Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Formação emocional do professorado e gestão do clima de sua sala

Resumo

Devido à mudança do paradigma educativo e de mentalidade na sociedade atual, o professorado tem-se visto na necessidade de desenvolver habilidades — também emocionais e sociais — que lhe ajudem a administrar suas classes de forma positiva. O objetivo geral do estudo é conhecer a relação entre a formação em inteligência emocional, que devem possuir os docentes, e sua capacidade para administrar o clima emocional e social da sala. A metodologia de pesquisa é de tipo descritivo. Os resultados mostram que o professorado tem a percepção de que não têm sido instruídos em aptidões emocionais e, por isso, sente a necessidade de ser formado em habilidades sócio emocionais para poder administrar as classes de forma positiva.

Palavras-chave

formação do professorado, inteligência emocional, habilidade emocional, habilidade social

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Roberto Sánchez

 

 


Referências

Barnett, W., Epstein, D., Carolan, M., Fitzgerald, J., Ackerman, D., & Friedman, A. (2010). The state of preschool 2010. Recuperado de https://eric.ed.gov/?id=ED582834

Berrocal, P., Cabello, R., & Cobo, M. (2017). Avances en la investigación sobre competencias emocionales en educación. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, (88), 15-26. Recuperado de: https://scholar.google.es/scholar?hl=es&as_sdt=0%2C5&q=Avances+en+la+investigaci%C3%B3n+sobre+competencias+emocionales+en+educaci%C3%B3n&btnG=

Bisquerra, R. & Hernández-Paniello, S. (2017). Psicología positiva, educación emocional y el programa Aulas Felices. Papeles del Psicólogo, 38(1), 58-65. https://doi.org/10.23923/pap.psicol2017.2822

Bisquerra, R. & Pérez-Escoda, N. (2007). Las competencias emocionales. Educación XXI: Revista de la Facultad de Educación, (10), 61-82. https://doi.org/10.5944/educxx1.1.10.297

Bisquerra, R., Pérez-González, J., & García-Navarro, E. (2015). Inteligencia emocional en educación. Madrid: Síntesis.

Borrachero, A., Dávila, M., Costillo, E., & Mellado, V. (2017). Las emociones del futuro profesorado de secundaria de ciencias y matemáticas, tras un programa de intervención. Ápice: Revista de Educación Científica, 1(1). https://doi.org/10.17979/arec.2017.1.1.2008

Burrola-Herrera, J., Burrola-Márquez, L., & Viramontes-Anaya, E. (2016). Inteligencia emocional e integración grupal en el aula: dos consideraciones en la formación docente. Ra Ximhai, 12(6), 165-176. https://doi.org/10.35197/rx.12.01.e3.2016.09.jb

Caruana, A. (2013). Educación emocional en el aula. Documento presentado en el Congreso Internacional de Inteligencia Emocional y Bienestar. Zaragoza, España. Recuperado de http://www.congresointeligenciaemocional.com/

Cejudo, J. & López-Delgado, M. (2017). Importancia de la inteligencia emocional en la práctica docente: un estudio con maestros. Psicología Educativa, 23(1), 29-36. https://doi.org/10.1016/j.pse.2016.11.001

Curby, T., Brock, L., & Hamre, B. (2013). Teachers' emotional support consistency predicts children's achievement gains and social skills. Early Education y Development, 24(3), 292-309. https://doi.org/10.1080/10409289.2012.665760

Durlak, J. (2016). Programme implementation in social and emotional learning: basic issues and research findings. Cambridge Journal of Education, 46, 333-345. https://doi.org/10.1080/0305764X.2016.1142504

Extremera, N., Rey, L. & Pena, M. (2016). Educadores de corazón. Inteligencia emocional como elemento clave en la labor docente. Padres y Maestros/Journal of Parents and Teachers, (368). https://doi.org/10.14422/pym.i368.y2016.011

García García, M. & Sánchez Calleja, L. (2017). El aprendizaje servicio y el desarrollo de las competencias emocionales en la formación inicial del profesorado. Contextos Educativos. Revista de Educación, 20, 127-145. http://doi.org/10.18172/con.2991

Gordillo, M. & Sánchez-Herrera, S. (2015). ¿Adquieren nuestros alumnos competencias emocionales en el grado de magisterio? Opción, 31(2), 532-556. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31045568030

Gordillo, M., Ruiz, M., Sánchez, S., & Calzado, Z. (2016). Clima afectivo en el aula: vínculo emocional maestro-alumno. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 195-201. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v1.273

