Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A magia e sua relação pedagógica com a infância

Resumo

Fundamentado na reflexão sobre as práticas da autora, desde o estudo da literatura sobre a magia e a relação pedagógica como também sobre pesquisas, incluído seu projeto do grado para la Maestria em Educação, o artigo apresenta e desenvolve analíticamente quatro ideias: a magia nos límites da ciência moderna, como uma dinámica do ser humano, ligada com a curiosidade, a força exploratoria, o atrevimento, as posibilidades de ser y de transformação, o maestro da infância em quanto dinamizador dos procesos cognitivos do ambientes de aprendizagem, e uma nova maneira de entender a relação pedagógica com a infancia, que se plantea a partir do examen crítico da anterior informação.

Palavras-chave

Educação pre-escolar, pedagogía, magia

PDF (Español)

Referências

  • Anónimo. La última palabra de la magia y del ocultismo . Buenos Aires. : Casa editorial Domingo Ferrari.
  • Bethelheim, B. (1983). Psicoanálisis de los cuentos de hadas. Barcelona: Grupo editorial Grijalbo.
  • Carr, S. K. (1988). Teoría Crítica de la Enseñanza. Barcelona- España: Edit Martínez roca .
  • DINELLO, R. ( 2006). Pedagogía de la Expresión Ludocreativa. En Revista Internacional Magisterio, Educación y Pedagogía. Nº 19 .
  • Freire, P. (2003). El Grito Manso. Buenos Aires Argentina: Siglo Veitiuno.
  • Freire, P. (1999). Pedagogía de la autonomía. España: Siglo Veintiuno editores.
  • FREIRE, P. (1993). Pedagogía de la esperanza. México: Siglo veintiuno editores.
  • HUM, B. S. (20 de diciembre de 2001). Esquina mágica. Recuperado el 16 de julio de 2010, de www.esquinamágica.com.: www.esquinamágica.com.
  • Kohan, W. (2009). Infancia y Filosofía. México D.F.: Progreso.
  • KORSTANJE, M. U. (2009). Magia y estadística. Rituales sociales contra la incertidumbre. Revista de ciencias sociales nº 41, Universidad de Palermo Argentina .
  • Meirieu, P. (2009). Aprender sí pero ¿cómo? Barcelona España: Octaedro.
  • MEIRIEU, p. (2004). En la escuela de hoy. Barcelona: Octaedro.
  • Meirieu, P. (1998). Frankenstein Educador. Barcelona: Laertes S.A.ediciones.
  • NUÑEZ, V. (2003). Reinventar el vínculo educativo: aportaciones de la pedagogía Sociual y del psicoanálisis. Barcelona: Gedisa.
  • Pineau, P., & Marcelo, D. I. (2005). La escuela como m{aquina de educar. Buenos Aires Argentina: Paidós - Cuestiones de educación.
  • Quintar, E. B. (2006). La enseñanza como puente de vida. México: Pensamiento y cultura.
  • RAWSON, C. (1978). El Gran Merlini. Como divertir a los niños con magia que usted puede hacer. México: Editorial Diana.
  • REINERT, G.-B. (1984). La interacción pedagógica como aspecto de la acción del pedagogo práctico. EDUCACIÓN Collección semestral de aportaciones Alemans recientes en las ciencias pedagógicas. vol 29 , 62-85.
  • ROCCA, V. (2006). Revista AISTHESIS,Nº 39 INSTITUTO DE ESTETICA DE LA UNIVERSIDAD CATOLICA DE CHILE. Recuperado el 18 de julio de 2010, de ”El giro Estético de la; La ficción como conocimiento, subjetividad y texto”: http://www.puc.cl/estetica/html/revista/pdf/Adolfo_Vssquez.pdf
  • RYDELL, W. y. (1978). El gran libro de la Magia. Barcelona: Mundo actual ediciones, S.A.
  • TAMAYO, A. (2009). Fundamentos epistemológicos de la Enseñanza, . Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • TOULMIN, S. (1977). La comprensión humana vol 1 el uso colectivo y la evolución de conceptos. Madrid: editorial Alianza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.