Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O primeiro reitor da universidade republicana na Venezuela: José María Vargas Ponce.

Resumo

Objetivo: o objetivo central é desvendar os fundamentos dos Estatutos da Universidade Central da Venezuela (1827), considerada a primeira universidade republicana da Venezuela. Esta foi uma sensuataria (sic) da Real y Pontificia Universidad de Caracas (1721), com a herança colonial do antigo Colégio Santa Rosa de Lima de Caracas.

Originalidade/suporte: o objetivo é elaborar um estudo sobre os Estatutos e a mentalidade educativa, com documentos de “primeira mão”, uma pesquisa documental e a aplicação do método dialógico-crítico, descritivo, fortalecido nas orientações das epistemologias do sul.

Metodologia: trata-se de um estudo que se apoia metodologicamente no paradigma historiográfico da rede da Sociedade Latino-Americana de História da Educação (Shela).

Estratégias/ coleta de datos: o estudo baseia-se nas fontes das Actas do Plenário do Senado Universitário. Entre outros pontos, abordaremos o estado da disciplina de ciências experimentais, a relação de sanções ou castigos, os compromissos e benefícios estudantis e as normas, a eliminação da figura do censor real, a exoneração do serviço militar para os estudantes, a eliminação do preconceito de “limpeza de sangue” para entrar na universidade, o processo de eleição do primeiro reitor republicano, as obras pias como cenários para o apoio à universidade, o apoio à integridade da Colômbia, a fundação das cadeiras para o ensino do inglês e do francês, a determinação do direito de reforma dos professores, a universidade como conselho protetor do Colegio de Niñas Educandas, a exoneração dos pagamentos pelo direito de grau do bacharel Medardo Medina, por ser de notória pobreza, entre outros aspectos que constam dos seus Estatutos.

Conclusões: a universidade republicana baseia-se nos critérios da ciência moderna, nos direitos estabelecidos na Constituição de 1821 e nos princípios emergentes da matéria laboral na universidade. A formação intelectual e o espírito cívico do venezuelano José María Vargas Ponce (1786-1854) foram fundamentais no seu papel de primeiro reitor do centro das Luzes, inspirado pelo espírito iluminista.

Palavras-chave

Universidade, republicano, iluminismo, professores, estudiantes, catedras

PDF (Español)

Biografia do Autor

José Pascual Mora García

Expresidente de la Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana (shela, 2011-2016), Postdoctorado en la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC – 2020) en el Doctorado en Ciencias de la Educación. Doctor en Innovación y Sistema Educativo en la Universidad Rovira i Virgili, Tarragona-España (2009). Doctor en Historia de la Universidad Santa María, Caracas (2002); Magister en Gerencia Educativa de Universidad Nacional Experimental del Táchira, 1994; Diploma de Estudios Avanzados (DEA) en Historia de la Educación de la  Universidad Rovira i Virgili, España, 2002. Filósofo, Universidad Central de Venezuela, 1986. Pionero de la red Rudecolombia desde 1998. Profesor Titular Emérito de la Universidad de Los Andes (ULA-Táchira), (1994-2016); Investigador escalafonado en la categoría Asociado de Colciencias, Grupo de Investigación HISULA (Ratificado evaluación Min Ciencia, 2022), Catedrático del Doctorado en Cs. de la Educación, Cade UPTC. Docente fundador del Doctorado en Ciencias de la Educación en la Universidad de Cundinamarca, creador de la Línea de Investigación Pedagogías, Paz y Poblaciones Resilientes. Con más de 75 libros y capítulos de libros, y más de 100 artículos indexados según MinCiencia. Proyectos de Investigación como coinvestigador de Hisula, con informe final, avalados por MinCiencia de Colombia.