Howes, C., Burchinal, M., Pianta, R., Bryant, D., Early, D., Clifford, R. & Barbarin, O. (2008). Ready to Learn? Children's Pre-Academic Achievement in Pre-Kindergarten Programs. Early Childhood Research Quarterly, 23(1), 27-50. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2008.08.001

Lera, M. (2007). Calidad de la educación infantil: Instrumentos de evaluación. Revista de Educación, 343, 301-323. Recuperado de: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re343/re343_14.pdf

Little, M. & Cohen-Vogel, L. (2016). Too Much Too Soon? An Analysis of the Discourses Used by Policy Advocates in the Debate over Kindergarten. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 24, 1-35. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2293

Livia Cassullo, G. & Livia García, L. (2015). Estudio de las competencias socioemocionales y su relación con el afrontamiento en futuros profesores de Nivel Medio. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 18(1), 213-228. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.18.1.193041

LoCasale-Crouch, J., Konold, T., Pianta, R., Howes, C., Burchinal, M., Bryant, D., & Barbarin, O. (2007). Observed Classroom Quality Profiles in State-Funded Pre-Kindergarten Programs and Associations with Teacher, Program, and Classroom Characteristics. Early Childhood Research Quarterly, 22(1), 3. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2006.05.001

Martínez, R., Rodríguez, B., Álvarez, L., & Becedóniz, C. (2016). Evidence in promoting positive parenting through the Program-Guide to Develop Emotional Competences. Psychosocial Intervention, 25(2), 111-117. http://dx.doi.org/10.1016/j.psi.2016.04.001

Martínez-Izaguirre, M., Yániz, C., & Villardón, L. (2017). Competencias profesionales del profesorado de educación obligatoria. Revista Iberoamericana de Educación, 74, 171-192. Recuperado de: https://www.researchgate.net/profile/Lourdes_Villardon/publication/319560166_Competencias_Profesionales_del_Profesorado_de_Educacion_Obligatoria/links/59b41d1c458515a5b490b417/Competencias-Profesionales-del-Profesorado-de-Educacion-Obligatoria.pdf

Pérez-Escoda, N., Filella, G., Alegre, A., & Bisquerra, R. (2012). Desarrollo de la competencia emocional de maestros y alumnos en contextos escolares. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 10 (3), 1183-1208. https://doi.org/10.25115/ejrep.v10i28.1530

Pianta, R., Burchinal, M., Jamil, F., Sabol, T., Grimm, K., Hamre, B... & Howes, C. (2014). A cross-lag analysis of longitudinal associations between preschool teachers' instructional support identification skills and observed behavior. Early Childhood Research Quarterly, 29, 144-154. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2013.11.006

Pianta, R., La Paro, K., & Hamre, B. (2008). Classroom Assessment Scoring System, Pre-k. Baltimore, MD: Paul H. Brookes Publishing Co. Recuperado de https://search.proquest.com/openview/e402c58033899ccdae4fa7370f3b2b29/1?pq-origsite=gscholar&cbl=27755

Retamal, J. & González, S. (2019). De la microviolencia al clima escolar: claves de comprensión desde el discurso de profesores. Psicoperspectivas, 18(1), 25. http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol18-issue1-fulltext-1559

Robira, A. & Bris, M. (2012). Formación integral del profesorado: hacia el desarrollo de competencias personales y de valores en los docentes. Tendencias pedagógicas, 20, 51-70. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4105055

Ros-Morente, A., Filella, G., Ribes, R., & Pérez-Escoda, N. (2017). Análisis de la relación entre competencias emocionales, autoestima, clima de aula, rendimiento académico y nivel de bienestar en Educación Primaria. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 28(1), 8-18. https://doi.org/10.5944/reop.vol.28.num.1.2017.19355

Rueda, P. & Filella, G. (2016). Importancia de la educación emocional en la formación inicial del profesorado. Intercambio/Échange, 1, 212-219. https://doi.org/10.21001/ie.2016.1.17

Treviño, E. (2013). Calidad de la educación parvularia: las prácticas de clase y el camino a la mejora. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 50(1), 40-62. https://doi.org/10.7764/PEL.50.1.2013.4

Ulloa, M., Evans, I., & Jones, L. C. (2016). The effects of emotional awareness training on teachers’ ability to manage the emotions of preschool children: An experimental study. Escritos de psicología, 9(1), 1-14. https://doi.org/10.5231/psy.writ.2015.1711

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.