/pdfdir/MENEstandaresLenguaje2003.pdf
  15. MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL (2007). Decreto 2888 de 2007. Recuperado el 21 de junio de 2013 de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-130244_archivo_pdf.pdf
  16. MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL (2008). 'Sujetos competentes en el nuevo milenio'. Al tablero [(48)]. Recuperado el 25 de junio de 2013 de http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-183897.html

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.