Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Gestantes adolescentes na perspectiva de três docentes de educação física escolar

Resumo

Esta pesquisa exploratória de tipo qualitativo procura interpretar o sentir-pensar-fazer de três maestros de educação física a partir de seu conhecimento e decisões em frente a casos de estudantes em estado de gestação. Os sentimentos, conhecimentos e atuações do maestro se desdobram em atividades e refletem-se nas percepções de seus estudantes, o qual gera neles modos de pensar, compreender e significar os processos da classe. Para o trabalho de campo se realizaram observações não participantes em ficha de registro três vezes por semana durante um período de cinco meses. Como complemento a este exercício, se desenvolveram seis entrevistas semiestruturadas de dois encontros com cada participante. Os resultados indicam que os docentes atuam de acordo com os imperativos disciplinares que privilegiam o cuidado do corpo biofísico acima dos aspectos socioculturais, razão pela qual têm feito do desempenho físico e desenvolvimento motor os eixos de suas propostas educativas.

Palavras-chave

educação física, sentir, pensar, fazer,, mães gestantes

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

  • Bautista, P. (2011). Proceso de la investigacion Cualitativa. Bogota: El Manual moderno
  • Castillo, A., Castro, M., y Barría, A. (2012). Preparación que siente tener el profesorado de Educación Física respecto a la realización de clases a alumnas embarazadas y la participación de estas en ellas. Efdeportes revista digital. (168), Buenos Aires http://www.efdeportes.com/efd168/educacion-fisica-clases-a-alumnas-embarazadas.htm
  • Flórez, Elisa y Soto, E. (2013). Factores protectores y factores de riesgo del embarazo adolescente en Colombia. Encuesta Nacional de Demografía y Salud. ENDS. Bogotá: Profamilia
  • Galeano, E. (2005). Patas arriba. La escuela del mundo al revés. Buenos Aires: Siglo XXI
  • Gobernación de Cundinamarca. (2013). Aspectos demográficos. En Anuario estadístico de Cundinamarca: Bogotá: Gobernación de Cundinamarca, 46-63
  • Gobernación de Cundinamarca. (2013). Salud. En Anuario estadístico de Cundinamarca. Bogotá: Gobernación de Cundinamarca, 249-271
  • Maturana, H., y Varela, F. (1999). El árbol del conocimiento. Las bases biológicas del entendimiento humano. Santiago de Chile: Editorial Universitaria
  • Maturana, H. (1995). La realidad: ¿objetiva o construida? II. Fundamentos biológicos del conocimiento. Barcelona: Anthropos
  • Ministerio de Salud de Colombia. (2016). Informe nacional de demografía y salud. Bogotá: Minsalud
  • Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (1999). Lineamientos curriculares en educación física. Bogotá: MEN
  • Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (2010). Orientaciones pedagógicas para la educación física, recreación y deporte. Bogotá: MEN
  • Moraes, M., y De la torre, S. (1997). Sentipensar bajo la mirada autopoiética, o cómo reencantar creativamente la educación. Revista creatividad y sociedad. 2, 41-56
  • Morin, E. (2009). Introducción al pensamiento complejo. Madrid: Gedisa
  • Noguera, N., y Alvarado, H. (2012). Embarazo en adolescentes: una mirada desde el cuidado de enfermería. Revista colombiana de enfermería. 7, 151-160 DOI: https://doi.org/10.18270/rce.v7i7.1459
  • Profamilia. (2005). Encuesta Nacional de Demografía y Salud ENDS. Bogotá: Profamilia
  • Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo. (2016). Informe regional sobre desarrollo humano para América latina y el caribe. Progreso multidimensional: bienestar más allá del ingreso. New york: Phoenix Design
  • De la torre, S. (2011). Didáctica e Innovación Educativa. Barcelona: Universidad de Barcelona

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.