Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Exploração de sólidos baseada em sistemas de representação

Resumo

O artigo faz referencia a alguns resultados de uma pesquisa que experimentou uma estratégia de ensino que gera ambientes de aprendizagem de sólidos platônicos e arquimedianos em uma turma de oitava série de ensino fundamental. A estratégia está fundamentada na aprendizagem significativa e no uso de sistemas de representação desde o enfoque ontosemiótico da educação matemática, como apoio na construção de conceptos matemáticos. A estratégia de ensino da geometria segue as etapas de exploração, representação-modelação, construção formal e estudo das aplicações, usa materiais concretos,físicos e tangíveis, tocantes ao origami, cunhado, gravuras e estruturas, como opções de construção de sólidos tridimensionais, considerados sistemas de representação externa tangíveis, e instrumentos educativos informáticos para representar ambientes de geometria dinâmica, como sistemas de representação externa tangíveis, que ao lado dos anteriores são suporte para o desenvolvimento da imaginação e dos sistemas de representação interna, fundamentais na compreensão dos conceptos geométricos.

Palavras-chave

Sólidos platónicos e arquimedianos, ambientes de aprendizagem, geometria dinâmica, sistemas de representação

PDF (Español)

Referências

  1. Alsina, Ángel y Domingo, Martha (2010). “Identidad didáctica de un protocolo sociocultural de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas”. RevistaLatinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 13: 7-32.
  2. Alsina, Ángel y Planas, Nuria (2008). Matemática inclusiva: propuesta para una educación matemática accesible. Madrid: Narcea.
  3. Bohórquez, Luis Ángel (2004). “Sobre las formas efectivas de incorporar el software Cabri-Geometrie en la enseñanza de conceptos geométricos en el bachillerato”. Revista de Estudios Sociales, 19: 106-109.Camargo, Leonor; Samper, Carmen y Perry, Patricia (2006). “Una visión de la actividad demostrativa en geometría plana para la educación matemática con el uso de programas de geometría dinámica”. Lecturas Matemáticas UPN Bogotá, p. 371-383.
  4. CABRI 3D, Manual del usuario. Disponible en:http://download.cabri.com/data/pdfs/manual/c3dv2/user_manual_pt_br.pdf
  5. Campos, Alberto (1981). La educación geométrica. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
  6. Castaño, Jorge (2006). Consideraciones sobre la educación del pensamientoespacial y geométrico. Memorias XVI Congreso de Geometría y IV deAritmética. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional. pp. 579-594.
  7. Castiblanco, Ana Cecilia y Moreno Armella, Luis (2004). Pensamiento
  8. geométrico y tecnologías computacionales. Bogotá: MEN.
  9. Corbetta, Piergiorgio (2003). Metodología y técnicas de investigación social.España: McGraw-Hill.
  10. Duval, Raymond (1999). Semiosis y pensamiento humano. Registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Cali: Universidad del Valle.
  11. D’Amore, Bruno (2006). Didáctica de la matemática. Bogotá: Magisterio.Font, Vicenç; Godino, Juan D. y D’Amore, Bruno (2007). Enfoque ontosemiótico de las representaciones en educación matemática. Barcelona: Universidades de Barcelona, Granada y Bolonia.
  12. Font, Vicen (2003). “Algunos puntos de vista sobre las representaciones en didáctica de las matemáticas”. Philosophy of Mathematics Education Journal, 14: 1-35.
  13. Flores, Jesús Victoria (2008). Enseñanza de la geometría espacial utilizando Cabri 3D. Documento manuscrito presentado en el V Coloquio Internacional sobre la Enseñanza de las Matemáticas. Pontificia Universidad Católica del Perú.
  14. García Peña, Silvia y López Escudero, Olga Leticia (2008). La enseñanza de la geometría. México: INEE.
  15. González Soto, Ángel y Vilches González, Nieves (2007). Enseñanza de la geometría con utilización de recursos multimedia. Tesis de doctorado. Universidad Rovira I Virgili. Venezuela.
  16. Kant, Immanuel (1991). Pedagogía. Trad. Lorenzo Luzuriaga y José Luis Pascual. Madrid: Akal.
  17. Latorre, Antonio (2008). La investigación acción. Conocer y cambiar la
  18. práctica educativa. España: Grao.
  19. Laborde, Colette (1998). Cabri Geometry: Una nueva relación con la geometría.Grenoble: Universidad Joseph Fourier, IUFM.
  20. Laborde, Colette (2006). Soft and hard constructions with Cabri : contribution to the learning of mathematics. Bogotá: XVII Encuentro de Geometría,Universidad Pedagógica Nacional.
  21. Malara, Nicolina (1999). “Acerca de las dificultades que tienen los profesores de secundaria para visualizar y representar objetos tridimensionales”.Educación Matemática, 11(3): 54-68.
  22. Marqués, Pere (2000). Software educativo. http://www.peda.com/polypro/welcome.html.
  23. Moreno, Armella Luis (2002). Argumentación y formalización mediadas
  24. por Cabri-Geometry. Tecnologías computacionales en el currículo de
  25. matemáticas. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
  26. Pac hano, Lizabeth y Teran de Serratino, Mirian (2008). “Estrategias para la enseñanza y aprendizaje de la geometría en la educación básica: unaexperiencia constructivista”. Paradígma, 29(1): 133-146.
  27. Poly, Manual del usuario. Disponible en: Peda@peda.com, www.peda.com.
  28. Perry, Patricia; Camargo, Leonor; Samper, Carmen (2006). Actividad
  29. demostrativa en la formación de profesores de matemáticas. Bogotá: FondoEditorial UPN.
  30. Piaget, Jean (1971). La Epistemología del Espacio. Barcelona: Ateneo.
  31. República de Colombia. Ministerio de Educac ión Nac ional. Nuevas
  32. Tecnologías al Currículo de Matemáticas de la Educación Básica Secundaria

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.