Referências

  1. Andrés Lasheras, Jesús. “Educación y Estado en Venezuela: historia de las bases ideológicas”. en Cuadernos de Postgrado n.° 16 (1997):
  2. Arcila Farías y Carlos Salazar. La obra pía de Chuao, 1568-1825: estudios introductorios. Caracas: Universidad Central de Venezuela. Consejo de Desarrollo Científico y Humanístico, Instituto de Investigaciones de la Facultad de Ciencias Económicas y Sociales, Instituto de Estudios Hispanoamericanos, 1968.
  3. Barrera Martínez, Carlos. Benthamismo y antibenthamismo en Boyacá. Tunja: Academia Boyacense de Historia.
  4. Ferrero Micó, Remedios. “La universidad en Venezuela durante el período colonial bibliografía crítica, metodología y estado de la cuestión”. Estudios de Historia Social y Económica de América, n.º 11 (1994): 65-108.
  5. Ferrero Micó, Remedios. La Universidad de Caracas y su implicación en el Movimiento Independentista. Sao Paulo, Brasil: Rudecolombia, Uninove, 2006.
  6. Hernández González, Manuel. Medicina e Ilustración en Canarias y Venezuela. Tenerife: Ediciones Idea, 2010.
  7. Hernández González. Los canarios en la Venezuela colonial (1670-1810). Tenerife: Universidad de La Laguna, 1997.
  8. La Torre, Juan Agustín de. “Extracto del Discurso Económico”. En Memoria de cien años, editado por Rafael Fernández Heres, 100. Caracas: Ediciones de la Presidencia de la República, 1981.
  9. Leal, Ildefonso. La Universidad de Caracas en los años de Bolívar (1783-1830), tomo II. Caracas: Ediciones Biblioteca de la Universidad Central de Venezuela, 2010.
  10. Leal, Ildefonso. “Baltasar de los Reyes Marrero”. En Diccionario de la Fundación Polar, tomo III. Caracas. Ediciones de la Fundación Polar, 1997.
  11. Leal, Ildefonso. Historia de la Universidad de Caracas (1721-1827). Caracas: Ediciones de la Biblioteca de la Universidad Central de Venezuela, 1963.
  12. Lucena Salmoral, Manuel. “El racismo de la Universidad Indiana: ni mestizos, ni zambos; menos aun negros”. En Políticas Universitarias en Latinoamérica: historia y perspectivas, dirigido por Diana Soto y José Rubén Jardilino, 31-40. Sao Paulo, Brasil: Rudecolombia, Uninove, 2006.
  13. Mora, J. “La masonería en Miranda, Mutis y Zea. (Para una historiografía de la francmasonería latinoamericana)”. Revista de Historia de la Educación Colombiana, 19, n.° 19 (2016): 107-140 http://revistas.udenar.edu.co/public/journals/11/cover_issue_418
  14. Mora García, José “Baltasar de los reyes Marrero (1752-1809): primer educador de la enseñanza de la física moderna en la universidad de Caracas (últimas décadas del siglo XVIII) (para una historia conectada de la historia de la educación en Colombia y Venezuela)”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana 13 (2009): 148-165.
  15. Mora García, Pascual. “El colegio San Francisco Javier de Mérida (1629), el primer colegio de los Jesuitas en la Provincia de Venezuela”. Heurística: Revista Digital de Historia de la Educación, nº. 9 (2008).
  16. Mora García, José. “Historia de la evaluación y del castigo escolar en el Cantón de La Grita. Estudio de caso: maestro José Roo (1830-1840)”. Revista Evaluación e Investigación 1, n.° 2 (2006). http://www.saber.ula.ve/handle/123456789/4889
  17. Mora, José. “Juan Germán Roscio: precursor de los derechos de género en los procesos de independencia en Venezuela”. Aldea Mundo 17, n.° 33 (2012): 23-29. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=54332636004
  18. Navas Blanco, Alberto. El Rey Felipe V de España y la fundación de la Universidad de Caracas en 1721, hoy Universidad Central de Venezuela. Caracas: Ediciones de la Biblioteca EBUC-UCV, 2021.
  19. Ocampo López, Javier. Los orígenes fundacionales de la Villa de San Cristóbal y el Antiguo Corregimiento de Tunja. San Cristóbal: Fondo Editorial Simón Rodríguez, 2011.
  20. Parra Pérez, Caracciolo. Filosofía universitaria venezolana, 1.a ed. Caracas: Ediciones de la Secretaría de la Universidad Central de Venezuela, 1934.
  21. Cfr. Libro de Claustros, 1799-1843, f. 184. Archivo Universitario. La junta universitaria estuvo presidida por el Dr. José María Vargas, Rector.
  22. Rojas, Reinaldo. “Vargas y Carujo”. El Nacional, 10 de septiembre de 2018. https://www.eluniversal.com/el-universal/20012/vargas-y-carujo
  23. Soto Arango, Diana. Historia de la universidad colombiana, tomo I. Historiografía y fuentes. Tunja: UPTC, 1998.
  24. Soto Arango, Diana. Mutis, educador de la elite neogranadina. UPTC: Tunja, 2005.
  25. Soto Arango, Diana. “La universidad colombiana. Políticas públicas y reformas educativas. 1774-2012”. En Historia de las universidades latinoamericanas. Tradición y modernidad, editado por Cristina Vera de Flachs. Córdoba, Argentina: Báez Ediciones, 2013.
  26. Soto Arango, Diana. “Polémicas de los catedráticos universitarios en Santa Fe de Bogotá. Siglo XVIII”. En Actas I Coloquio Historia de la Educación en Colombia, 174-186. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 1992.
  27. Stauffer, Fred, Rodrigo Duno de Stefano, Laurence J. Dorr, Fernand Jacquemoud y Nicolás Fumeaux. “Contribución del Dr. José María Vargas a las ciencias botánicas en Venezuela”. Acta Botánica Venezuela, 29 n.°1 (2006).
  28. Samudio A., Edda, José del Rey Fajardo y Manuel Briceño Jáuregui. El Colegio San Francisco Javier en la Mérida colonial: germen histórico de la Universidad de Los Andes. Mérida: Universidad de Los Andes, Ediciones del Rectorado, 2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.