Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

As derivas do pensamento cinematográfico como estímulo para o ensino da filosofia

Resumo

O artigo considera o cinema como uma forma de pensar. Explora três modalidades do mesmo para desenvolver contribuições ao ensino da filosofia. A primeira modalidade é baseada no cinema clássico. Está ligada a uma perspectiva instrumental da utilização do cinema no ensino, quer seja para potenciar capacidades lógico-racionais, quer seja para constituir um instrumento crítico da razão instrumental. A segunda modalidade corresponde às explorações do cinema moderno. Esse pensamento está vinculado às modalidades de trabalho no ensino de filosofia que visam realizar experiências abertas aos afetos, corpos e outras perspectivas sintetizadas no conceito de “pedagogia menor” (Gallo, 2003). Por fim, propõe-se, com base no cinema digital, incorporar a produção de audiovisuais como modalidade de trabalho nas aulas de filosofia. Em primeiro lugar, desenvolvem-se os fundamentos estético-políticos dessa necessidade, apelando para o tipo de circulação que as imagens têm na cultura contemporânea. Em seguida, sistematiza-se a experiência de uma oficina de vídeo-minuto em que trabalhamos nessa perspectiva.

Palavras-chave

cine, enseñanza de la filosofía, enseñanza audiovisual, educación, pensamiento

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Arendt, H. (1995). El pensar y las reflexiones morales. En De la historia a la acción (pp. 109-137). Paidós.

Bacon, F. (2011). La gran restauración (Novum organum). Tecnos.

Badiou, A. (2004). El cine como experimentación filosófica. En G. Yoel (coord.), Pensar el cine 1. Imagen, ética y filosofía (pp. 23-90). Bordes-Manantial.

Baudry, J. (1974). Cine: los efectos ideológicos producidos por el aparato de base. Lenguajes: Revista de Lingüística y Semiología, 1(2), 53-67.

Benjamin, W. (2003). La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. Ítaca.

Bordwell, D. (1996). La narración en el cine de ficción. Paidós.

Buck-Morss, S. (2005). Walter Benjamin. Escritor revolucionario. Interzona.

Deleuze, G. (1984). La imagen-movimiento. Estudios sobre cine 1. Paidós.

Deleuze, G. (1986). La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. Paidós.

Deleuze, G. (1995). Conversaciones. 1972-1990. Pre-Textos.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1978). Kafka. Por una literatura menor. Era.

Deleuze, G., & Parnet, C. (1988). El abecedario. Escafandra.

Descartes, R. (2004). Discurso del método. Colihue.

Dostoyevski, F. (2017). El idiota. Ex Libris.

Dubois, P. (2001). Video, cine, Godard. Libros del Rojas.

Duras, M. (1997). El hombre atlántico. En Duras, M., El cine del desgarro (pp. 41-64). Banda Aparte.

Eisenstein, S. (1998). Reflexiones de un cineasta. Lumen.

Eisenstein, S. (1999). Aproximación dialéctica a la forma del cine. En Eisenstein, S., La forma del cine (pp. 48-64). Siglo XXI Editores.

Galazzi, L. (2012). Mirando conceptos: el cine en la enseñanza de la filosofía. Libros del Zorzal.

Gallo, S. (2003). Deleuze & Educação. Autêntica.

Gorin, J-P., & Godard, J-L. (1972). Letter to Jane [Película]. Grupo Dziga Vertov.

Heidegger, M. (2005). ¿Qué significa pensar? Trotta.

Hitchcock, A. (1954). Rear window (La ventana indiscreta) [Película]. Rudin/Paramount.

Longino, H. (1998). Sujetos, poder y conocimiento: descripción y prescripción en las teorías feministas de la ciencia. Feminari, 11(21), 21-29.

Rozo-Gauta, J. (1997). Espacio y tiempo entre los muiscas. El Búho.

Schwarzböck, S. (2017). Los monstruos más fríos. Estética después del cine. Mar Dulce.

Weir, P., & Rudin, S. (1998). The Truman Show [Película]. Rudin/Paramount.

Zambrano, M. (2007). Filosofía y educación. Manuscritos. Ágora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.