Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Currículo e avaliação no marco da portaria 1290 de 2009: políticas ou pedagogia?

Resumo

A avaliação tem sido um curinga e uma prática elevada à categoria de decisiva à hora de rever o que acontece no âmbito da educação, o ato avaliativo suma-se a todos aqueles que estruturam e veiculam o funcionamento dos diferentes centros escolares. A prioridade dada à avaliação, e o destaque de toda a infra-estrutura ideológica permitem dar-lhe força com dois propósitos particulares: medir a “qualidade” dos distintos processos que acontecem nas intuições escolares, e a medição periódica de resultados, com o propósito de fazer de estes o referente de posicionamento público. O processo de aprendizagem do aluno vem-se ajustando às políticas educativas e aos condicionamentos normativos, é assim como na portaria 1290 de 2009 se equipara a avaliação dos aprendizados dos alunos a uns parâmetros e estándares mínimos de desempenho no marco do desenvolvimento de umas competências solicitadas desde a demanda do mercado e que pouco aportam à formação das crianças e dos jovens que se estão a educar no Sistema Educativo Colombiano.

Palavras-chave

Currículo, Avaliação, Pedagogia.

PDF (Español)

Referências

  1. Aguerrondo, Inés (1993). La calidad de la educación: Ejes para su definición y evaluación. Revista Interamericana de Desarrollo, n.º 116. III. Buenos Aires: OEA
  2. Álvarez, Juan M. (1995). Evaluar para conocer, examinar para excluir. Madrid: Morata.
  3. Álvarez, Juan M. (2001). Didáctica, currículo y evaluación. Ensayos sobre cuestiones didácticas. Madrid: Miño y Dávila.
  4. Álvarez, Juan M. (2003). La evaluación educativa en una perspectiva crítica. Dilemas prácticos. En: Encuentro Internacional sobre políticas, investigaciones en evaluación educativa: consecuencias para la educación. Bogotá: UPN.
  5. Apple, Michael (2001). Standards, Markets, and Creating School Failure [Los estándares, los mercados y la creación del fracaso escolar]. Revista Rethinking School 15, 3, primavera 2001.
  6. Barnett, Ronald (2001). Los límites de las competencias. El conocimiento, la educación superior y la sociedad. Barcelona: Gedisa.
  7. Cerda, Hugo (2000). La Evaluación como experiencia total. Bogotá: Magisterio.
  8. Colombia. Dirección Nacional de Planeación (2007). Plan Nacional de Desarrollo. Bogotá: DNP.
  9. Colombia. Dirección Nacional de Planeación (2008). Política Nacional de competitividad y productividad. Bogotá: CONPES.
  10. Colombia. Ministerio de Educación Nacional (2006). Plan Decenal de Educación, 2006-2015. Bogotá: MEN.
  11. Colombia. Ministerio de Educación Nacional (2009). Decreto 1290. Bogotá: MEN.
  12. Colombia. Ministerio de Educación Nacional (2009). Foro de la Pertinencia. Exposición del sector textil, diseño y moda, y la relación con el sector educativo desde Educación Básica, Media y Superior. Bogotá: MEN.
  13. Colombia. Ministerio de Educación Nacional (1994). Ley 115. Bogotá: Leyer.
  14. Colombia. Ministerio de Educación Nacional (2004). Ley 715. En: Legislación Educativa Col. 1991-2003. Bogotá: Canapro.
  15. Colombia. Secretaría de Educación Distrital (2007). Plan Sectorial de Educación 2008–2012. Bogotá: SEDB.
  16. Dávila, Jorge (1994). Crítica parcial a la “Calidad Total”. Revista Faces, año 4, N.º 10. Venezuela: Universidad de los Andes.
  17. Díaz Ballén, José E. (2007). Las graves consecuencias del Decreto 230 de 2002 para la educación básica y media. Revista Educación y Cultura N.º 75. Bogotá: FECODE.
  18. Díaz Ballén, José E. (2008). La evaluación en su laberinto: Una reflexión crítica y propositiva de la evaluación del desempeño escolar. Revista Educación y Cultura, N.º 80. Bogotá: Fecode.
  19. Díaz Barriga, Ángel (2001). Evaluar lo académico. Organismos internacionales, nuevas reglas y desafíos. En: Evaluación Académica. México: Centro de Estudios sobre la Universidad de la UNAM y Fondo de Cultura Económica.
  20. Freire, Pablo (1997). A la sombra de este árbol. Barcelona: El Rure.
  21. Estrada Álvarez, Jairo (2003). La contra “revolución educativa”. Bogotá: Universidad Nacional.
  22. Gómez, Ricardo L. (2004). Calidad educativa: Más que resultados en pruebas estandarizadas. Revista Educación y Pedagogía. Vol. XVI, N.º 38. Medellín-Antioquia: Universidad de Antioquia.
  23. Habermas, Jürgen (1972). Teoría de los intereses constitutivos del saber. Madrid: Morata.
  24. House, Ernest (1997). Evaluación, ética y poder. Madrid: Morata.
  25. Niño Zafra, Libia S. (2002). Dimensiones de la evaluación de la calidad de la educación. Revista Opciones Pedagógicas N.º 25. Bogotá: Universidad Distrital.
  26. Niño Zafra, Libia S. (2005). La evaluación docente en las políticas evaluativas y la administración institucional. Revista Opciones Pedagógicas N.º 31. Bogotá: Universidad Distrital.
  27. Niño Zafra, Libia S. (2006). El sujeto en la evaluación educativa en la sociedad globalizada. Revista Opciones Pedagógicas N.º 32-33. Bogotá: Universidad Distrital.
  28. Niño Zafra, Libia S. (2007). ¿Pueden las pedagogías críticas interrumpir las políticas neoliberales? Revista Opciones Pedagógicas. Bogotá: Universidad Distrital.
  29. Pérez G. Ángel (2004), Conferencia: La construcción del sujeto en la era global. Encuentro Internacional de Evaluación Educativa, políticas, investigaciones y experiencias: consecuencias para la educación. Bogotá: UPN.
  30. Rodríguez, Rita Astrid (2002). Educación y estándares. Marco teórico y propuestas para una aplicación efectiva. Bogotá: Magisterio
  31. Santos Guerra, Miguel A. (1999). Las trampas de la calidad. Revista Acción Pedagógica, Vol. 8, N.º 02. España: Universidad de Málaga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.